A Zowie tem uma linha de mouses voltada para um consumidor bem especifico, os amantes e profissionais de Esports, nesse review falaremos sobre o EC1-A, um mouse queridinho dos profissionais de Counter Strike.
E quando se fala “queridinho” não é exagero, os profissionais de CS:GO amam ele, mas porque isso? Existe uma imensidade de reviews na internet focada nos aspectos técnicos desse mouse, falarei disso também mas o foco do review será o uso prático dele na função principal que ele foi desenhada, que é conseguir extrair o máximo de desempenho em jogos profissionais, especialmente CS:GO, então veremos se ele entrega tudo que um profissional precisa ter.
Primeiro uma nota importante sobre os mouses da Zowie: não existe mouse melhor da Zowie nessa terceira geração que está a venda, todos são top de linha e tem a mesma qualidade interna e externa, o que muda é a ergonomia dele e o conforto do usuário, se você é destro ou canhoto existe um modelo certo para você, tal como existe para os diferentes tipos de pegada do mouse, então esse review serve basicamente para qualquer mouse da geração atual da Zowie com exceção da parte que eu falo da ergonomia dele, apenas escolha o modelo que melhor se encaixa a você.
Ergonomia e construção externa
O mouse é construído especialmente para jogadores destros e com pegadas Palm ou Claw, aqui vai uma imagem rápida que define os 3 tipos de pegada:
O mouse consegue ser usado na pegada Tip, mas não é o recomendável nesse caso, se você tem essa pegada é recomendável ir atrás dos modelos EC2-A, FK2 ou ZA11.
Para a pegada Claw que é a minha ele é sensacional, especialmente porque tenho a mão grande e se encaixou perfeitamente, sério, sua mão parece que foi desenhada para descansar em cima daquele mouse, uma experiência que até então eu não tive.
Pegadas Palm são bem parecidas com a Claw e eu tentei utiliza-lo dessa maneira, simplesmente tão sensacional quanto a Claw, não tem o que reclamar.
Na construção externa ele é feito com plástico de alta qualidade e não aparenta fragilidade em momento algum, também é bastante leve (97 gramas sem o cabo) e com isso você consegue uma leveza e praticidade deslizando ele no mousepad, que aliás é fortemente recomendável um mousepad speed para extrair o máximo da capacidade dele.
O resultado disso ingame é uma ótima experiência nesse aspecto, junte a fluidez da pegada (se você for Palm ou Claw) com a leveza que esse mouse tem e terá um ótimo deslize dele bastante fluído pelo mousepad, especialmente pelo teflon de alta qualidade que ele utiliza.
O lado negativo aqui é que ele suja com muita facilidade, sério, a marca dos seus dedões vão ficar bem visíveis nele com poucos dias, então se prepare para limpa-lo bastante.
Switch
O mouse utiliza um switch HUANO blue, isso quer dizer que o clique dele é mais audível e “duro”, bem diferente dos outros mouses top de linha que tem um clique mais sensível, porém isso não é um ponto negativo e nem positivo e sim gosto pessoal.
Falando especificamente de jogos FPS e CS:GO, eu prefiro os cliques mais “duros” e audíveis, assim você tem mais controle sobre a AWP que precisa de um único clique consistente, e assaults precisam de controle sobre suas balas calculadas, você quer dar 1 ou 2 tirinhos? O mouse vai te permitir fazer isso com muito mais precisão que um clique sensível que pode acarretar em mais tiros e perca do controle, no caso do spray de balas isso não faz diferença já que de qualquer forma você vai segurar o botão e só solta com o inimigo morto, ponto para a Zowie com os amantes de CS:GO nesse caso.
