InícioReviewsPro Evolution Soccer 2014 - Review

Pro Evolution Soccer 2014 – Review

2014 já chegou no mundo dos jogos esportivos e, diferente de outras franquias, Pro Evolution Soccer prometeu revolucionar a si mesmo ao deixar a engine antiga de lado e adotar a Fox Engine, assinada por Hideo Kojima. O jogo impressionou a todos em demonstrações e nas declarações da Konami à imprensa, mostrando bastante potencial, mas agora que a poeira sentou, será que essa mudança valeu a pena? Descubram nas próximas linhas.

PUBLICIDADE
  • Nome: Pro Evolution Soccer 2014
  • Plataforma: PC, PlayStation 3, Xbox 360
  • Desenvolvedora/Publisher: PES Productions/Konami
  • Lançamento: 24 de Setembro de 2013
PUBLICIDADE

Para começar, antes de mais nada, deixa eu dizer que não jogava PES desde a época do PlayStation 2, então esse review pode ser chamado de um review de alguém que estava acostumado a jogar FIFA por anos voltando ao PES. Não que eu realmente prefira uma série ou outra, raramente jogo futebol no videogame sozinho (faço isso mais com meus amigos mesmo), mas isso deu a chance da franquia me ganhar, ou não, durante o tempo que eu passei com ela.

Bom, o que eu percebi jogando PES 2014. O jogo tem um sistema de controles um tanto difícil de se aprender a jogar. Ou melhor, de se dominar mais do que o tradicional arroz com feijão de quem dá um passe aqui, outro ali, cruza e a bola acaba pegando no pescoço do atacante e entrando. Em alguns momentos, eu me vi xingando bastante os jogadores por errarem algum passe evidentemente óbvio, já em outros, eu pensei “car%$%#$#, como eu acertei aquele lançamento redondinho???”, o que evidencia que em boa parte do tempo eu não sabia muito bem o que eu estava fazendo com a bola nos pés.

pes-2014-review-02

O principal problema do jogo é que ele parece uma versão não acabada do produto final. PES 2014 teve que fazer uma série de comprometimentos para ser lançado na Fox Engine ainda nesse ano. Quer um exemplo? Eles mataram o homem do tempo no mundo do jogo e lá só faz sol. Sim, isso é uma maravilha e nem interfere tanto assim no jogo, afinal as partidas nessa condição climática são sempre as mesmas, mas é algo que foi subtraído da franquia para que o jogo pudesse ser lançado ainda nesse ano e não desse uma de NBA Live, que perdeu várias datas de lançamento e não vê a luz do dia há alguns anos já.

Outro problema que eu notei no jogo é que ele sofre de considerável lentidão em vários replays. Não que eu dê muita importância para eles, mas é complicado o jogo ficar lento em todo replay de falta, por exemplo. Faltou um pouquinho de cuidado da Konami nessa parte. O jogo ainda perdeu os estádios espanhóis (por causa de um acordo da EA Sports com a liga espanhola) e o editor de estádios, que também teve que ser removido do produto para que ele fosse lançado a tempo.

pes-2014-review-03

PUBLICIDADE

Mas nada realmente me incomodou mais do que a narração do jogo. Pro Evolution Soccer 2014 vem com narração em português, feita pelo Sílvio Luiz. Além dela aparentar estar incompleta em alguns momentos, como quando ele fala “tocou para…” e eu fico imaginando se ele está olhando um papelzinho com os nomes do jogador, porque ele quase nunca completa o que vai dizer nessas frases. Fora isso, o Sílvio Luiz e o comentarista dele (que eu não lembro o nome) são chatos pra cacete e têm um estilo de narração nada legal de se ouvir. Vale mais a pena mudar o idioma do videogame pra outra língua e ouvir a narração em inglês, que não fede nem cheira, porque dois ou três minutos depois do começo da partida você já acaba cansando das intervenções do narrador no jogo.

Bom, mas depois de falar do que o jogo tem de ruim, o que ele tem de bom? Pro Evolution Soccer 2014 tem belos visuais. O jogo realmente ficou bonito, com um gramado e estádios detalhados, além, claro, dos modelos dos jogadores, que também ficaram muito bons. Outro ponto forte do jogo é o modo de edição de jogadores está bom como sempre, assim como a Master League.

pes-2014-review-04

PUBLICIDADE

No fim das contas, PES 2014 é um bom jogo, mas que parece bastante incompleto. Num mundo ideal, a Konami teria feito exatamente o que a EA fez, ao lançar uma versão quase nada modificada de FIFA 14 para a geração atual e guardar as modificações mais radicais com troca de engine para a próxima. PES 2014 não vai sair para PS4 e Xbox One nesse ano, mas isso é até bom, pois até o ano que vem, a equipe tem tempo o suficiente de fazer tudo o que acabou faltando.

Eu não sei bem se chamaria PES 2014 como um jogo, mas sim como uma grande demonstração do que o futuro nos reserva. Ele parece promissor, mas ainda há uma porrada de trabalho a ser feita. Apesar disso, o jogo não deixa de ser divertido, mas não vão com um mundo de expectativas para cima de PES 2014 ou a decepção pode ser grande.

A Konami prometeu adicionar bastante conteúdo ao jogo por meio de DLC nos próximos meses, o que evidencia mais ainda que ele provavelmente não deveria ter sido lançado agora com essa engine, afinal ele ser montado aos poucos. Muita gente reclama que jogos esportivos mudam pouco dum ano para o outro, mas é complicado se reinventar em apenas um ano. Enquanto eles não tiverem o tempo necessário para isso, PES vai continuar parecendo um jogo terminado às pressas.

PUBLICIDADE

Ah sim, o jogo ganha pontos positivos por escolher uma música do Pavarotti como música de entrada.

Nota final

75
Saiba mais sobre os nossos métodos de avaliação lendo o nosso Guia de Reviews.

Prós

!

Contras

!

PUBLICIDADE

24 COMENTÁRIOS

Comments are closed.

Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.