O PS Vita foi o último portátil da Sony lançado até aqui e hoje trazemos uma lista dos melhores jogos dele.
Apesar do portátil não ter tido nem perto do sucesso do 3DS (seu concorrente direto) e do PSP (seu antecessor), ele ainda tem bons jogos.
Confira abaixo a nossa seleção.
Os 50 melhores jogos de PS Vita
Killzone: Mercenary
- Desenvolvedora: Guerrilla Cambridge
- Ano de lançamento: 2013
Killzone: Mercenary é o FPS que todo mundo estava esperando para o PlayStation Vita. É um jogo completo e complexo e a maior experiência de FPS que você vai encontrar longe de um videogame ou PC nessa época. Para quem realmente gosta do gênero e tem um Vita, tá aí um título imperdível.
O jogo se passa entre Killzone 2 e 3, e nele você controla o mercenário Arran Danner. O jogo usa muito bem as capacidades do PS Vita e as telas de toque dele para suprir a falta dos botões L2, R3, L3 e R3 e se você quer um FPS competente no portátil, esse é obrigatório.
God of War Collection
- Desenvolvedora: Santa Monica Studio
- Ano de lançamento: 2009
God of War Collection traz God of War 1 e 2 em versões nativas para o PS Vita. O jogo não tem nenhuma alteração em relação a essas versões, e a performance dele pode não ser das melhores em alguns momentos, mas se você nunca os jogou e quer uma versão onde dá pra desbloquear troféus dos jogos, essa é uma boa alternativa, além de ser possível jogá-los no banheiro, o que faz essa versão ficar ainda mais atrativa.
Final Fantasy X/X-2 HD Remaster
- Desenvolvedora: Square Enix
- Ano de lançamento: 2013
Final Fantasy X é um dos melhores capítulos da franquia, e Final Fantasy X/X-2 HD Remaster traz a versão internacional dele e de sua continuação para o PS Vita com visuais melhorados em relação ao PS2 e suporte a troféus. O jogo não ganha nenhuma novidade além disso, mas ainda assim é uma ótima forma de ser jogado, ainda mais com o fato de você poder pegar o jogo, lutar algumas lutas, botar o PS Vita no sleep e depois retornar sem precisar ficar ligando e desligando o videogame toda hora.
Rayman Legends
- Desenvolvedora: Ubisoft
- Ano de lançamento: 2013
Rayman Legends é um dos melhores e mais bonitos jogos de plataforma 2d já lançados até hoje, e a versão do jogo de PS Vita é bastante competente. O jogo ainda conta com uma ótima trilha sonora, então se você está procurando por um jogo do gênero, o mascote da Ubisoft certamente é um tiro certeiro.
Axiom Verge
- Desenvolvedora: Thomas Happ Games LLC
- Ano de lançamento: 2015
Axio Verge é um excelente Metroidvania onde você controla um cientista que sobrevive a um acidente de laboratório e acorda num mundo alienígena, tendo que lutar pela própria sobrevivência enfrentando robôs e criaturas orgânicas bizarras. Conforme você avança no jogo, você descobre novas habilidades e vai se tornando mais forte, além de descobrir por que foi parar lá e como fugir daquele mundo horrível.
Shovel Knight
- Desenvolvedora: Yacht Club Games
- Ano de lançamento: 2014
Shovel Knight é um dos maiores cases de sucesso do Kickstarter, afinal de contas, o jogo não só arrecadou pra caramba na sua campanha de financiamento como a Yatch Club conseguiu entregar tudo o que prometeu para ele. No jogo, você controla Shovel Knight, um cavaleiro que usa uma pá como arma e que deve resgatar a amada dele. O jogo traz toda a estética de um jogo de NES aliado às conveniências dos sidescrollers modernos e apresenta fases e inimigos memoráveis. Se você é fã de jogos como Mega Man, você certamente vai amar Shovel Knight caso ainda não tenha jogado.
