God of War de 2018 foi um dos maiores sucessos da década passada, e a Sony abriu de vez seus horizontes ao lançar o jogo para computador em 2022. Por isso, hoje vamos ver como está esse porte para PC e se vale a pena o investimento.
Antes de mais nada, vale ressaltar que esse é um review focado em analisar o porte para PC do God of War de 2018, e tudo relacionado a gameplay e história não está incluso aqui. Caso você queira ver um review mais geral do jogo, nós já temos um bem aqui.
Novos recursos da versão de PC do God of War
A versão de PC do jogo promete ser a mais bela de todas elas, as opções gráficas incluem os gráficos originais do PS4, assim como opções gráficas superiores e opção de DLSS, super resolução e até mesmo alterar a escala de resolução, o FPS do jogo tem um limite máximo de 120 quadros por segundo.
Quanto as predefinições de gráficos, nós temos a opção baixa, original (ps4), alta e ultra, sendo a opção ultra apenas para aqueles computadores robustos com RTX ou placas similares.
Performance do jogo
O que muitos querem saber é se o jogo está bem otimizado ou não, eu joguei ele praticamente inteiro em um computador com um Ryzen 5 3600, uma placa de vídeo GTX 1060 6GB e 16GB de RAM DDR4. Utilizando esse hardware, eu consegui de 55 a 60 FPS estáveis na configuração de gráficos “originais”, aquela que se assemelha ao Playstation 4.
Esse resultado de 60 FPS com esse hardware está razoável, a GTX 1060 é poderosa e conseguiria fazer mais que isso, mas rodar com a mesma configuração a 60FPS (no PS4 é 30) não chega a ser totalmente ruim, apesar de ficar devendo nesse quesito.
Também testei o jogo em um computador com uma RTX 2060 e ele conseguiu manter os 55~60 FPS de forma aceitável com as configurações no ultra. Levando em consideração que a RTX 2060 não é mais uma das placas top de linha da atualidade, a otimização para um PC de porte superior não está devendo em nada.
Compatibilidade com teclado, mouse e outros controles
Não sou muito fã de jogar um jogo em terceira pessoa no computador de teclado e mouse, por isso joguei God of War por boa parte do tempo no controle do Playstation 4. Mas utilizei do teclado e mouse por boa parte da campanha para fins didáticos, e os controles até que estão responsivos, mas fica devendo em deixar o jogador customizar mais a sensibilidade do próprio mouse.
Um jogo tem que se adaptar as necessidades do jogador, e no meu caso, gosto bastante de uma sensibilidade um pouco mais baixa quando estou no mouse, mas foi difícil me sentir confortável com o mouse por conta disso, e no final das contas não consegui deixar a configuração de forma satisfatória para as minhas necessidades.
Testei controles de Playstation 4, Xbox one e genéricos no jogo, e por ter jogado pela steam que tem um ótimo suporte a todo tipo de controle, não tive nenhum problema com isso. A única ressalva é que os botões que aparecem na tela são sempre do layout de Xbox, e o jogo não tem a opção de mudar o layout de controle.
Conclusão
A versão de PC no geral está boa e tem apenas pequenos defeitos pontuais aqui e ali, no geral vale muito a pena comprar o jogo, afinal estamos falando de God of War. O review e a nota dele refletem apenas na versão de PC, mas se você já leu o nosso review do jogo em si, sabe que as mecânicas e o gameplay do jogo são simplesmente incríveis e insanas, sendo um dos melhores jogos que já joguei no meu computador.
Ver a Sony trazendo ele para o PC apenas me traz alegria por ver que mais pessoas que não tiveram a oportunidade jogar o game, vão poder jogar e apreciar um dos melhores jogos da década passada.
Resumo para os preguiçosos
O port para PC em si está bem feito na medido do possível, está bem otimizado para PCs high end, e deixa um pouco a desejar na otimização para PCs um pouco inferiores. Falta opções de sensibilidade para o mouse e outros layouts de controle na tela, além do layout de Xbox que é o único presente no momento.
Prós
- Bem otimizado para PCs high end
- Tem boas opções de customização gráfica
- Funcionou bem com todos os tipos de controle, inclusive os genéricos
- Excelente enredo e combate
Contras
- Deixou a desejar na otimização para PCs fracos
- Faltou opções de sensibilidade pro mouse que só tem um slide de 10 opções
- O jogo só tem o layout do controle do Xbox na tela e não é possível trocar pro layout do Dualshock 4