De um modo geral, aqueles que costumam jogar videogames, acham que as mesmas situações na vida real podem ser resolvidas de igual forma. Em algumas ocasiões isso é provável, sim, é verdade. Mas nem sempre é possível reagir da mesma forma. Por isso, vale a pena prestar atenção e responder se realmente você saberia reagir corretamente diante de determinadas situações que podem se apresentar dirigindo o seu Toyota ou qualquer outro veículo numa rodovia.
Sentar diante de uma tela e dirigir, através do Xbox ou PS4, um carro, pode ser muito divertido e apaixonante. Aumentar a velocidade quando bem entender, evitar obstáculos, virar, frear, avançar, são movimentos que certamente podem ser feitos sem perigo quando se trata de um jogo. Mas dirigir um carro como um Toyota, por exemplo, numa estrada ou rodovia, é outra coisa.
Dirigir é uma ação importante para quem gosta, por exemplo, de viajar. Pegar as estradas do Brasil e conhecer outras cidades, outros estados, pode ser uma grande aventura. Mais ainda se estiver dirigindo um dos carros da Toyota ou de outra marca que ofereça a mesma confiabilidade.
Mas dirigir na vida real é diferente da ficção de um jogo, ainda mais quando acontecem situações inesperadas durante a viagem. É verdade que as estradas são agradáveis para viajar, geralmente com pouco trânsito, e a tranquilidade de estar deixando para trás o movimento da cidade. No entanto, dirigir numa estrada também pode apresentar algum problema. Por esse motivo, é importante você testar se saberia como reagir diante de determinados perigos.
Os carros Toyota 2021 como outros modelos de veículos 2021 possuem importantes elementos de segurança, isso é obvio. Mas independentemente disso, é fundamental você saber como reagir sem entrar em pânico e sem perder a noção do que está acontecendo ao seu redor.
Situações perigosas reais numa estrada
Você está dirigindo feliz e tranquilamente numa estrada calma, com pouco trânsito e, de repente, um estouro do lado de fora do carro e o volante fica diferente: um pneu estourou! Você não deve entrar em pânico, muito pelo contrário, você deve manter a calma e JAMAIS pisar no freio, porque estaria provocando um acidente que poderia ser grave. Você não deve também soltar o acelerador, porque estaria estragando a caixa de câmbios de marcha. O que fazer então?
Pois bem, mantenha firme o volante com as duas mãos, solte bem devagar o acelerador e, na medida que o carro for perdendo a velocidade, vai mudando as marchas para baixo. Ou seja, você irá freando o veículo com o motor. Só quando o carro estive numa velocidade mínima, então aí sim pressione o freio, ligue os faróis intermitentes e vá para o acostamento. Só então você poderá trocar o pneu.
Dirigir com chuva pode representar um problema. Quanto maior o caudal de chuva, maiores os riscos. Porém, quando é um chuvisco, a fina capa d’água sob a estrada pode fazer derrapar o seu carro. Nesse caso, você não deve tirar o pé do acelerador bruscamente nem pisar no freio, porque a situação pode piorar!
O que você deve fazer é virar o volante para o lado em que aponta a parte traseira do veículo. Ou seja: se a parte traseira está virada para a direita, vire as rodas para a direita e conforme o caro vá ficando direito, vire o volante para o lado contrário, evitando derrapar novamente, mas para o outro lado. E não se esqueça de soltar bem devagar o acelerador para conseguir melhorar a tração.
É de noite e, de repente, o seu carro apresenta um problema que obriga você a parar. Nesse caso, pare no acostamento, mantendo sempre as luzes ligadas para que os outros motoristas possam perceber a sua presença nesse lugar. Lembre-se de colocar o triangulo de segurança. É importante leva-lo sempre por baixo do seu banco, para evitar ter que dar a volta no carro até o porta-malas, o que na escuridão pode ser perigoso.
Você está dirigindo numa estrada de dupla mão. Um carro quer ultrapassar você com pouca visibilidade e sem precaução. Isso pode provocar uma batida de frente que com certeza vira acidente fatal. Se você percebe que tem um carro atrás do seu que quer fazer uma ultrapassagem e você vê que tem outro veículo vindo na direção contrária, faça sinais com o braço para que o motorista desista dessa ultrapassagem. Se mesmo assim ele não desiste, tente ir para o acostamento, diminuindo a sua velocidade para que ele possa passar.