Ace é um dos personagens mais queridos dos fãs de One Piece e não é pra menos. Ace além de ser bastante poderoso, também é bastante educado e inteligente, o que o ajudou a cativar os fãs da obra de Eiichiro Oda.
Por ser um personagem tão querido, é claro que os fãs não gostaram nem um pouco de ver sua morte no mangá e no anime. Infelizmente não podemos trazer Ace de volta, e com certeza veremos muito pouco dele durante o decorrer da obra, mas por que Oda matou um dos personagens favoritos dos fãs?
De acordo com Oda, Luffy ainda era muito fraco antes do timeskip e não teria chances de sobreviver no Novo Mundo, e muito menos se tornar o Rei dos Piratas, e a morte de Ace foi necessária para impulsioná-lo a forçá-lo a ser mais forte.
Oda usou a morte de Ace como um choque de realidade em Luffy, sendo forçado a treinar sobre a tutoria de Rayleigh, aprimorar seus sentidos em batalha e principalmente seu haki, e sem a morte de Ace isso não seria possível.
Porém a ideia de matar Ace não veio da noite pro dia, onde foi revelado pelo próprio Oda que ele já pensou na morte de Ace desde sua primeira aparição, e que sentiu-se surpreso com a recepção dos fãs pelo personagem, sendo um dos mais amados até hoje.
A morte de Ace foi um dos maiores choques em One Piece, porque a obra não é tão conhecida por matar seus personagens, e quando Oda fez isso, até mesmo seus editores não quiseram ver isso. Eles disseram a ele que a morte de Ace não seria uma boa ideia, mas Oda não deu ouvidos. Ele estava determinado a matar Ace, e foi o que ele fez, e a história teria sido bem diferente caso Ace ainda estivesse vivo.
Sua morte realmente trouxe um impacto gigantesco em Luffy, que após o timeskip, provou que superou completamente a morte do irmão, mas os fãs ainda não superaram e duvido que um dia superarão.