Darkest Dungeon
- Desenvolvedora: Red Hook Studios
- Ano de lançamento: 2016
Darkest Dungeon é um jogo de RPG e Estratégia extremamente difícil e viciante onde você tem que administrar uma propriedade e combater a corrupção que se espalha pelas suas terras. Para isso, você recrutará e comandará um grupo de heróis que deve explorar os mais diferentes locais enfrentando monstros e situações cada vez mais desafiadoras. Além de tudo isso, você ainda terá que lidar com os problemas psicológicos e traumas que essas situações de vida ou morte geram nos seus personagens, afinal de contas, estar a um passo de ir pro outro lado e ver seus colegas passarem por isso certamente deve deixar um efeito e tanto no psicológico dos aventureiros, não é mesmo?
Disgaea 4
- Desenvolvedora: Nippon Ichi Software
- Ano de lançamento: 2014
Disgaea 4 é mais um ótimo capítulo da franquia de RPG estratégico da NIS. No jogo, você controla Valvatorez, um antigo tirano do mundo dos monstros que se revoltou contra o presidente do Netherworld e agora vai liderar um bando de soldados para enfrentá-lo.
O jogo conta com um bom sistema de combate e de classes, e certamente merece um lugar na nossa lista de melhores jogos do PS Vita.
Soul Sacrifice Delta
- Desenvolvedora: Marvelous AQL, Japan Studio
- Ano de lançamento: 2013
Soul Sacrifice Delta é a resposta da Sony à perda da exclusividade de Monster Hunter. No jogo, você controla um mago que deve lutar pela própria sobrevivência caçando monstros e outros caçadores. O sistema de combate do jogo envolve não só o uso de magias, mas também o sacrifício de criaturas e de partes do próprio personagem para você aumentar o seu poder, num sistema de alto risco e alta recompensa.
O jogo conta com multiplayer e diversas fases desafiadoras, e foi um dos jogos que eu mais passei tempo jogando no PS Vita. Essa versão Delta não chega a ser uma continuação do Soul Sacrifice original, e sim uma versão atualizada com novos conteúdos, magias e visuais melhorados, sendo uma espécie de versão definitiva do jogo.
WipEout 2048
- Desenvolvedora: SCE Studio Liverpool
- Ano de lançamento: 2012
WipEout 2048 é meio como se fosse o F-Zero do PS Vita, contando com uma corrida de naves futuristas em altíssima velocidade e belos gráficos para as capacidades do portátil. O jogo tem alguns probleminhas como tempos de carregamento meio longos e o fato do online dele ter morrido há alguns anos, mas nada que tire o brilho do jogo.
Mortal Kombat
- Desenvolvedora: NetherRealm Studios
- Ano de lançamento: 2011
Mortal Kombat é a versão portátil do Mortal Kombat de 2011, e é impressionante que o jogo de PS3 e Xbox 360 rode tão bem no PS Vita. O jogo conta com todos os personagens lançados na versão de console e também com aquela campanha imensa do jogo que reconta os eventos de Mortal Kombat 1, 2 e 3, servindo como reboot da franquia. Se você está procurando por um bom jogo de luta para o PS Vita, esse certamente é um dos melhores deles.
Lumines Electronic Symphony
- Desenvolvedora: Q Entertainment
- Ano de lançamento: 2012
Lumines Electronic Symphony é um ótimo puzzle para o PS Vita que segue o estilo de puzzle de Lumines, ou seja, muitas luzes, você tendo que juntar peças da mesma cor e a tela se enchendo de peças numa velocidade impressionante. Um bom jogo para quem não quer nada muito complicado.
Dragon Quest Builders
- Desenvolvedora: Square Enix
- Ano de lançamento: 2016
Dragon Quest Builders faz o que eu sempre quis que Minecraft fizesse: me desse um motivo para eu passar horas a fio construindo casas, torres e assim por diante. O jogo tem um bom modo história e um modo de exploração livre também divertido, e certamente vai agradar seja aos fãs de Dragon Quest, seja aos fãs de Minecraft. Só é uma pena ele não contar com um multiplayer, mas é uma boa alternativa de RPG de construção no PS Vita.
