Fala, galera, tudo bom com vocês?

O mundo dos games foi tomado por uma afirmação fortíssima de um dos desenvolvedores de A Way Out ontem. Segundo Josef Fares, em declaração dada ao Engadget, o PlayStation 4 parece um PC velho de 4 ou 5 anos, e os consoles, na maioria dos casos, prejudicam o desenvolvimento dos jogos pois eles são como uma âncora que atrasa o progresso técnico. Bom, eu acredito que ele falou uma besteira gigantesca, e hoje eu explico porque.

Vamos começar com uma pergunta: quantos de vocês têm um PC mais poderoso que um PlayStation 4? Para isso, basicamente, o que temos que olhar é a placa de vídeo do seu PC e do PlayStation 4. No caso do console da Sony, se consultarmos as especificações técnicas do console, descobrimos que ele tem uma placa de vídeo com 1,84 teraflops. Esse número é muito importante, pois é ele que vamos usar para comparar com outras placas de vídeo e é um número chave para derrubarmos esse mito de que o PS4 é um “PC velho que atrasa o desenvolvimento dos jogos”.

Para isso, usamos a página de Pesquisa de Hardware do Steam, que mostra estatísticas confiáveis o suficiente para analisarmos o espectro de jogadores de PC atualmente. Segundo o site, a placa de vídeo mais usada no Steam ainda é a NVIDIA GeForce GTX 750 Ti, uma placa de vídeo com 1,728 teraflops de potência bruta, ou seja, uma placa inferior ao PlayStation 4. É verdade que apenas 5,88% dos usuários tem uma placa de vídeo dessas, mas quantos usuários do Steam realmente possuem uma placa de vídeo com potência bruta maior do que a do PlayStation 4?

Descobrir isso requer um pouco de pesquisa, mas o que procuramos aqui, basicamente, é somar a porcentagem de toda placa de vídeo que possui mais de 1,8 teraflops de potência bruta, ou seja, as seguintes placas de vídeo da lista acima: Geforce GTX 760, GTX 770, GTX 960, GTX 970, GTX 980, GTX 980Ti, GTX 1050Ti, GTX 1060, GTX 1070, GTX 1080. Radeon RX 460, 470, RX 480.

Somando as porcentagens das placas listadas acima, chegamos ao número de 28,08% dos usuários do Steam com um computador com potência bruta maior do que a de um PlayStation 4. Ou seja, caso o desenvolvedor de A Way Out realmente quisesse fazer um jogo apenas para PCs “de topo”, ele iria atingir, no melhor cenário possível, cerca de um quarto dos usuários do Steam. Digamos que não é a melhor ideia do mundo fazer um produto apenas para um em cada quatro consumidores em potencial, não é mesmo?

Quando um desenvolvedor coloca as especificações mínimas para um jogo lá em cima, ele acaba deixando um monte de gente de fora dos consumidores em potencial, e isso obviamente se reflete nas vendas. Obviamente, isso não é motivo para fazer um jogo que rode até num Pentium 2, mas os consoles são sim um bom ponto de partida para se ter um jogo que rode num amplo leque de computadores, além de adicionar, a grosso modo, cerca de 60~70 milhões a mais de consumidores em potencial, caso somemos o número atual de consoles Xbox One e PS4 no mercado.

Enfim, a discussão entre PC x Consoles vai sempre existir, e geralmente os argumentos passam longe de ser racionais, mas se olharmos para os dados brutos, ainda vai demorar alguns anos para que a maioria dos donos de PC diga que, sim, eles têm um PC melhor do que um PlayStation 4. Até lá, o PS4 provavelmente já saiu de linha e o modelo de entrada virou o PlayStation 4 Pro, que é basicamente mais poderoso do que mais de 80% dessa lista de placas de vídeo acima.


Você já faz parte do nosso Grupo no Facebook? Faça já parte e interaja com os redatores e outros leitores do site! Link para o grupo: https://www.facebook.com/groups/criticalhitscombr/. Já está lá? Curta também a nossa página do Facebook!

Gostou? Compartilhe!


Torne-se um patrão do site!

Você sabia que ao tornar-se um patrão do Critical Hits, você ajuda o site a continuar crescendo e ainda ganha vantagens exclusivas como acesso a um design mais clean sem propagandas, Critical Cast 5 dias antes de todo mundo e acesso ao nosso grupo secreto no Facebook/Whatsapp? Torne-se já um patrão você também!

Você já ouviu o Critical Cast dessa semana?




Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.

  • Marco Cruz

    Achei duas bostejadas: a matéria em menor escala e o Josef Fare, sinceramente essa bobagem tá fora de controle.

    AO MEU VER, se focar em um número somente é complicado, você fecha o círculo e ignora fatores importantes como processador, memória RAM, Drives SSD, enfim, coisas que podem mudar(e mudam) significativamente a performance do PC, um caso é minha namorada ter um Core 2 Duo com uma GTX 980 debaixo do gabinete, tem coisa que engasga mais do que deveria claramente.
    Pra mim a grande sacada do PC é a praticidade para a customização, eu consigo me virar com ele, jogar, trabalhar, consertar fácil, enfim… ele me parece uma máquina mais versátil com configurações muito mais robustas. Porém para entretenimento, é inegável a praticidade dos consoles: vc simplesmente liga ele e inicia o jogo, sem configurações do hardware, sem se preocupar se o processador passou dos 70 ou 80 Graus, sem contar nos exclusivos que, no caso os que me atraem DEMAIS são os da Sony.

