As guerras pelo Trono de Ferro em Game of Thrones são o ponto de partida dos livros e da série e aparentemente o ponto em foco da oitava e última temporada do show na TV.
A aparência do trono em si já é um clássico da cultura pop, sendo reproduzida em basicamente todas os grandes eventos nerds pelo mundo inteiro.
O visual da série de TV, porém, difere bastante do imaginado por George R.R. Martin, criador dos livros, como sugere essa ilustração de Douglas Wheatley.
Para quem não se lembra, o Trono de Ferro foi feito a pedido do primeiro rei Targaryen dos Sete Reinos, utilizando as espadas das forças que ele derrotou, fundidas pelo fogo de seu dragão.
O Trono foi feito para ser visualmente chocante e também desconfortável e perigoso para o Rei, uma vez que era cheio de pontas agudas das espadas e não tinha o conforto de um trono real.
A ideia era lembrar a todos os que sentarem no Trono que ser Rei exige postura e vigilância, que qualquer descuido era perigoso. Além de ficar legal pra caramba.
Game of Thrones exibe seu episódio final neste domingo na HBO.