The Walking Dead: Season One
- Desenvolvedora: Telltale Games
- Ano de lançamento: 2012
A primeira temporada de The Walking Dead pegou todo mundo de surpresa quando foi lançada, final de contas, esse é um adventure point and click que não parece lá grandes coisas, até que o jogo começa a colocar você diante de escolhas extremamente difíceis e a desenvolver os personagens dando a eles uma complexidade que poucos jogos apresentam.
O jogo tem alguns problemas de performance no PS Vita, mas ainda continua sendo um dos melhores jogos de todos os tempos e extremamente recomendado.
Rogue Legacy
- Desenvolvedora: Cellar Door Games
- Ano de lançamento: 2013
Rogue Legacy é um jogo rogelike extremamente divertido no PS Vita. O jogo conta a história de uma família que deve explorar um castelo antigo e acabar com o mal que tem dentro dele. O problema é que a cada morte, você começa com um novo membro dessa família, e esse membro pode acabar herdando traços genéticos positivos e negativos de seus ancestrais, então você vai levar gerações e mais gerações para concluir a sua tarefa.
Um jogo muito desafiador e muito divertido também.
Street Fighter x Tekken
- Desenvolvedora: Capcom, Sucker Punch Productions
- Ano de lançamento: 2012
Street Fighter x Tekken causou um monte de polêmicas quando foi lançado pela Capcom ter mantido parte do elenco trancado na versão do PS Vita, contar com um sistema pay to win de gemas que acabou sendo banido do cenário competitivo e contar também com DLC dentro do disco, mas se ignorarmos todo esse drama, ele é um jogo de luta bem divertido que traz personagens das franquias Street Fighter e Tekken.
O jogo é uma espécie de versão atualizada de Street Fighter 4 e conta com combates de duplas, cenários que se alteram durante o combate e belos gráficos.
Velocity 2X
- Desenvolvedora: FuturLab
- Ano de lançamento: 2014
Velocity 2X é um bom jogo de correr e atirar disponível para o PS Vita. No jogo, você alterna o controle entre uma personagem e uma nave dependendo dos estágios, e tem que avançar por plataformas cada vez mais desafiadoras, que podem ser resolvidas tanto pulando quanto usando a habilidade de transporte dela. Para completar o pacote, o jogo conta com uma boa trilha sonora.
Odin Sphere Leifthrasir
- Desenvolvedora: Vanillaware
- Ano de lançamento: 2016
Odin Sphere Leifthrasir é o remake de Odin Sphere, um jogo de RPG e ação lançado originalmente para o PS2 onde você segue a história de 5 personagens que devem impedir o mundo de ser destruído. Essa nova versão do jogo foi lançada para o PS Vita, PS3 e PS4, e conta com gráficos melhorados, melhorias de performance e uma série de ajustes tanto no combate quanto trazendo novos inimigos, tornando-se assim praticamente um jogo novo e muito melhor que o seu original.
Guacamelee!
- Desenvolvedora: Drinkbox Studios
- Ano de lançamento: 2013
Guacamelee! é um ótimo Metroidvania que homenageia a cultura mexicana do luchador e o próprio folclore mexicano de uma forma muito legal. No jogo, você controla Juan, um humilde fazendeiro de agave que tem sua amada sequestrada por Carlos Calaca, um charro, ou seja, uma espécie de cowboy mexicano. Juan é derrotado e morto por Carlos, mas no mundo dos mortos ele recebe uma máscara de Luchador e agora deve voltar ao mundo dos vivos para vencer seu rival e salvar a amada. O jogo conta com belos gráficos e um sistema de combate e habilidades bem divertido, e foi o primeiro jogo que eu lembro de ter terminado no meu PS Vita.
Minecraft: PlayStation Vita Edition
- Desenvolvedora: Mojang
- Ano de lançamento: 2014
Todo mundo já jogou Minecraft uma vez na vida: aquele jogo de sobrevivência onde você deve coletar recursos, construir suas próprias estruturas e sobreviver aos perigos da noite. Bom, Minecraft: PlayStation Vita Edition é exatamente isso de maneira portátil. Quando foi lançado, a versão de smartphone de Minecraft ainda engatinhava, então essa era a melhor versão on the go disponível.