    Pra mim o Josef Fare fez uma colocação exagerada demais, sendo que a forma mais fácil, prática e econômica (okay, isso pode até ser questionável, mas lembra que os PC’s de hoje estão bem caros em termos de hardware e software) de se jogar é de fato com no console. Acredito que a máquina ainda não esteja defasada, e sim ela tem uns quase 4 anos no mercado. Acima de tudo o cara perdeu uma oportunidade de ouro de ficar calado.

    Enfim, só municiou a guerrinha besta que acontece desde sempre, eu jogo no PC e assim que possível vou catar um PS4. Vida que segue.

  • Gustavo Rodrigues

    Não falou nenhuma besteira, concordo 100% com o que ele disse. Os consoles desde a geração passada vem servindo de âncora tecnológica no mundo dos games, vide os games que foram muuuito nerfados por não rodarem nos consoles, como o Witcher 3 e o Division.. Vimos primeiros trailers sensacionais, e quando o jogo lançou vimos um gráfico MUITO piorado, para que esses jogos pudessem rodar com o mínimo de fluidez nos consoles. O mundo mudou, antigamente um snes e um ps1 aguentavam o tranco por vários anos, mas agora com essa evolução anual dos hardwares gráficos e processadores, fica difícil você ficar com uma caixa fechada e defasada em casa, tanto que foi necessário lançar novas versões de consoles pra tentar melhorar isso.. E não estou nem falando de rodar 4k, os consoles atuais com 4 anos de lançamento já estão sofrendo muito pra rodar jogos em full hd a mais de 30 fps, o que é inaceitável nos tempos de hoje. Além disso, processamento conta bastante atual nos jogos atuais, e os processadores dos consoles nem se comparam aos low-mid de pc, por isso comparar só teraflops de processamento gráfico nem sempre é a melhor maneira..

    • Matheus Bento

      Isso é verdade, se teraflops fossem tudo que precisa a gente estaria no core2quad

    • Sr Mano

      O foda é que tem até um mod de PC para o The Witcher 3 que coloca os
      efeitos gráficos vistos na E3, como a água se mexendo de maneira realista quando você usa o Aard ou as faíscas do Igni. Mas isso não aconteceu porque o modder é muito bom, e sim porque os ARQUIVOS AINDA ESTÃO NO JOGO. Ele só “ativou” por assim dizer.

    • Thiago Barros

      Concordo plenamente, o cara exagerou um pouco, mas a parte da âncora é pura verdade.

    • Constantinopla

      Você perdeu totalmente o ponto da matéria. O argumento todo é que apenas um quarto dos usários da Steam tem um PC mais potente que um PS4 então esse papo todo é meio irrelevante quando 80% dos usuários nem podem rodar um jogo melhor quanto um usuário de PS4. Alguns podem rodar no mesmo nível e a maioria é inferior.

      • Gustavo Rodrigues

        Eita, acho que você e o autor da matéria que perderam o ponto cara! O que o desenvolvedor falou foi que o Ps4 tem um hardware de pc velho e que ele ancora o desenvolvimento tecnológico dos games. Primeiro que essa pesquisa deve pegar nego que tem steam instalado e só, pq a grande maioria das placas usadas la do topo são placas onboard, que malemá abrem os jogos, se você abrir a relaçãp de placas DX11 vai ver.. Ou seja, é gente que tem um notebook ou pc normal e instala o Steam. O público mesmo é outro, e garanto que se for analisar quem joga e compra os games essa porcentagem vai ser esmagadora. Mas esse não é o ponto!

        Mesmo se 30% das pessoas que jogam de verdade tivessem um PC pior que um ps4, isso não faria diferença nenhuma para a industria em si, pois os jogos de PC são lançados com requerimentos técnicos mínimos e recomendados, sem falar que temos as opções de low, med, high, ultra, coisa que no console não existe, ou seja, os desenvolvedores não precisaram deixar de usar tecnológicas e pior os gráficos no geral em um jogo só pq algumas placas não rodam, eles podem simplesmente criar uma opção de low sem a tecnologia, ou simplesmente fechar mais nas placas recomendadas..

        Já no console o jogo tem que rodar do mesmo jeito pra todo mundo e acabou, o que faz com que os jogos sofram downgrades absurdos só pra poder rodar num hardware ultrapassado.

        • Constantinopla

          “Já no console o jogo tem que rodar do mesmo jeito pra todo mundo e acabou, o que faz com que os jogos sofram downgrades absurdos só pra poder rodar num hardware ultrapassado.”

          Absolutamente NADA impede a versão de PC ter tudo que a versão de console não pode rodar mas os desenvolvedores não fazem isso. Talvez por dois moptivos: ou é porque são preguiçosos ou por que o mercado de consoles importa mais do que o de PC. Por que você acha que a Sony e a Microsoft investem milhões em seus jogos que possuem escala gráfica e conceitual dos quais pouquíssimos jogos exclusivos de PC tem? Por que acha que a Rockstar está cagando e andando pro PC, lançando ports anos depois do lançamento em consoles isso quando chegam no PC? Por que simplesmente não vale o investimento.

          • Luis Carlos Pacifico

            Sim, aí o cara desenvolve 1 jogo com 200 gigabytes de espaço, prq ele tem tem que ter opções gráficas desde 1 ps4 com 1.8 teraflop até uma gtx 1080ti com 11teraflops….. Pelo amor né amigo?

          • Constantinopla

            Ei, não é culpa minha que os caras são preguiçosos.

    • Fred Oliveira

      é muito choro de sonistas, ignoram que o console tem um hardware de 2013 “ano do lançamento” e acreditam que o hardware também atualiza “online”, kkkkkkkkk

  • Henrique Assunção

    Desenvolver um jogo não tem NADA a ver com JOGAR um jogo.

