Quando assumiu a presidência da Square Enix no começo do ano, Yosuke Matsuda revelou suas intenções de fazer algumas “reformas” na empresa. Em uma entrevista recente ele falou sobre as mudanças no modelo de negócios da empresa japonesa.
“O modelo de negócios está em um ponto de mudança”, comentou Matsuda. “Até agora o lucro dos jogos tem sido definido pela razão entre custo e número de vendas. Desenvolvimento era separado das vendas. Cada um se concentrava em seu trabalho. Essa era uma das bases da força da empresa.”
Matsuda analisou o mercado de games, que antigamente a preocupação era somente fazer os gamers colocarem as moedas para poderem jogar novamente, o famoso “insert coin”. Com o crescimento dos consoles a Square pode se dedicar ao desenvolvimento dos jogos, e depois com o surgimento dos games online o modelo do mercado de jogos mudou novamente. Atualmente esse mercado está em constante alterações, com atualizações de jogos frequentes, e, de acordo com Matsuda, o cenário pode mudar consideravelmente em três meses.
A partir disso, o presidente da Square Enix afirmou que a empresa precisa se reestruturar para sobreviver a esse modelo de negócios atuais, e que desenvolvimento de jogos e vendas não podem mais andar tão separados, eles precisam ser unificados para um melhor proveito da empresa. Matsuda afirmou que ” o DNA de proporcionar conteúdo de alta qualidade está em nós. Continuaremos a honrar isso, enquanto mudamos o que precisa ser mudado. Estou convencido de que podemos transformar essa mudança drástica em uma oportunidade.”
Que suas palavras sejam transformadas em verdade Sr. Matsuda. Acredito que ninguém queira ver uma grande empresa como a Square-Enix fechando as portas. Sempre proporcionaram grandes jogos, e posso dizer que o último Tomb Raider, publicado por eles, é um dos grandes jogos que coloquei as mãos esse ano. Isso mostra que eles ainda estão no mercado para mostrar do que são capazes, e espero que isso continue por muito tempo ainda.
Comments are closed.