Demon’s Souls é um dos poucos exclusivos do Playstation 3 que não foi relançado no PS4, ficando restrito àqueles que não trocaram de console ou ficaram presos na geração passada, mas parece que isso está para mudar. O emulador open-source do console, RPCS3, já está rodando o jogo, mesmo que numa qualidade gráfica bem baixa e framerate ainda longe do aceitável.

Antes, o jogo “crashava” um segundo após o boot, problema este que perdurou por muito tempo e só foi descoberto recentemente pelo usuário Numan, que relatou o problema aos desenvolvedores através do canal do emulador no Discord. O relatório completo do problema e como ele foi resolvido você pode ler aqui (em inglês), focaremos apenas no que realmente importa para nós, usuários finais.

Uma grande quantidade de ajustes no emulador teve que ser feita e alguns bugs que foram corrigidos mostraram resultados animadores em diversos outros jogos. Foram necessários meses de trabalho para chegar no resultado que você pode conferir a seguir, Demon’s Souls rodando em um i7-5820K e 17-6700K com uma média de 10~30fps.

O emulador tem progredido muito rápido nos últimos meses, passando a emular não só os pequenos, mas grandes jogos do PS3. Persona 5, título lançado apenas no Japão, já roda em qualidade baixa; Soulcalibur IV já está quase jogável, assim como Dragon Ball Z: Burst Limit e The Legend of Spyro: Dawn of the Dragon.

O RPCS3 está agora entrando na versão 0.0.2 em alpha, que será lançada assim que alguns outros ajustes estiverem terminados. A versão anterior, 0.0.1, foi lançada em 17 de junho do ano passado em pre-alpha e no início deste ano já conseguia rodar mais de 30 jogos em qualidade variada, o mais relevante entre eles sendo Catherine.


Você já faz parte do nosso Grupo no Facebook? Faça já parte e interaja com os redatores e outros leitores do site! Link para o grupo: https://www.facebook.com/groups/criticalhitscombr/

Torne-se um patrão do site!

Você sabia que ao tornar-se um patrão do Critical Hits, você ajuda o site a continuar crescendo e ainda ganha vantagens exclusivas como acesso a um design mais clean sem propagandas, Critical Cast 5 dias antes de todo mundo e acesso ao nosso grupo secreto no Facebook/Whatsapp? Torne-se já um patrão você também!

Você já ouviu o Critical Cast dessa semana?


Gostou? Compartilhe!


Rafael Oliveira escreve no Critical Hits sobre quadrinhos, cinema e séries de TV, além de games. Acha que Shadow of the Colossus é o melhor jogo já feito e tem um lugar especial no coração para Platformers, Musou e Metroidvanias.