    Quando chega na tua mão já está tudo otimizado e bonito, mas desenvolver e deixar redondo toma mais tempo do que tudo.

    Então por mais que os usuários tenham uma 7500 (mesmo q seja uma mentira usar isso como base), eles podem setar tudo no minimo e rodar normalmente, quando um usuário de PS4 já espera que esteja tudo otimizado e com qualidade semelhante ao HIGH dos pcs e não o LOW..

    • Isso muda muito conforme a geração avança. Hoje em dia ainda, os gráficos de PS4 e Xbox One se equivalem ao médio pra low. Só maluco acha mesmo que um PS4 vai rodar jogos equivalentes ao High, onde no PC tu precisa de uma placa de vídeo absurdamente para que ele rode direito, mas ainda assim, se o cara vai lá e joga tudo pro low, o jogo fica parecendo massinha de modelar. É só pra rodar mesmo, porque “aproveitar” os gráficos, o jogador não aproveita, né.

      • Thiago Barros

        Isso só comprova oq o cara falou, no começo da geração o ps4 segurava o tranco, hj já tá sofrendo, imagina daqui 1~2 anos… As devs ficam ancoradas em tecnologia velha pra poder lançar em um jogo.

  • Bruno Gomes

    Se o ps4 é um PC de 4,5 anos atrás e o XBOX ONE?

    • O Xbox One tem 1,3 teraflops de potência na GPU, por isso que em muitos dos casos os gráficos no console da Microsoft ficam devendo algo em relação os gráficos do console da Sony

  • Willahelm

    Fica tbm a questão, pra montar esse PC top vc gasta no mínimo 2/3x o valor de mercado do PS4 (1300 reais o slim, 1600 o pro) e é amplamente mais fácil pro público geral comprar o console

    • Eduardo RFS

      hmm +- a grande maior parte dos brasileiros já tem um PC uma RX 470 quando tava normal o preço era 800 reais, com um g4560 da o que? 1200? 8gb de ram 300 reais e uma fonte de 300w da seasonic 50 reais, Isso claro se a pessoa n tiver ram, nem fonte, nem uma CPU decente

      • Willahelm

        Essa configuração que tu descreveu não é acima do ps4, tô dizendo pra montar uma do nivel ou superior ao ps4 vindo do 0, conta aí Fonte, unidade de refrigeração, processador, placa, memória, motherboard, hd, unidade de leitura… Se tu conseguir uma configuração do nível do ps4 com menos de 1200 reais me avise

        • Eduardo RFS

          oi? uma rx 460 é superior ao ps4, uma rx 470 é no minimo 2x mais forte e contei fonte, ram, mobo, gpu unidade de leitura por? g4560 é no minimo 30% mais forte que a cpu do ps4, isso sem contar no detalhe que ele tem um single brutalmente maior

          gtx 1050 – 550
          g4560 – 300
          mobo lga 1151 – 330
          fonte seasonic 300w – 50
          8gb ram – 350
          hd 1tb – 200

          1780 reais

          porém como falei, a maior parte das pessoas já tem algo disso ai, HD virtualmente todo mundo tem, o que reduz para 1580

          • Eduardo RFS

            lembrando que o ps4 slim você acha por 1200, o ps4 original é mais caro

        • Gustavo Rodrigues

          Esse PC que o Eduardo montou já é melhor que um PC, em processamento então, MUITO melhor.

          Sem contar que é um PC né, você instala o que quiser, usa pra trabalhar, pra navegar, e não só pra jogar ou ver netflix..

    • Jefferson Pio

      Pra quando saiu o ps4 não saiu mesmo valor e já dava para montar fácil um pc que roda-se os games bem mais do 60fps ferinha

    • Guilherme Soares

      Isso é verdade no seu PRIMEIRO PC! A longo prazo essa conta saí muito mais barato e não é necessário SONHAR COM RETROCOMPATIBILIDADE porque o hardware evolui porém o sistema continua compativel com o que foi desenvolvido a anos.

      1 console por cada 2 anos lançado em média, com valor medio de 2000 no lançamento.

      Vou usar meu pc de exemplo

      comprei em dezembro de 2011 todas as peças, estamos em 2017 no meio e ainda jogo tudo de 10 12 anos atras e não troquei nenhuma peça do PC, jogo os lançamentos com boa qualidade e taxa de frames. Gastei na epoca 3500 para montar essa máquina ao todo. Porém vendi o antigo pc por 1000, o que chegamos ao investimento LIQUIDO DE 2500. Não tive de comprar jogos novos, pois o que rodava no pc que tinha só rodou melhor. O que comprei novo rodou maravilhosamente bem.

      Faça a conta, para cada vez que o jogador teve de desfazer do console comprar 1 novo e pagar pelos CARISSIMOS jogos de tal eu sai cada vez mais no lucro.

      PC Caro é o primeiro, se fizer uma compra inteligente pensando a longo prazo mais para frente o que é necessário trocar? Placa de vídeo TALVEZ, colocar mais memoria RAM?

