Valkyrie Elysium é o mais novo título da série Valkyrie Profile. Com uma nova proposta de gameplay diferente da do primeiro título de PS1, será que esse jogo consegue honrar uma franquia tão bem quista pelos seus fãs?
Em Valkyrie Elysium, você controla uma Valquíria invocada por Odin para ajudar restaurar o poder dele e salvar o mundo. Para isso, você deve explorar Midgard em busca de almas e de artefatos poderosos, e assim reestabelecer as forças do Pai de Todos.
Para isso, você vai controlar a sua Valquíria num jogo com um estilo de combate que mistura os gêneros de RPG e ação. Como estamos falando de um jogo da série Valkyrie Profile, você também seria auxiliado pelos Einherjar, ou seja, as almas de guerreiros poderosos do passado para ajudar você a combater as ameaças que o jogo coloca em seu caminho.
Valkyrie Elysium é um jogo separado em capítulos, sendo que cada um deles dura cerca de uma hora a duas para ser concluído. Esses capítulos são fases com um caminho linear na maioria dos tempos, onde você persegue um objetivo enquanto enfrenta inimigos e coleta baús e colecionáveis espalhados pelo cenário no meio do caminho.
O combate de Valkyrie Elysium é bastante semelhante aos combates de jogos do gênero soulsborne, ou seja, com botão de bloqueio, esquiva, recompensas por fazê-los no momento correto, ataque normal e forte com a arma.
Além disso, você também tem à sua disposição magias ofensivas e de cura e também de habilidades que podem ser usadas consumindo uma barra de energia que é recuperada conforme você atinge seus adversários.
Outro ponto importante do combate são os Einherjar, almas que você vai recrutando para o seu grupo durante a aventura. Além das barras de energia e de especial, a Valquíria também possui uma barra de invocação dos Einherjar. Cada um deles funciona como um NPC invocado no combate, e além disso ele também possui um elemento em específico de ataque, que imbui a arma da Valquíria no combate com ele.
Dessa forma, vale a pena fazer uso dos Einherjar para ajudar na batalha, e ainda que eles em si não sejam tão fortes assim, pelo menos ele servem para desviar a atenção de alguns dos vários inimigos sempre presentes no combate e também para aumentar o ataque elemental da Valquíria.
Uma das coisas mais legais do combate de Valkyrie Elysium é o fato de que o jogo possui tanto um sistema de fraqueza e resistência de elementos como também um sistema de fraqueza e resistência a armas, então o jogo te incentiva a estar trocando constantemente de armas e de elementos para causar mais dano aos seus inimigos.
Outro ponto interessante do jogo é um laço que a sua Valquíria possui e que serve tanto para navegar por distâncias maiores quanto para aproximar-se dos seus inimigos no combate do jogo, tornando-o muito mais dinâmico, já que você pode estar sempre colocando pressão nos inimigos.
Aqui ainda vale observar que os Einharjar possuem habilidades específicas para você acessar certas áreas do cenário do jogo, como o espadachim que pode quebrar pedras gigantes e a arqueira que cria plataformas de gelo para você alcançar lugares que seriam impossíveis de serem acessados sozinho.
Ainda sobre os sistemas de RPG de Valkyrie Elysium, o jogo conta com um sistema de progressão interessante. Ao invés de dar level up, você coleta gemas de diferentes cores pelo cenário, e gasta elas tanto para melhorar o poder das suas armas como também desbloquear novas habilidades de ataque físico, magia, defesa e suporte. O problema é que certas gemas só aparecem a partir de certos capítulos, ou seja, o jogo trava o seu progresso em diversos pontos dele.
Outro ponto a ser ressaltado é a dificuldade do jogo. No modo normal, Valkyrie Elysium é um jogo bem fácil para quem tiver alguma experiência com o gênero soulsborne. Se você quer algum desafio mesmo, você vai ter que colocar a dificuldade no máximo, já que no normal é só apertar o botão de ataque sem pensar muito na maioria dos casos.
No geral, os capítulos de Valkyrie Elysium são bem parecidos entre si. Você vai avançar pelo cenário, derrotar inimigos, pegar itens e assim por diante. Ao final dele, você enfrenta um chefe grande e deve derrotá-lo, para depois disso receber uma nota pelo seu progresso.
Nas missões em que você deve recrutar os Einherjar, além de vencer o chefe, você precisará procurar pelo cenário uma quantidade de itens que são de importância significativa para eles, e esse tipo de missão envolve um pouco mais de exploração do que o normal, mas nada que vá fazer você se perder no jogo.
Além disso, você também encontrará alguns inimigos diferentes dos monstros em algumas fases que estão se opondo ao plano de Odin de restaurar as suas forças, e aqui é que o enredo do jogo se desenvolve mais. Vale ressaltar aqui nesse ponto que há uma personagem que provavelmente vai gerar reclamações para a Square Enix, mas eu prefiro não entrar em detalhes para não dar spoilers da história. Apenas fica o registro que o departamento de “vai dar m” falhou em notar esse problema.
Ao todo, o jogo conta com cerca de 18 horas de duração na campanha, e tem mútliplos finais, o que incentiva você a jogá-lo mais de uma vez, aumentando assim essa duração.
Graficamente, Valkyrie Elysium é um jogo bonito na medida do possível. O jogo conta com um um bom estilo de arte, e é mais um daqueles títulos da Square Enix sem a pretensão de ser um AAA que vai maravilhar os seus olhos, ele é bonito, tem um estilo de arte legal, mas se você quer algo super realista, esse não é o lugar para procurar.
A trilha sonora de Valkyrie Elysium é muito boa, e ele conta com dublagem em japonês e inglês. Para completar, felizmente o jogo vem com menus e legendas em português.
Mas e aí, Valkyrie Elysium vale a pena?
Valkyrie Elysium é um bom jogo de ação e de RPG. As fases do jogo podem ser um tanto repetitivas às vezes, mas o desafio e o combate do jogo fazem ele valer a pena. Fãs de longa data da série certamente vão gostar do que o jogo tem a oferecer, ainda que ele não seja inovador em nenhum ponto.
Review elaborado com uma cópia do jogo para PS5 fornecida pela publisher.
Resumo para os preguiçosos
Valkyrie Elysium é um bom jogo de ação e de RPG. As fases do jogo podem ser um tanto repetitivas às vezes, mas o desafio e o combate do jogo fazem ele valer a pena. Fãs de longa data da série certamente vão gostar do que o jogo tem a oferecer, ainda que ele não seja inovador em nenhum ponto.
Prós
- Bom sistema de combate
- Belos gráficos
- Bom fator replay
Contras
- As missões do jogo poderiam ser mais variadas