Uncharted: Golden Abyss
- Desenvolvedora: Bend Studio
- Ano de lançamento: 2011
Uncharted: Golden Abyss é um jogo impressionante para o PS Vita. O jogo conta com uma história original de Nathan Drake e um bom desafio, além de puzzles bem legais. Além de tudo isso, o jogo ainda funciona como uma boa demo técnica de como o PS Vita tem diferentes modos de entrada, com o painel de toque traseiro, a tela de toque dianteira e até mesmo o microfone sendo usados no jogo. Tudo bem que o jogo sofre alguns problemas de ritmo às vezes, mas ele ainda merece um lugar na nossa lista de melhores jogos do PS Vita.
Spelunky
- Desenvolvedora: Mossmouth, LLC
- Ano de lançamento: 2008
Spelunky é um ótimo roguelike onde você é um espeleólogo, ou seja, um explorador de cavernas que esta à procura de tesouros. O jogo conta com um visual fofinho que vai enganar você, pois apesar de bonitinho, ele é extremamente ordinário e desafiador, além de muito divertido.
Por causa da sua natureza de partidas curtas, o jogo combina muito bem com o PS Vita, já que você pode fazer uma run, fazer outra coisa, pegar o portátil outra vez para continuar e assim ir jogando o jogo.
Gravity Rush
- Desenvolvedora: Japan Studio
- Ano de lançamento: 2012
Gravity Rush é facilmente um dos melhores jogos do PS Vita. Nele, você controla a personagem Kat, uma jovem com amnésia que tem poderes de manipular a gravidade e deve usar os poderes dela para ajudar as pessoas da cidade de Hekseville contra um vilão chamado Nevi.
O jogo conta com uma excelente jogabilidade e belos gráficos para o PS Vita. Hoje em dia é possível jogar esse game no PS4 e no PS5, mas na época, ele era um dos títulos de Vita que mais chamavam a atenção.
XCOM Plus
- Desenvolvedora: Firaxis Games
- Ano de lançamento: 2012
XCOM Plus é uma versão portátil de XCOM: Enemy Unknown e Enemy Within. O jogo tem gráficos claramente piores do que o das versões de PS3 e de Xbox 360, mas ainda assim traz a essência do jogo original, ou seja, um cenário onde a Terra começa a ser invadida por alienígenas e você tem que administrar e comandar um esquadrão que combate essa invasão. Para isso, você vai enfrentar duras batalhas, ter que escolher não só soldados para sacrificar mas também nações inteiras e tentar chegar ao final mais ou menos inteiro. Um jogo extremamente viciante que agora pode ser jogado em qualquer lugar.
Borderlands 2
- Desenvolvedora: Gearbox Software
- Ano de lançamento: 2012
Borderlands 2 é um dos melhores jogos da geração do PS3 e do Xbox 360, e por algum motivo a Sony decidiu trazê-lo para o PS Vita. O jogo tem seus problemas de performance e às vezes parece que não foi lá muito bem portado por causa do tamanho das letras na tela do portátil, mas ainda assim oferece um sólido gameplay e a melhor história da franquia Borderlands até hoje, e na época, era a única forma de se jogar o game de maneira portátil.
Child of Light
- Desenvolvedora: Ubisoft
- Ano de lançamento: 2014
Child of Light é o mais próximo de um conto de fadas que um RPG chegou até hoje. O jogo tem uma história cativante, um sistema de batalhas bem montado e uma aventura bastante gostosa. Apesar disso, o jogo é aproveitável tanto para crianças quanto para adultos, despertando emoções e experiências distintas em cada um, sendo recomendado inclusive para quem quer introduzir o gênero RPG a filhos, irmãos mais novos e afins.
Dead or Alive 5 Plus
- Desenvolvedora: Team Ninja
- Ano de lançamento: 2013
Dead or Alive 5 Plus é mais um ótimo jogo de luta para o PS Vita. O jogo conta com todos os modos e personagens da versão original, além da possibilidade de crossplay entre o PS3 e o PS Vita. Dead or Alive nunca teve lá uma cena competitiva muito forte, principalmente por causa da sua reputação por ser mais um jogo de fanservice do que um jogo de luta, mas ainda assim é bastante divertido.