  • Merson

    Eles podem até “atrasar o desenvolvimento” mas independente disso eu não irei parar de jogar em consoles mesmo que tenha que ficar só dessa 8° geração pra traz
    Eu tenho um PC potente mas PC pra mim é trabalho e jogos pirata sempre que possível, além da comunidade pc gamer ser mais babaca que a de consoles, eu não tenho paciencia pra ficar nessa de “requisitos minimos, máximos, configuração de placa, uso de cpu, ram e mimimi mimimi ” eu quero é colocar o jogo, jogar e me divertir. Além de eu não ter dinheiro pra manter o meu pc sempre atualizado, porém eu tenho dinheiro pra comprar um console e jogos pra ele, entâo eu sempre irei escolher console ao invés de pc

    • Eduardo RFS

      manter pc sempre atualizado é uns 500 pila por ano kkk vende o old e pega o novo, botei 50(mais 20 de frete) reais para sair de uma r7 360 para uma rx 460

      • Merson

        Não só de placa de video vive um pc “atualizado” então pra manter ele totalmente atualizado fica muito mais que 500 pila, um jogo custa uns 200 e eu não preciso me preocupar se vai rodar ou não

        • Eduardo RFS

          não precisa se preocupar se ele vai manter 60fps ou não também …

          • Merson

            Pc tem a midia fisica? Não, então já perdeu vário pontos ai
            Vale a pena ser da comunidade pc gamer? Se for pra zuar console e falar esse “master race” pra todo canto…sim.
            Pode até ser esse 500 mesmo(duvido muito) mas vou ter que configurar placa, pagar instalação, todo jogo que eu pegar não terei certeza se vai rodar liso, mais a preocupação com vírus, mais a preocupação com super aquecimento pois só um water cooler pra não dar ruim e isso é caro, mais a manutenção do water, mais uma cadeira gamer que também não é barata, meu consoles eu jogo tranquilo deitado na cama, mais o periféricos, pois ter um pc ultra e periféricos bosta não adianta nada, mais um no brake que segure isso tudo também não é barato, só com gastos “externos eu já teria comprado um ps4 slim e mais uns 15/20 jogos fácil e todos em midia física, então não, não vale a pena largar os consoles independente do que aconteça

          • Eduardo RFS

            ué e desde quando game em console roda liso? HUOASHUOHUO

          • Merson

            Tem jogo melhor não? overwatch, dota 2, csgo, league of legis? Rambo é mais divertido.
            Que hora que eu disse que midia fisica é vantagem? Eu disse que prefiro, e você não aceitando que PRA MIM console é 1000 vezes superior ao
            PC é a prova que essa comunidade é mais lixo que a de consoles.
            Então aceite que PRA MIM, PC é trabalho e problema e consoles são tranquilidade e diversão
            PS: Até hoje eu não precisei reclamar de jogo nenhum meu que tenha vindo todo cagado na minha plataforma

          • Eduardo RFS

            primeiro sua opinião tem valor nenhum, segundo são os jogos mais jogados do mundo por algum motivo, o único que está sendo “lixo” aqui é você, caso não tenha notado

          • Eduardo RFS

            adoro essa ideia que opinião é argumento HUOASUHOUOH

          • Merson

            Ui gente…..ficou putinho porque falei mal da plataforma dele.
            Não sei se você tem algum disturbio mental mas VOCÊ RESPONDEU AO MEU COMENTÁRIO SEM VALOR, então sim…..você está sendo o lixo, quando poderia apenas ter aceitado a minha opnião e rolado o scroll.
            E não é só isso eu chamei a COMUNIDADE de lixo, se você ficou putinho é porque se encaixa nela, a carapuça serviu
            HUOASUHOUOH

          • Eduardo RFS

            não tou putinho não relaxa, lixo por? ASUHOASHUO não tenho nenhum motivo para aceitar sua opinião

          • Eduardo RFS

            mlk é full toxico e fica chamando os outros de toxico, so funny

          • Merson

            EU? full tóxico? VOCÊ respondeu o MEU comentário, se você tem algum cérebro ai, usa ele por favor tá precisando.
            Aceitando ou não a minha opnião, porque você veio tentar mudar ela? você nem me conhece. E porque eu chamei a comunidade de lixo e você ME chamou de lixo? Você ainda não me respondeu…..ainda estou intrigado
            Pensei que teria uma dicussão saudável expressando a minha opnião mas veio bem um hater me responder……que azar
            So sad

          • Merson

            Hater não…..acho que fanboy se encaixa melhor

          • Merson

            O que você tá ganhando defendendo a sua plataforma em um comentário aleatório na internet? Fps? Grafico?

          • Eduardo RFS

            minha satisfação é um ganho muito bom para mim

          • Merson

            Como detectar um hater/fanboy:
            Fala que não aceita minha opnião mas acha ela concreta WTF???
            Até agora eu não acreditava mas é verdade…..hater/fanboy você tem que ignorar pois ele não para.
            Então……valeu falow fanboy

          • Eduardo RFS

            oi falei que sua opinião é concreta? wtf

          • Eduardo RFS

            “em momento algum falei algo que não seja concreta”

          • Eduardo RFS

            fanboy por? em momento algum falei algo que não seja concreto, todos os argumentos são completamente plausiveis …

          • Eduardo RFS

            eu te chamei de lixo? HUOASUOHHUOA o que tem eu responder seu comentario? se eu respondo ele eu sou tóxico?

          • Eduardo RFS

            outra falacia, quer dizer que se eu fico puto com um nazista é por que sou um nazista?

