PUBLICIDADE
InícioGamesProdutor dos filmes de Uncharted, Mass Effect e Metal Gear Solid fala...

Produtor dos filmes de Uncharted, Mass Effect e Metal Gear Solid fala sobre as adaptações

uncharted

PUBLICIDADE

Avi Arad é o produtor responsável pelas adaptações de Uncharted, Metal Gear Solid e Mass Effect para o cinema. Em seu currículo estão adaptações de quadrinhos da Marvel, tais como Homem de Ferro, Homem Aranha e Blade. Pelo menos de adaptações o rapaz deve entender. Será que essa é a chance que teremos para ver boas adaptações de jogos de videogame para as telonas?

Arad comentou que as adaptações de jogos não obtiveram sucesso ainda, apesar de Resident Evil ser aclamada mundo afora. Ele acredita também que uma vez que um filme baseado em videogames fizer um sucesso incontestável (assim como aconteceram com os gibis), as produtoras passarão a desenvolver mais e mais filmes assim.

PUBLICIDADE

Ao falar sobre os projetos no qual está trabalhando, Arad acha que “Uncharted fará bastante sucesso. É um jogo de pai e filho. Há partes muito interessantes, como o mundo de roubos de antiguidades. E agora o roteiro tem muito caráter e acredito que pode ser o primeiro filme a fazer sucesso.”

Sobre o filme de Metal Gear Solid, Ari disse que o filme deverá chegar daqui a uns três anos ainda, e que ele tem se reunido com Kojima para conversar sobre a adaptação do jogo que, segundo Arad, possui uma história muito boa, algo como “Cain e Abel da bíblia ou o Ying e Yang”.  E sobre Mass Effect ele afirmou que serão uns cinco ou seis anos para ser lançado, mas que “é uma grande ideia que, nós humanos, somos os menos desenvolvidos, os menos confiáveis. É uma imagem interessante de nosso planeta, nós somos os ‘aliens’ agora. Adoro o projeto, mas ainda tem muito trabalho. Alguns filmes levam cinco ou seis anos antes de ficarem prontos.

Cada vez mais eu acredito que jogos não dão certo em versões cinematográficas pelo simples fato de que foram feitos para você “ser” o personagem. É diferente você viver e controlar o personagem durante toda a história do que você simplesmente assistir o desenrolar do enredo, que é o que já acontece com as histórias em quadrinhos, o que acaba somente mudando a “plataforma” ao virar um filme. Um jogo que você controla todas as ações do personagem passa a ser um filme que você só vê o que querem te contar, sem contribuir ou “vivenciar” nada durante aqueles momentos. Talvez seja esse um dos problemas que jogos não dão certo no cinema. Ou talvez eu esteja equivocado também. Mas torço para que eles acertem nessas adaptações, principalmente com Metal Gear Solid e Mass Effect (que tem potencial para se tornar um novo Star Wars, com tamanha profundidade de história e personagens que o jogo criou, é um universo incrível). Só temos que saber separar um filme do respectivo jogo, afinal, vejo muitos fanboys criticando o filme por não ser bom quanto o jogo, mas são formas totalmente diferentes de se contar uma história. E talvez tenham coisas que só dão certo nos consoles mesmo.

O que vocês acham? Será que com a experiência de Ari Arad os jogos poderão finalmente agradar nas telonas e iniciar uma nova era de adaptações?

PUBLICIDADE

5 COMENTÁRIOS

Comments are closed.