InícioGamesO que jogar no fim de semana: The Binding of Isaac

O que jogar no fim de semana: The Binding of Isaac

binding-of-isaac

PUBLICIDADE

Aqui vai a sugestão do fim de semana na cara de vocês: The Binding of Isaac. Um jogo da Newgrounds, aquela empresa famosa por fazer/distribuir joguinhos de browser que muitas vezes vão parar na Steam, como Super Meat Boy.

O jogo tem uma historinha: a mãe de Isaac ouve uma “voz” que diz à ela que Isaac é um menino mal e precisa ser trancado. Isaac fica preso no seu quarto, mas, não contente com isso, a voz manda sua mãe matá-lo em sacrifício. Isaac consegue fugir da mãe por um alçapão e vai parar no porão da casa, que é praticamente um sub-mundo, cheio de criaturas tensas, muito cocô e escuridão. O final da história eu não vou contar pra vocês porque…eu nunca terminei…

PUBLICIDADE

“Nossa, tu é muito lixo, cara, vai resenhar um jogo que tu nunca terminou, aff” calma, jovem gafanhoto. A moral do jogo não está em virar ele. O jogo não tem save game, não tem checkpoint, nada disso. Morreu, começa uma nova partida. Do zero. A intenção é ver até onde tu “aguenta”, e, se possível, chegar no último nível.

The-Binding-of-Isaac-review-1

O porão da casa de Isaac tem 5 níveis. Cada nível tem várias salas, uma loja, normalmente pelo menos um poder, normalmente uma sala secreta e um chefão. Depois de derrotado o chefão um alçapão é aberto na sala dele e vamos para outro nível (nunca atingi o último, chorem comigo). Mas não pense que é só morrer de boa depois de ter decorado o mapa e as fraquezas do chefão. Sempre que tu morre, volta pro começo e é outra partida, outro jogo.

O mapa muda, os monstros mudam, as localizações dos segredos e das lojas, e os chefões são uma lista de 8 ou 9 chefes padrões que aparecem aleatoriamente nos níveis. E a dificuldade deles depende do andar/nível/fase em que tu está. Digamos que você jogou e na primeira fase você enfrentou os gêmeos. Desceu pro segundo nível e enfrentou o monstro. Pensou que o monstro é mais difícil que os gêmeos, correto? Errado. Na próxima vez que tu jogar, enfrenta o monstro na primeira fase e os gêmeos na segunda. E aí inverteu, os gêmeos estão mais fortes e o monstro quase impossível de perder.

The-Binding-of-Isaac-review-2

No começo só podemos escolher Isaac, mas, conforme vamos fazendo coisas no jogo, vamos habilitando novos personagens. Eu já habilitei Cain (sim, o que matou Abel), que é mais rápido, mais forte, porém tem menos vida que o Isaac, e Madalene (sim, a suposta mulher de Jesus), que tem um poder de auto-cura.

PUBLICIDADE

Assim como os nomes dos personagens, os poderes também tem citações bíblicas nos nomes. Na tela inicial tem uma sessão onde tu pode olhar a tua “coleção”. Conforme vão passando os níveis tu vai pegando poderes diferentes em cada partida. Ainda não consegui completar toda a página de poderes, é realmente muito grande, e é um dos objetivos do jogo: jogar o máximo de vezes possível para conseguir o maior número de variações de poderes.

The-Binding-of-Isaac-review-3

Existem 3 tipos de poderes: as habilidades passivas, que aumentam o dano ou o alcance dos ataques, aumentam a vida, aumentam a possibilidade de achar chaves, moedas e bombas, etc., além de mudar a aparência de Isaac (ficar com sapato de salto e um cabide na cabeça é muito hilário). Essas habilidades podem se acumular infinitamente. As habilidades ativas do Q, como pílulas e cartas, que tu pega em baús e te dão buffs ou debuffs diversos. Tu só pode ter um desses de cada vez, mas, depois de usado, pode pegar outros. Alguns desses são ativados por apenas uma sala, outros são eternos e se acumulam c o resto das habilidades passivas. Além disso existem as habilidades ativáveis através da barra de espaço. Essas habilidades te são poderes como proteção, parar o tempo, super-bomba e essas coisas. Depois de usadas, tem que ser recarregadas: cada sala que tu “limpa”, matando todos os monstros, enche um quadradinho, até tu encher todos e poder usar a habilidade de novo.

É muito frustrante chegar no último andar e morrer pra uma mosca, tendo que começar tuuudo de novo, sendo que tu já estava com 3 melhorias de dano e 99 chaves. Porém é muito legal ver um personagem novo sendo desbloqueado e ver a tua coleção se enchendo, inclusive com alguns itens bem engraçados, como a etiqueta de promoções da Steam, que te dá 50% de desconto nos itens das lojas. Mas vamos ver quem consegue, até a segunda, completar o jogo, toda a coleção e todos os personagens?

PUBLICIDADE

11 COMENTÁRIOS

Comments are closed.