          • Eduardo RFS

            o preço de um dualshock 4 é o do meu teclado quick fire tk(mto bom) e midia física é uma vantagem? perdão n considero midia física uma vantagem

          • Eduardo RFS

            sem contar que você vai poder jogar games competitivos, overwatch, dota 2, csgo, league of legis, para que um water cooler?(eu tenho um h90, mas é por que tava com money sobrando)

          • Eduardo RFS

            pagar que instalação? Cara montar um PC é tarefa para criança, meu PC mesmo acho que desde meus 12 anos é montado por mim(naquela época financiada pelo papai)

          • Eduardo RFS

            jogar deitado … você pode ter um controle sem fio no PC tb, tava com um dualshock 3 aqui a uma semana(não que eu goste de jogar deitado)

          • Eduardo RFS

            sem contar que você pode ter um teclado e mouse bosta, n vai fazer muita diferença na maior parte das vezes, só comprei o meu teclado por que é mto bom para programar pqp que coisa deliciosa para escrever. 15/20 games? HUOASHUOHUO que games são esses, por que mesmo se você acha midia física por 100 reais(a maior parte que já vi era mais caro), isso da 1500 reais.

            Você não precisa ter um PC ultra pika para rodar em 1080p60, para rodar em 1080p30 é o mesmo preço de um PS4 g4560 e uma RX 460 já fazem isso lindamente e custa +- 1400 reais, isso claro se você não tiver um PC em casa, maior parte dos br tem

          • Merson

            E como eu disse eu prezo pela diversão, não estou nem ai pra gráficos e fps.
            No console eu pego o controle, coloco o jogo, deito na cama, e me divirto.
            No dia que um pc tiver isso(duvido) ai eu posso mudar a minha opnião

        • Eduardo RFS

          e bom sim com 500 reais por ano você mantem 100% atualizado, mobo é um pco mais difícil de vender, mas processador não lança todo ano nem precisa comprar todo ano, fonte dura fácil fácil 1 década se for boa, HD também não precisa trocar(mas é dahora ter um ssd).

          Para manter atualizado é GPU todo ano praticamente, processador a cada 2-3 anos e placa mãe quando socket mudar, da menos de 500 reais por ano mesmo

        • Eduardo RFS

          Sem contar que mesmo nessa RX 460 eu tenho quase ctz que quase todo game roda atualmente, no low mas roda, bom melhor que no ps4 quase sempre kkkkk

  • Sil vino

    Ainda o pessoal tenta comparar o PC e consoles… mesmo que atualmente sejam de arquiteturas bem semelhantes, nos consoles o nível de otimização é melhor, seja por competência ou por necessidade. O legal disso é justamente ver o quanto dedicada uma desenvolvedora é na produção, fazendo o máximo pra extrair o melhor daquele hardware padronizado e assim se sobressaindo em relação as outras produtoras. Basta ver o MGS V que roda bem até num x360 de 2005! Que placa de vídeo roda isso? uma de 2010? Eu concordo que os atuais consoles vieram fracos em processamento bruto, mas no geral as produtoras pediam mais memória RAM, e isso foi atendido. Por fim, trabalhei com PCs por nove anos e hoje tenho por mim que os usuários de PC que ficam analisando benchmarks são os maiores chatos que existem.

    • Eduardo RFS

      “nos consoles o nível de otimização é melhor” besteira … o mesmo código que roda no PC roda no console, diferença que nos consoles o jogo é capado de particularidades, veja o GTA V de PS4 e o médio do PC, o do PS4 é um pco mais desbotado.

      Ninguém desenvolve um jogo 2x

      • Naewulf

        n chuta não jovem…

        • Eduardo RFS

          n tou chutando, é uma noção clara qeu qualquer programador vai ter

          • Naewulf

            Qualquer programador não, mas talvez um inexperiente q n sabe nem oq eh arquitetura, sdk/api ou shader. Dá uma lida nesse artigo pra vc ter uma ideia melhor sobre oq c ta falando e evitar passar vergonha no futuro: http://www.gamasutra.com/view/news/222363/What_exactly_goes_into_porting_a_video_game_BlitWorks_explains.php

          • Eduardo RFS

            primeiro, artigo de 2014 quando o ps4 tinha acabado de ser lançado, e eu não sei o que é sdk, api ou shader? HSAHUOUOASH wtf eu só falei que o mesmo código roda em todas plataformas, que de grande optimização não tem nenhuma HOUHUOASHUO

          • Eduardo RFS

            e o que tem no artigo? não vi nada demais, o artigo fala do port de um game escrito em C# o que é completamente diferente de 99% dos games, é igual um port de minecraft, é basicamente reescrever o jogo e ainda assim reescrever o jogo não quer dizer optimizar, afinal o algoritmo é o mesmo.

            “So we had to rewrite some parts of the drawing code and optimize a few shaders to particularly fit each console.”

            isso é o que acontece com os consoles antigos, você reescreve apenas uma parte da engine, não todo, apenas o necessario, diminui o bottleneck. Estou falando de consoles como ps4 / xone(x86), ds / 3ds / nintendo switch (arm).

            Que não tem nenhum truque mágico como o chip cell do ps3, ou a arquitetura power do xbox 360 e os wii, ok power não é tão mágico como chip cell mas ainda assim é mais problematico.

  • Gustavo Rodrigues

    E digo mais, a tendencia é piorar, o desempenho das placas de vídeo dobrou nessa geração, vimos uma 1070 com desempenho de Titan X e mesmo preço de 970, ou seja, até o Scorpio (Xbox One X) já vai estar muito defasado em no máximo dois anos quando lançarem a nova geração de placas de vídeo. Os consoles como conhecemos devem acabar, na minha opinião, não tem como ficar lançando um Ps Pro a cada 2 anos.. Uma maneira de resolver isso seria consoles modulares, onde você compra o aparelho e vai trocando kits de memoria, gpu e cpu. Continuará algo bem otimizado, menos fragmentado que o PC, e muito mais escalável do que atualmente. Quer rodar o jogo a 30 fps? Compra o PS5 default, quer 60 fps em 2k compra o kit “pro” e assim por diante.. A evolução do hardware está gigantesca, a ponto de não compensar ter uma caixa engessada mais..

