Todo mundo que joga videogame já ouviu falar no Sonic pelo menos uma vez, ainda que praticamente nas últimas duas décadas, o que se tem ouvido são piadas e lamentações sobre como um personagem que já foi quase que o responsável por destronar a Nintendo do topo acabou virando um grande motivo de piadas. Como reparar essa imagem? Com um jogo bom pra caramba, que resgate o passado da franquia e mostre que não é só de passado que se vive, e é exatamente isso o que Sonic Mania quer ser para os fãs. Será que o jogo consegue?
Sonic Mania é basicamente uma carta de amor ao que Sonic já representou para os fãs nos gloriosos dias do Mega Drive. O jogo usa a apresentação clássica e fases clássicas para te mostrar que é possível criar um jogo interessante daquele estilo ainda nos dias de hoje. Para isso, o game coloca você em um esquema que basicamente se repete sempre: você joga uma fase clássica e nostálgica com pouquíssimas novidades e termina ela.
Depois dessa fase clássica, você joga a segunda fase do ato, que é uma fase totalmente nova, criada pela equipe de desenvolvimento do jogo, baseada na temática da fase que você acabou de jogar. Aqui, a SEGA apresenta novos desafios, novas mecânicas e até chefes de ato que são completamente diferentes dos quais nós estávamos acostumados.
As fases apresentadas no jogo são muito divertidas de se jogar, e aparentam capturar muito bem a alma de Sonic, seja nas fases antigas, seja nas fases novas. Uma das coisas que eu mais gostei no jogo é o fato de a mesma fase poder apresentar desafios completamente diferentes dependendo da rota que você escolhe. Isso já era possível (e era um fato técnico impressionante pra época) nos Sonics de Mega Drive, mas como aqui não há restrições de hardware, a SEGA foi lá e trouxe algumas das mais extensas e bonitas fases da franquia.
Além das fases clássicas e das releituras de fases, o jogo ainda conta com algumas fases originais, criadas especialmente para Sonic Mania. Aqui era o momento onde a SEGA devia mostrar que tem uma visão para o jogo, e que ele não vive só de nostalgia. E ela conseguiu exatamente isso. As fases parecem ter sido até criadas nos anos 90, e se encaixam muito bem com o jogo, tirando assim as possíveis críticas que poderiam dizer que o game é simplesmente um monte de fases clássicas numa coletânea sem nada original. O caso é bem o contrário.
Para completar, além das fases tradicionais e chefes novos, o jogo conta com diversos mapas bônus no meio das fases, como aquele onde você deve transformar todas as bolotas azuis em vermelhas e evitar tocas nas vermelhas, e um bônus novo, onde você deve correr atrás de um avião que está carregando uma das Chaos Emeralds. Os bônus são divertidos, mas às vezes aparecem vezes demais na mesma fase e acabam quebrando um pouco o ritmo de rapidez que o jogo exige.
Por falar em beleza, que jogo bonito, meu deus do céu. Sonic Mania apresenta alguns dos pixel arts mais bonitos que eu vi nos últimos tempos, e todos apresentando crocância extrema, e sprites muito bonitos e extremamente fluídos. Como o jogo se mantém sempre a 60 quadros por segundo, você pode realmente ver a velocidade com a qual Sonic dispara na tela, e isso acaba ajudando até a criar um jogo desfiante, afinal de contas, Sonic Mania não se baseia em correr pra direita pra vencer, como outras tentativas de Sonic clássicos eram anteriormente. Aqui, você realmente tem que pensar, agir rápido e suar pra vencer, senão é Game Over na certa.
Ainda sobre os gráficos do jogo, mesmo que eles sejam no estilo 16 bit da época do Mega Drive, é possível ver que eles foram melhorados, e contam com mais cores e muito, mas muito mais quadros de animação. É só ver na apresentação do jogo, ou nas cutscenes que o game apresenta. É tudo muito bem animado e de primeira qualidade. Você realmente vai perder alguns minutos babando para os sprites do Sonic na tela.
Outro ponto forte de Sonic Mania é a trilha sonora do game. Todas as fases contam com temas muito bem compostos e a música ajuda a dar aquela sensação de velocidade e de freneticidade que todo jogo do Sonic deveria contar. Em suma, a trilha se funde muito bem aos gráficos para ajudar a criar uma experiência melhor ainda.
Do lado negativo do jogo, temos realmente muito pouco. O jogo poderia contar com um modo multiplayer mais divertido e poderia funcionar melhor nos momentos em que o jogo exige que você não corra feito um maluco e sim seja devagar e preciso, mas isso acontece pouco demais para realmente ser um problema.
Caso você ainda não tenha percebido, eu gostei de Sonic Mania, pra caramba, e olha que eu nunca fui lá muito fã do Sonic, mas esse jogo realmente me conquistou. Se você era fã da franquia na época gloriosa do Mega Drive, esse jogo é indispensável. Se você nunca jogou um jogo do Sonic e quer saber por onde começa, aqui é um ótimo ponto de partida.
Review elaborado com uma cópia do jogo para o Xbox One comprada pelo autor e uma cópia do jogo para o Nintendo Switch fornecida pela SEGA dos Estados Unidos.
Resumo para os preguiçosos
Sonic Mania é o melhor Sonic das últimas duas décadas e, apesar da competição realmente não ser lá grandes coisas para compararmos eles com jogos antigos, ele é excelente. O jogo vai agradar tanto veteranos da franquia quanto alguém que queira saber o que é realmente um bom jogo do Sonic. Mais do que recomendado.
Prós
- Belíssimos gráficos
- Fases divertidas e bem pensadas, com diversos caminhos possíveis
- Trilha sonora muito bem executada
- Dificuldade na medida
Contras
- Tem horas em que o jogo parece querer te sacanear de propósito e fazer você perder todas os seus 98 suados anéis
- Às vezes o excesso de mapas bônus acabam prejudicando o ritmo das fases
- Sonic continua não funcionando muito bem quando você precisa andar devagar e ser preciso
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