Pode parecer mentira, mas em Novembro de 2019 o PlayStation 4 vai completar 6 anos. E isso indica que temos uma nova geração logo à frente.
Tão logo começaram os rumores dos videogames da nova geração e o pessoal da Sony já liberou um monte de informações para o Wired, deixando pouco para imaginação.
Então já é possível saber mais ou menos o que esperar sobre a nova geração de PlayStation e nós separamos aqui em cinco fatos facinhos de digerir.
1. Uma poderosa CPU AMD será o cérebro do console
Segundo Mark Cerny, líder de arquitetura de sistema da Sony, o processador que dará vida ao quinto console da Sony será baseado na terceira geração das CPU Ryzen, da AMD, terá oito núcleos reais na arquitetura nos chips Zen 2 de 7nm, um senhor upgrade ao AMD64 do PS4.
2. PS5 terá suporte ao Ray Tracing
Entusiastas de computadores sabem do que se trata, mas para os neófitos de configurações boladas: ray tracing é uma técnica que reproduz mais fielmente o trajeto de luz em simulações complexas.
É um negócio padrão para os grandes filmes de Hollywood e só recentemente começou a encontrar caminho nas placas de vídeo de consumidores, por exigir um alto poder de processamento.
Inclusive, as novas placas de vídeo da Nvidia, as RTX, têm esse nome devido ao Ray Tracing.
Tudo isso significa que teremos uma combinação incrível de processador e placas de vídeo, a dar inveja até alguns pilotos da Master Race.
3. O console virá equipado com um SSD
Os dias dos discos rígidos estão contados no mundo dos computadores, com os SSDs, mais rápidos e confiáveis, ficando mais acessíveis. E o PS5 não vai ficar para trás.
Cerny fez uma demonstração entre os tempos de carregamento de uma viagem rápida de Spider Man entre o PS4 Pro uma versão de desenvolvedor do PS5 e o novo console foi 19x mais rápido para realizar a mesma tarefa.
Uma diferença tão grande de velocidade indica que não apenas teremos um SSD SATA comum, mas uma versão ainda mais moderna, que talvez se utilize do novíssimo padrão PCIe 4.0.
4. O PlayStation 5 terá suporte à 8K
O conteúdo Ultra HD ainda não se tornou mainstream direito por essas bandas, mas o PS5 é o futuro e dará suporte à exibição de conteúdo em 8K.
Isso não quer dizer que será possível jogar nessa resolução monstruosa, talvez seja apenas suporte para streaming ou vídeo, mas é um passo firme na direção de se tornar o console mais poderoso da sua geração.
5. Será retrocompatível com os jogos de PS4.
AÍ SIM!
Sinto que estamos cada vez mais próximos do dia em que não será necessário se preocupar com retrocompatibilidade de jogos.
Como a arquitetura do novo console foi baseada em partes no PlayStation 4, o que vai garantir ótimos jogos rodando em excelentes condições já no começo da vida do console.
Além, claro, do processo de lançar os mesmos jogos para PS4 e PS5 no começo da vida da nova estação de jogo da Sony.
O console infelizmente não será lançado neste ano, mas tudo indica que ele já está quase pronto pra sair do forno. E nós não aguentamos mais esperar!