  • João Gabriel Albuquerque Ito

    Cara… Essa tua analise ai (desculpa mesmo) eh ridícula… Nao da pra comparar o desempenho de um pc e um console dessa maneira… Pc gamer que seja… Sao duas maquinas feitas pra coisas diferentes… Por mais que a gente jogue no pc tbm…. Além de que nao eh soh a placa de video que influencia no desempenho do pc. Eu posso ter uma gtx780 mas uma bela memoria, um i7 com clock alto, posso usar duas gtx780, enfim… E se uma pessoa que programou no ps4… E em varias outras plataformas… me diz que o console eh pior que o pc pra progrmar, eu vou confiar no programador. Acho que vc deixou muito mais claro como vc eh fã do console do que como o programador pode ter se equivocado.

    • E de que maneira dá pra comparar então? Desculpe, mas a tua explicação de como a minha análise foi ridícula simplesmente ficou sem sentido nenhum, e o exemplo que tu usou, Core i7 + GTX 780 é obviamente superior ao de um PS4.

      A questão é a seguinte: qual é o papel do processador num PC gamer? Não servir de gargalo pra placa de vídeo. Se tu tem uma placa de vídeo GTX 660 e um Core i5, teu desempenho vai ser X, se tu tem a mesma GTX 660 mas um Core i7, o teu desempenho quase não vai mudar, porque praticamente todo o esforço de rodar o jogo tá na placa de vídeo.

      Agora, a coisa muda de lado se tu tem uma GTX 1070 e um Dual core ou se tu tem uma GTX 1070 e um Core i7. É óbvio que memória ram e HD influenciam, mas o ponto principal de discussão mesmo é a placa de vídeo e basicamente ela.

  • Bervanio Silva

    Cara a questão é a seguinte: jogos para computadores são criados apartir do poder das plataformas de consoles aí vem a pergunta é pq isso afeta tanto assim: simples se os jogos de PC fossem baseados nas placas de vídeo mais potentes do mercado o patamar seria outro imagina uma produtora querer fazer um game para todas as plataformas e tá sendo forçada a usar o máximo que um console usa nesse caso só 1.80 TF imagina como seria um game com a liberdade de usar 13 ou 15 TF é quase 10 vezes mais processamento gráfico… Ah mas o PC é uma plataforma diferente: exatamente por isso que tem que nivelar o patamar levam muitos anos para um game ser totalmente desenhado e modelado. Desse modo levariam mais anos para fazer um game totalmente modelado para PC pq tudo poderia ser melhor e ele está totalmente certo se fosse baseado na plataforma PC os games seriam muito mais bonitos graficamente é muito mais pesados tbm e os consoles mal iriam rodar no gráfico mínimo apesar de ainda ser muito bonito mas é por isso que os consoles são uma âncora msm pra mim o game que tem lindos gráficos como ffxv se tivesse uma versão toda focada em PC podendo usar tudo de uma máquina muito potente seria muito mas muito mais bonito sem a menor sombra de duvida

    • Faz um jogo baseado em 3 teraflops e tenta vender mais do que 300 cópias pra ele. Tu vai gastar milhões fazendo o jogo e, em troca, receber 20 reais em vendas. Parece um negócio infalível, né?

      • Bervanio Silva

        Mas o PC é uma plataforma que tbm vende bem jogos não são só consoles e para pra analisar se o msm game que vc roda sofrendo em um console a 30 fps tivesse no PC com gráficos muito melhores mas muito msm rodando Luisinho seus 60fps ou mais depende do bolso de cada 1 vc iria ficar babando pra jogar é normal infelizmente a base é sempre por baixo por isso é “base” se já tirassem pelo topo é diminuíssem para as outras plataformas seria muito melhor do que ficar disfarçando a superioridade absurda de um pc

      • Gustavo Rodrigues

        Jogos de PC só não vendem mais pq existem consoles baratinhos que rodam os jogos bem pior. O mercado de games no PC não acabaria se os consoles parassem de existir, muito pelo contrário, iria se expandir gigantescamente, assim como o nível da tecnologia empregada nos jogos…

  • ggggg

    só tem especialista nos comentarios ein? kkk pc é superior sempre, e os consoles ja estão penando, se prefere a facilidade dos consoles vai nessa, se vc é mais chato e quer tudo no maximo vai no pc. é simples, vao discutir na casa do car@#$$

  • Pra mim, o mundo dos jogos não deveria focar tanto em potência e hardware e sim no entretenimento (como era antigamente). A diferença do PC para os consoles é que no PC tu consegue jogar com mais agilidade devido o teclado/mouse e nos consoles tu consegue jogar exclusivos, eu procuro ver dessa forma.

    Sei que existe o outro lado onde tu pode conseguir jogar o jogo X com melhores gráficos/performance no PC ou console Y, porém essa fase não deveria existir, mas como já entramos nela não deixará de existir mais, A Sony e Microsoft já acabaram com o modelo de geração de consoles, ja era ter um console “atual” por 3/4/5 anos, agora a cada 2 anos vai sair um novo console com hardware/arquitetura atualizados para saciar o avanço tecnológico das resoluções/tvs etc, os gamers começaram a adquirir tvs/monitores 4K e logo surgiram as versões dos consoles que suportam essa resolução, logo logo estaremos vendo consoles para 8K, 16K etc.

