Obito foi um dos grandes vilões de Naruto Shippuden. Não só ele tinha uma história marcante, um envolvimento emocional com Kakashi e Minato, um poder incrível, como ele também era um espelho para Naruto. Uma demonstração de como o nosso herói era resiliente e o que ele poderia se tornar se não tivesse a Vontade do Fogo.
Mas a parte do “grande” de “grandes vilões” se dá mais pela história de Obito do que sua vilania propriamente dita. Ele se mostrou perigoso e quase atingiu seus objetivos, sim, mas também falhou miseravelmente em situações onde não deveria.
Entre os momentos de falha estava em seu primeiro encontro com o protagonista Naruto.
Obito era o verdadeiro líder da Akatsuki, uma força por trás das ações de Pain e Konan. Mas suas ações eram feitas nas sombras. A existência de Obito era um segredo guardado a sete chaves.
Ele chegou até a assumir o nome de Madara Uchiha para agir com outros ninjas, com a revelação de sua identidade chegando só no final da série.
Quando a Akatsuki começou a perder seus membros, Obito precisou entrar na organização como membro e não como líder oculto. Mas para manter sua identidade, ele criou uma persona, Tobi.
Tobi tinha uma personalidade brincalhona mais parecida com o que Obito era antes das tragédias do mundo shinobi destroçarem sua visão de mundo.
E foi nessa versão que ele encontrou Naruto pela primeira vez.
Seu objetivo era apenas impedir que o grupo de Naruto chegasse em Sasuke antes da batalha dele com Itachi acabar. O que ele fez utilizando o Kamui para ficar intangível e fugir dos golpes do grupo de Naruto, enquanto os provocava com “jutsu” especiais que nada faziam.
Enquanto o objetivo foi cumprido e Tobi conseguiu segurar os ninjas tempo o suficiente para Sasuke matar Itachi, foi o maior desperdício de poder da história da série.
Naquele momento, ninguém conhecia a extensão dos poderes de Obito. Ninguém sabia como funcionava o Kamui. E ele teve a oportunidade de pegar um Naruto — o Jinchuuriki da Nove Caudas — completamente desprevenido.
Ao não utilizar seus poderes de verdade para capturar Naruto naquele momento, houve tempo para os ninjas de Konoha estudarem como ele funcionava.
Kakashi, que havia ficado com um dos olhos de Obito — o Sharingan — chegou a desenvolver sua própria versão do Kamui, o que foi essencial impedir os planos de Obito.
Obito perdeu uma chance de ouro de capturar a Nove Caudas… E foi essa falha que levou seu plano de destruição planetária para a ruína.
Confira também:
- Os personagens mais fortes de Naruto e Boruto
- Boruto: Naruto Next Generations – Episódios e Arcos que valem a pena
- Naruto Shippuden – Fillers e episódios canônicos do anime
- Naruto Shippuden – Os 70 personagens principais da história
- Este é o verdadeiro motivo pelo qual Kakashi não ficou com o Sharingan de Obito no final de Naruto
Naruto pode ser conferido por completo na Cruchyroll.