Sensor e configuração de DPI e Hertz
O sensor utilizado pelo mouse é de ótima qualidade e em todos os testes que fiz entregou perfeitamente o que foi configurado, mas aqui vai um ponto bastante negativo: a configuração é muito bizarra, ela é feita por Hardware e até aí tudo bem, tem outros modelos da concorrência que fazem configuração por Hardware de forma inteligente, mas essa aqui ficou um absurdo de ruim, o manual vem confuso e você tem que procurar na internet como proceder, aí você descobre que ele tem que estar desligado da USB, você precisa apertar diversas teclas simultâneas e ligar na USB ao mesmo tempo, chega a ser ridículo você precisar fazer tudo isso, mas aqui vai um vídeo que encontrei que explica melhor como se faz:
As opções de DPI que você tem são: 400, 800, 1600 e 3200, elas foram pensadas por serem as opções mais utilizadas por jogadores profissionais, e aqui vai uma sacada genial da Zowie: o botão de DPI fica em baixo do mouse escondido para que você não troque ele acidentalmente.
As opções de Hertz são 125, 500 e 1000, em todos os testes que fiz ele entrou bem as opções configuradas.
Outra coisa que se destaca nesse mouse e faz os jogadores quererem ele é que o sensor é realmente de ótima qualidade, a Zowie se destaca muito nessa parte, eles entregam apenas 4 opções de DPI e isso não pode ser configurado, em compensação entregam um sensor quase perfeito e que faz o nível do jogo aumentar drasticamente.
Botões e funções extras
Esse é um ponto polêmico e talvez negativo, o mouse entrega 2 botões laterais e só, não existe software, nem aqueles pesinhos que alguns concorrentes disponibilizam e nem macros, isso desagrada uma boa parcela de pessoas que buscam um mouse além do que só as funções básicas, para essas pessoas esse é um ponto muito negativo do mouse, porém o mouse não é focado nelas e sim nos profissionais de Esports e principalmente FPS, e para FPS a coisa fundamental no mouse é a qualidade do sensor e o deslize, não necessita de nenhuma tecla adicional (a exemplo de MMO que seria perfeito botões adicionais), eu acredito que a Zowie abriu mão disso para entregar um mouse perfeito para o seu público alvo, e foi o que ela fez, isso não faz falta alguma para jogadores de FPS e se eles tivessem implementado mais funções o mouse seria bem mais caro do que já é (falarei disso no próximo tópico)
Custo
Pra mim é o ponto mais negativo do Mouse, ele já é superfaturado lá fora e chegou no Brasil custando R$ 450,00 reais, o preço de um teclado mecânico, tudo bem que é um mouse dos sonhos para jogadores de CS:GO como eu, mas precisava ser tão caro? Esse preço vale para qualquer outro mouse da geração atual da Zowie, o preço é exatamente o mesmo e tabelado, isso porque os mouses tem exatamente a mesma qualidade como eu já disse antes, mudando apenas a ergonomia.
Vale a pena?
Vimos que ele entrega sim tudo que promete e entrega com muita perfeição, mas será que vale a pena tão caro assim? A dica que eu dou aqui é: defina prioridades, sem dúvida alguma é um dos melhores mouses pra FPS do mercado, então sim ele vale a pena, mas ele vem primeiro na lista de compras? Dê uma olhada na sua economia e o que você necessita para melhorar seu desempenho em jogo.
Eu costumo classificar as coisas para o CS:GO da seguinte maneira: um bom processador> uma boa placa de vídeo> mousepad> mouse > teclado mecânico > monitor. Se você tem tudo que vem antes do mouse e ainda tem R$ 450,00 reais que pode gastar então compre sem medo porque é o melhor mouse que você terá, se você não tem isso eu aconselho esperar ou ir atrás de opções mais baratas no mercado como o da Logitech G302.
Nota: 9/10
Pontos positivos:
- Excelente pegada para Claw e Palm
- Sensor de qualidade absurda e entrega tudo com perfeição
- Desliza extremamente bem em mousepads speed
- Clique audível e “seguro”, ótimo para jogos FPS
- Entrega tudo que promete para seu consumidor alvo que é os jogadores de FPS
Pontos negativos:
- Configuração extremamente bizarra e mal feita
- Preço super elevado tanto no exterior quanto no Brasil
- Suja com facilidade