    A Microsoft foi ousada ao anunciar o Xbox One X, realmente é um console poderosíssimo, a Sony com o PS4 Pro vai aguentar por mais alguns anos (talvez, devido seus magníficos exclusivos), mas com a chegada do One X, muitas pessoas que eram “PC Gamers” devido ao PC ter um hardware mais forte e rodar os jogos com melhor framerate etc vão reconsiderar e pensar duas vezes antes de atualizar seu PC com uma nova placa de vídeo que custará quase o preço do One X, eu depois do SNES só tive PC, há 15 anos jogo no PC, comprei um PS4 Pro pelos exclusivos e por ser o atual da Sony, mas confesso que, entre manter meu PC atualizado para jogar os lançamentos que saem para o Windows e investir em um Xbox One X (devido ambos terem os mesmos jogos), está valendo mais a pena investir no One X.

    Resumindo, amem os jogos e não hardwares, hardwares são trocados, experiências com os jogos são únicas e é delas que você vai se lembrar daqui há 20 anos.

  • Emanuel Schott

    Não acho que ele esteja errado não. A 750ti que você usou como exemplo, tem menos poder de fogo que o PS4 mas roda grande parte dos games em 1080p/60fps. PS4 não consegue isso, Xbox One pior.

  • Marcus Vinicius

    É uma burrice, 70% da base de The Witcher 3 são consoles. Se não existisse essa base de consoles, COM CERTEZA, os jogos teriam gráficos ainda piores dos que os atuais, pois não compensaria investir milhões para vender pouco. E, logo, a corrida por melhora em hardware para jogos estaria parada há gerações. Logo, oss consoles são os motores e âncoras.
    http://www.eurogamer.pt/articles/2015-09-24-the-witcher-3-vendeu-muito-mais-nas-consolas-que-no-pc

    • Gustavo Rodrigues

      O contra argumento é simples, se não existisse console mais gente jogaria no PC e os gráficos do jogo seriam melhores. Se não existissem os PCs o jogo continuaria igual ou pior do que foi lançado. Então é ancora sim…

      • Marcus Vinicius

        Não teria mais gente jogando no pc pq ele sempre é o dobro do preço de um console.

      • Luiz Gustavo Ribeiro

        Como se fosse simples assim. Muitos que opetam pela praticidade do console, sem eles, não jogariam. Ou vc realmente acha que em terras tupiniquins, além de se preocupar com o preço, a pessoa tem q se preocupar com instalação de hardware, o povão iria se jogar de cabeça em PC de altíssimo desempenho? Tá em que mundo, amigo?

  • Bervanio Silva

    Ah mais uma coisa a sua análise foi fraca não pelo fator de ser um comparativo ruim mas sim pela base que vc trouxe na matéria se vc prestar atenção o cara não falou que acha os consoles a pior porcaria do mundo ele só disse que se fossem baseadas em PCs as qualidades de games seriam muito superior ao que está hj em dia blz

    • Luiz Gustavo Ribeiro

      Ah, vá… Não diga.

  • vencelog

    se os consoles estão atrasando os jogos, por que logicamente não fazem um jogo que terá gráficos ultra realistas que nenhum console vai consegui rodar igual? ai donos de consoles vão perceber que o console vai está ultrapassado e ver que o pcé melhor segundo o cara lá

  • Fred Oliveira

    É besteira por ter usado o PS4?

    Vamos para um cenário real de desenvolvimento, uma empresa que vai colocar no mercado de PC um jogo, não vai mirar no topo como requisito mínimo, isso de fato vai encurtar a boca do funil, no pc existe algo mágico “configurações de vídeo”, todo jogo que se preste tem, logo, é possível rodar um jogo novo em um PC de alguns anos de idade.

    Sim, a potência do PS4 equivale a um PC bom de 4 a 5 anos.
    Quer falar de teraflops?
    Vamos pegar a placa Gforce 580, ela tem 1.5 tf, taxa de transferência de 192,4 de transferência, então podemos concluir só olhando estes dados que a placa “somente ela” entrega um desempenho similar ao do PS4?

    Um olhar leigo diz que sim, porém vale lembrar que o console foi lançado em 2013, com tecnologias da época, logo, tudo que foi criado após, como recursos de vídeo avançados que foram introduzidos pela Nvidia em 2015, 2016, não somente o PS4, mas o Xbox One também não suportam, por literalmente ser um hardware lançado a 4 anos.

    Será que é tão leigo assim ou é apenas desonesto?

    Consoles tem ótimo desempenho em jogos por ser um hardware otimizado para jogos e serem fixos, diferente dos PCs que são diversas gerações com hardware diferentes e sistemas operacionais diferentes.

    Engole o choro e aceita, que doí menos.

    • Gustavo Rodrigues

      Exato!

  • nathan tortoreto

    Coitado vai ficar sem vender o jogo kkkkkkkkkkkkk

  • Inspetor Tequila

    Velho. Melhor coisa é montar um PC foderoso. Vc gasta mais com o hardware, mas economiza com jogos. E é melhor do que ficar depois trocando de console.

