No mundo dos animes, o protagonista geralmente possui algum poder que é único e exclusivo dele. Apesar de isso também se aplicar à Naruto Uzumaki e a Bijuu que ele tem selada dentro dele, o jovem ninja sempre lutou utilizando uma técnica extremamente comum: O jutsu clone das sombras.
Muitos outras ninjas de Naruto saber utilizar este jutsu, mas somente Naruto a usa como técnica principal. Mas porque?
Bom, o primeiro motivo que mantém os ninjas mais comuns longe deste jutsu é o consumo de chakra requerido por ele. Como Naruto é um Jinchuuriki, sua reserva de chakra é praticamente infinita, e por isso ele é capaz de criar tantos clones tranquilamente.
Por algum motivo misterioso, Naruto é extremamente bom em criar e manter clones, porém tem sérias dificuldades em usar qualquer outro jutsu sozinho. Vimos isto acontecer quando Naruto estava treinando o Rasengan. Ele não era capaz de controlar o jutsu sozinho, e precisou da ajuda de um clone por muito tempo para usar a técnica.
Criar clones para lhe ajudar a usar outros jutsus foi um padrão seguido por Naruto durante muitos anos, até que ele dominou seu Modo Bijuu. A partir daí, Naruto parou de usar clones para usar seus jutsus, e passou a usar Mãos de Chakra.
Porém, apesar dos clones serem a base do poder de Naruto. Existe um significado maior por trás do uso excessivo desta técnica por parte do personagem. Como Naruto sempre esteve sozinho durante sua infância, os clones finalmente trouxeram aquilo que lhe faltava em sua vida: companhia.
Graças a seus clones, Naruto passou a ter com quem conversar, e parou de se sentir tão sozinho como acontecia quando ele era mais novo. Existem várias cenas onde Naruto está conversando e/ou discutindo com vários de seus clones pelos assuntos mais triviais, e ele sempre está fazendo isto com um sorriso no rosto.