Zero Escape: Virtue’s Last Reward
- Desenvolvedora: Chunsoft, Spike Chunsoft
- Ano de lançamento: 2012
Zero Escape: Virtue’s Last Reward segue as mesmas tendências da franquia, ou seja, você controla um personagem que acorda preso num local e agora deve escapar dele resolvendo puzzles e também interagindo com mais oito pessoas que se encontram na mesma situação que você. O jogo conta com uma novidade bem legal que se chama Flowchart, uma forma de pular para pontos chave da história para você não precisar jogar o jogo todo toda vez que quiser ver um final novo, algo que poupa bastante o tempo do jogador.
Ys: Memories Of Celceta
- Desenvolvedora: Nihon Falcom
- Ano de lançamento: 2012
Ys: Memories Of Celceta é facilmente um dos melhores JRPGs de PS Vita. O jogo conta a história de Adol Christin, um jovem sem memória que vive na região de Calceta e que acaba recebendo a missão de criar um mapa de uma floresta próximo à cidade que ele chega no começo do jogo. Esse é só o começo de uma excelente aventura, que conta com um bom sistema de combate e uma trilha sonora excelente também.
Injustice Ultimate Edition
- Desenvolvedora: NetherRealm Studios
- Ano de lançamento: 2013
Injustice Ultimate Edition traz o excelente combate que só a Netherealm sabe fazer para o mundo dos super heróis da DC. Para quem não conhece o jogo, ele conta com uma campanha onde o Super Homem acabou transformando-se num ditador do mundo depois do Coringa quebrar a cabeça dele e fazê-lo matar Louis Lane por acidente. Agora, cabe a Batman e aos outros heróis da Liga da Justiça pará-lo, fazendo uso tanto dos heróis da dimensão deles quanto de uma dimensão paralela.
O jogo conta com uma jogabilidade análoga à de Mortal Kombat, mas sem os fatality, então se você gostou dos novos rumos de MK, você certamente vai gostar de Injustice.
PlayStation All-Stars Battle Royale
- Desenvolvedora: SuperBot Entertainment, Bluepoint Games
- Ano de lançamento: 2012
PlayStation All-Stars Battle Royale é o “Super Smash Bros” da Sony, contando com diversos personagens de franquias amadas tanto first party da companhia quanto de franquias associadas ao PlayStation como Devil May Cry e Tomb Raider.
O jogo apesar de estar bem longe de ser tão bom quanto Smash Bros ainda diverte, e vinha como versão gratuita para o portátil da Sony caso você comprasse o game no PS3.
Attack on Titan
- Desenvolvedora: Omega Force
- Ano de lançamento: 2016
Attack on Titan reconta a história da primeira temporada do anime, ou seja, a primeira fase da luta da humanidade contra os titãs que invadiram Paradis e causaram a morte de incontáveis civis. No jogo, você alterna entre entre os modos de caça de titã usando o equipamento de locomoção 3d e também como o Titã de Ataque, e o jogo conta com uma boa jogabilidade. Além da história principal o jogo ainda traz alguns cenários envolvendo e expandindo a história de personagens específicos.
Resogun
- Desenvolvedora: Housemarque
- Ano de lançamento: 2013
Resogun é talvez o melhor jogo de lançamento do PS4 e que também está disponível no PS Vita. O jogo é um shump onde você controla uma nave, enfrenta dezenas de inimigos na tela e vai pegando power ups, e é extremamente divertido. A versão de PS Vita do jogo sofreu um downgrade nos gráficos, mas toda a diversão dela está aqui sem sombra de dúvidas.
Super Meat Boy
- Desenvolvedora: Team Meat, BlitWorks
- Ano de lançamento: 2008
Super Meat Boy foi um dos primeiros jogos independentes lançados para o Xbox 360 e um dos responsáveis pela revolução indie que se iniciou naquela geração. O jogo é claramente uma homenagem a Super Mario Bros (tanto é que as iniciais de Super Meat Boy são as mesmas) mas com estilo próprio e de uma forma divertida e viciante.
