O jutsu de substituição é uma das técnicas mais icônicas da franquia Naruto. Mesmo sendo muito mais utilizada durante a parte Clássica do que no Shippuden, todo fã de Naruto conhece muito bem esta técnica.
Porém, muitos fãs não sabem exatamente como o ela funciona, já que o jutsu dá a impressão de que o usuário está trocando de lugar com um tronco ou objeto similar em um piscar de olhos, de forma similar a um teletransporte.
Porém, o jutsu está longe de ser um teletransporte. O funcionamento do jutsu de substituição é na verdade muito simples, tanto que ele mal pode ser chamado de jutsu.
Tudo que o ninja faz durante o “jutsu” de substituição é correr a uma grande velocidade e deixar algum objeto em seu lugar, para deixar o seu oponente acreditando que acertou algo. Não há nenhum teletransporte envolvido, e nem é preciso deixar algum objeto de prontidão para utilizar a técnica.
O motivo para geralmente vermos troncos sendo usados com conjunto com este jutsu é simples. Como a maioria das lutas de Naruto se passam em florestas, troncos de árvore podem ser encontrados facilmente.
Por ser apenas uma distração simples, o jutsu de substituição não é efetivo em ninjas mais experientes, como jounins por exemplo. Qualquer ninja que possua uma percepção mais elevada é capaz de ver que seu oponente não foi atingido e ficará em guarda para um possível contra ataque.
É por este motivo que o jutsu de substituição foi completamente deixado de lado durante a Guerra Ninja. Como apenas ninjas poderosos e experientes participaram da guerra, um jutsu básico como este não teria efeito nenhum.
Confira também:
- Os personagens mais fortes de Naruto e Boruto
- Boruto: Naruto Next Generations – Episódios e Arcos que valem a pena
- Naruto Shippuden – Fillers e episódios canônicos do anime
- Naruto Shippuden – Os 70 personagens principais da história
- Este é o verdadeiro motivo pelo qual Kakashi não ficou com o Sharingan de Obito no final de Naruto
Naruto pode ser conferido por completo na Cruchyroll.