Por mais que atualmente tenhamos uma enorme variedade de excelentes mangás, muitos deles são verdadeiras obras-primas que ainda não receberam o reconhecimento que merecem, e esse sem dúvida é o caso do mangá Batuque.
No post de hoje, contaremos um pouco mais sobre este mangá japonês sobre uma das maiores formas de expressão da cultura afro-brasileira.
Batuque Mangá
Escrito por Toshio Sako, Batuque é um mangá japonês publicado desde 2018 que tem como tema central a capoeira, umas das mais importantes artes marciais e expressões culturais do Brasil, que foi desenvolvida pelos escravos africanos durante o período colonial e desde 2014 é considerada como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
A história do mangá acompanha a jornada de Ichiri Sanjou. Ela é uma jovem garota que descobre a capoeira depois de ser salva por um misterioso homem de um assalto. Se interessando por essa arte marcial que mistura dança, música e movimentos acrobáticos, Ichiri começa a praticar capoeira com outras pessoas em um parque local e é treinada justamente por esse homem que a salvou.
Mas além da história de Ichiri, o mangá também se foca em contar a origem da capoeira. A história aborda desde a chegada dos escravos ao Brasil até o surgimento da arte marcial como forma de expressar a sua cultura e também como ferramente para se defender.
Além disso, o mangá conta co mum traço extremamente detalhado. Para completar, ele também faz uso da nomenclatura real dos golpes de capoeira, como o famoso Rabo de Arraia.
Todo esse cuidado se deve principalmente ao fato de Toshio Sako ter vindo para o Brasil aprender mais sobre a capoeira. Até hoje o autor pratica a arte marcial, compartilhando frequentemente vídeos e imagens no seu Instagram.
O mangá de Batuque ainda esteja sendo publicado na Weekly Young Jump. No início deste ano Sako anunciou que após a finalização de todos os capítulos do 8º volume, a obra continuaria sendo publicada apenas online. Dessa forma, ele ele conseguiria ter uma liberdade maior para avançar a história.
Até o momento, o mangá infelizmente ainda não foi publicado no Brasil, entretanto, mas seria bem legal se isso acontecesse, não é?