No jogo, você controla Meat Boy, um garoto de carne que deve resgatar a namorada após ela ser sequestrada pelo Doutor Feto. Agora, você tem que percorrer diversas fases de plataforma para chegar à sua garota, enquanto tenta bater o tempo e sobreviver aos muitos desafios que cada uma dessas fases oferece. Um jogo com partidas curtas que certamente merece um lugar na nossa lista dos melhores jogos do PS Vita.
World of Final Fantasy
- Desenvolvedora: Square Enix
- Ano de lançamento: 2016
World of Final Fantasy é uma mistura de Final Fantasy oldschool com Pokémon muito divertida de jogar, seja você um veterano da franquia, seja você alguém que está dando os primeiros passos nela. O jogo tem um profundo sistema de desenvolvimento de personagem e um enredo que tem momentos cômicos, trágicos e, no geral, uma boa história. Todo fã deveria dar uma conferida nesse jogo, ainda mais pela portabillidade do PS Vita deixá-lo ainda melhor.
Salt and Sanctuary
- Desenvolvedora: Ska Studios
- Ano de lançamento: 2016
Salt andSanctuary é um bom jogo 2d inspirado no gênero Soulslike. O jogo oferece uma boa quantidade de desafios, seja no seu excelente combate, seja nas armadilhas espalhadas pelo cenário, e se você gostou de Dark Souls, você provavelmente vai gostar de como a jogabilidade da franquia foi adaptada nesse game.
Jak and Daxter Collection
- Desenvolvedora: Naughty Dog
- Ano de lançamento: 2012
Jak and Daxter é uma série de aventura e de plataforma que foi desenvolvida por ninguém menos que a Naughty Dog durante a geração do PS2. O Vita acabou recebendo um pacotão com os três primeiros jogos da série, Jak and Daxter: The Precursor Legacy, Jak II e Jak 3, ou seja, dá pra reviver essas aventuras ou jogá-las pela primeira vez pagando o preço de apenas um jogo, o que é uma ótima oportunidade.
Toukiden: The Age of Demons
- Desenvolvedora: Omega Force
- Ano de lançamento: 2013
Toukiden: The Age of Demons é um RPG de ação lançado pela Koei Tecmo tanto para o PS Vita quanto para o PSP. No jogo, você controla um caçador de demônios e criaturas da mitologia japonesa. O jogo conta com um bom sistema de batalha e é bem divertido. Além dele, também há uma continuação chamada Toukiden 2 no PS Vita, PS3 e PS4.
Ninja Gaiden Sigma Plus
- Desenvolvedora: Team Ninja
- Ano de lançamento: 2009
Ninja Gaiden Sigma Plus é uma versão especial de Ninja Gaiden, que era exclusivo do Xbox clássico na geração anterior. O jogo conta com novas armas, uma nova personagem e três novos capítulos, e a versão de PS Vita traz tudo o que a versão de PS3 do jogo oferecia. Além dele o portátil também tem disponível a continuação direta do jogo, Ninja Gaiden Sigma Plus 2.
Danganronpa: Trigger Happy Havoc
- Desenvolvedora: Spike Chunsoft
- Ano de lançamento: 2010
Danganronpa: Trigger Happy Havoc é uma visual novel desenvolvida para uma série de plataformas dentre o PS Vita. No jogo, você conhece a história do Hope’s Peak Academy, uma escola onde os maiores talentos do Japão estudam. Este local logo vira um caos após todos os alunos ficarem presos nele e serem obrigados a se enfrentar por um ursinho de pelúcia chamado Monokuma.
Agora você deve impedir as mortes dos seus colegas e descobrir quem é Monokuma.
Dragon’s Crown
- Desenvolvedora: Vanillaware
- Ano de lançamento: 2013
Dragon’s Crown é um bom jogo de beat them up para o PS Vita. O jogo conta com personagens medievais e um bom desafio, além de belos gráficos.
Severed
- Desenvolvedora: Drinkbox Studios
- Ano de lançamento: 2016
Severed é um jogo de combate e aventura em primeira pessoa da Drink Box Studios, a mesma desenvolvedora de Guacamelee.
No jogo, você controla a guerreira de uma mão chamado Sasha e deve usar a espada dela para procurar a família dela num mundo de pesadelo. O jogo usa controles de toque para tudo, e é bem divertido.
TxK
- Desenvolvedora: Llamasoft
- Ano de lançamento: 2014
TxK é um daqueles jogos de tiro onde você avança por um tubo e atira em tudo o que aparece na sua frente. O jogo conta com belos visuais cheios de luzes e cores e uma trilha sonora muito bem construída, sendo um jogo bem amis conceitual do que as experiências tradicionais que o PS Vita costuma trazer.
Shantae: Half Genie Hero
- Desenvolvedora: WayFoward Technologies
- Ano de lançamento: 2016
Shantae: Half Genie Hero é o quarto jogo da gênia mais famosa do mundo dos games. O jogo conta com belos gráficos e é extremamente divertido, sendo facilmente um dos melhores jogos de PS Vita.
Persona 4: Dancing All Night
- Desenvolvedora: P-Studio
- Ano de lançamento: 2015
Persona 4: Dancing All Night é um jogo musical baseado em Persona 4. Não tem muito o que dizer além disso, o jogo conta com as músicas do game, e também com os personagens dele, e se você gostou de Persona 4, você certamente vai querer jogar esse jogo.
Hitman GO: Definitive Edition
- Desenvolvedora: Square Enix
- Ano de lançamento: 2016
Hitman GO é um puzzle envolvendo os principais elementos de Hitman. O jogo foi lançado pela Square Enix originalmente para os smartphones, e a versão de PS Vita conta com todo o conteúdo lançado para ela além de gráficos melhorados e a possibilidade de se usar os controles físicos. Esse é um ótimo jogo pra rachar a cuca.
Marvel vs Capcom 3 Ultimate
- Desenvolvedora: Capcom
- Ano de lançamento: 2011
Marvel vs Capcom 3 Ultimate ainda hoje é tido como o melhor Marvel vs Capcom já lançado, e a oportunidade de jogá-lo no PS Vita certamente é algo que não podemos passar. O jogo traz todos os detalhes das versões de console para o portátil, e certamente vai divertir quem gosta de uma pancadaria de qualidade.
Hotline Miami
- Desenvolvedora: Dennaton Games
- Ano de lançamento: 2013
Hotline Miami é um dos jogos indie mais interessantes dos anos 2010. Nele, você controla uma pessoa normal que começa a receber telefonemas anônimos o mandando ir para certos locais da cidade, chegando lá, você veste uma máscara e deve acabar com todo mundo que está nesse lugar, e para isso você vai ter que se virar nos 30 usando as mais diferentes armas e a sua habilidade, já que você consegue matar qualquer inimigo com um ou dois golpes, e morre com a mesma quantidade. O jogo é simplesmente incrível e também conta com uma das melhores trilhas sonoras já feitas.
Tearaway
- Desenvolvedora: Media Molecule
- Ano de lançamento: 2013
Tearaway está pro PS Vita como Mario 64 está para o Nintendo 64. O jogo de plataforma é simplesmente sensacional, e consegue captar a essência do portátil, trazendo belos gráficos e uma jogabilidade muito divertida que faz bom uso de todos os méditos de entrada que ele tem. O jogo foi relançado posteriormente para o PS4, mas a versão de PS Vita é claramente superior já que o game foi todo construído com base nele.
Persona 4 Golden
- Desenvolvedora: Atlus
- Ano de lançamento: 2012
Persona 4 Golden é talvez o melhor jogo de PS Vita. O jogo é uma versão definitiva de Persona 4 e conta com tudo o que a versão de PS2 trazia além de novos elementos na história e uma nova personagem. Esse é um jogo que dava vontade de ter um PS Vita só para jogá-lo. Felizmente, ele recentemente foi lançado no PC e em 2023 ganhará versões para Xbox, PlayStation e também Nintendo Switch, dando assim a oportunidade de mais gente jogar essa maravilha de jogo.