  • Luis Carlos Pacifico

    Ele não flw besteira, vc fez toda 1 pesquisa e não se atentou ao básico, ele disse que o ps4 parece 1 PC de 5 anos atrás, e se os consoles fossem mais potentes os jogos hj seriam melhores. E está correto. Sabe porque? Como vc msm disse a 750ti equivale ao ps4, uma placa de vídeo de 4 anos atrás, só isso por si só já dá base ao comentário do cara. Ok, aí vc diz “mas apenas 28% dos usuários da steam tem uma placa superior a essa, prq ele vai fazer jogos que exijam mais que isso?”, aí que foi o seu erro…. Vc parou pra pensar que 72 % das pessoas tem uma placa igual ou inferior a 1.7 teraflops PRQ ELAS NÃO PRECISAM GASTAR DINHEIRO COM 1 MELHOR? Por exemplo uma gtx 750ti roda todos os jogos atuais com configurações iguais ou em alguns casos até superiores a 1 ps4…. Eles não precisam prq os jogos atuais n exigem, pois os consoles capam a possibilidade de jogos mais potentes, pois as desenvolvedora qrem os 2 mercados, como vc msm disse elas n podem perder 1 mercado tão grande, vc parou pra pensar que uma gtx 1060, uma placa que lá fora custa 200 dólares, ou seja, metade do preço de 1 ps4, 399 dólares, tem 4.4 teraflops? Ou seja, qse 3 vzs mais que o ps4…. SE OS JOGOS EXIGISSEM mais que isso garanto a vc que o número na steam seria diferente, mas os jogos não exigem, prq os consoles não deixam, isso que o desenvolvedor quis dizer… Os 28% que tem 1 placa superior é prq já montaram PC pensa do no futuro, por exemplo, uma gtx 1070 equivale ao badalado xbox one X, o console que ainda será lançado tido como mais potente do mundo equivale a 1 placa que está no mercado a mais de 1 ano. Vc apenas pegou os números da steam, n pensou no prq dos números, e o prq, vai de encontro justamente ao que o desenvolvedor disse. Basicamente os usuários da steam tem uma placa equivalente ao ps4, prq montaram esse PC a 4 ou 5 anos atrás e até hj n precisam de upgrade pra rodar os jogos atuais no msm nível de 1 console…. Eu msm tenho uma gtx 760 num PC q montei a 4 anos, rodo todos os lançamentos até hj com configurações altas 60fps, vou comprar OUTRA placa PRA QUÊ? só pra ostentar? Os jogos n estão exigindo ainda….se os consoles fossem mais fortes, o desenvolvimento de jogos estaria mais a frente e exigindo mais, aí eu já teria trocado minha placa. Capitou? Vai me desculpar vc quis dar de espertão, mas saiu mais a defensor irracional de consoles na guerra console X PC de fanboys

  • Naewulf

    N eh pq a maioria dos jogadores da steam tem pcs velhos q eles deixam de ser velhos. E ok, apenas 28% dos usuarios tem mais poder de processamento que o ps4, mas em relacao à quantidade de jogos que tem na Steam, qual a porcentagem de jogos que realmente precisam de mais que um ps4 como requisito mínimo? Eu não sei a resposta mas imagino que seja MUITO a baixo desses 28%. Aposto que os outros 72% das pessoas tem acesso a mais de 90% do total de jogos da Steam mesmo com PCS com poder de processamento menor q um ps4. Quem falou besteira foi esse cara q escreveu isso aí e fez um levantamento raso de informações que não comprova nada. O ps4 e x1 nasceram na era do fullhd sem ter capacidade pra rodar seus próprios jogos em fullhd e 60fps… e isso seria o mínimo. Se isso não é defasagem não sei oq é.

  • Felipe Lino

    O pessoal fica bancando o especialista mas esquecem o fator CUSTO. Não são os consoles a ancora dos jogos, é o CUSTO. O mercado de jogos é feito por pessoas que gostam de jogar e não por entusiastas que ficam atualizando seu PC a todo momento (E tem dinheiro pra isso). Nunca, jamais, vai ser viável para a MAIORIA dos consumidores acompanharem em tempo real o avanço da tecnologia se falando de jogos pq isso é caro. É por isso que ainda existem console. Pq as pessoas esperam comprar um e aproveitar os lançamentos de jogos nele por vários anos.

  • Felipe Anderson Conceição

    Essa é uma das discussões mais estupidas que existe. Console vs PC. Tão ridicula quanto Marvel vs DC

    O pc sempre vai ter os Mods, os graficos melhorados e o escambau. Os consoles vao ser sempre mais praticos e focados no jogo.

    Vantagens de um, vantagens de outro. Não sei qual a necessidade de ta sempre dizendo que um é melhor que o outro.

    • Naewulf

      a vantagem tá em “o que vc espera” do negocio… antigamente consoles, mesmo com toda a defasagem técnica em comparação com PCs era uma compra a cada 6~8 anos. Era uma maneira de não ter q esquentar com comprar outro tão cedo, e essa foi a grande vantagem dos consoles em relação aos PCs, que tinham a vantagem de serem muito melhores em qualidade geral, então dependia muito do que vc queria. Atualmente, consoles tá saindo um a cada 3 anos… tem que pagar pra jogar online, e mesmo essa última geração ter sido a segunda que saiu na era “HD” até hj não faz o mínimo que seria rodar seus próprios jogos a 60fps e 1080p… tá ficando cada vez mais difícil defender consoles, mas ainda assim depende de oq vc espera do equipamento, e sempre que a coisa é subjetiva não existe uma verdade absoluta. Concordo com vc… toda briga q depende de opinião nunca tem fim.

  • Rafael Ciocheta

    Sinceramente, q geração chata essa. Eu digo de pessoas e não de consoles. É muita bobagem. Comprem seus consoles, pcs ou sei lá o quê e sejam felizes JOGANDO. Sem guerrinhas de declarações de “esse é melhor q aquele, PC x consoles, PS4 ou XBoxOne são uma bosta.”
    Sou de um tempo em que eu tinha um videogame e simplesmente me divertia jogando. Meu primeiro videogame foi um CCE (Atari 2600). A diversão era infinita. Depois tive diversos videogames e sempre me divertindo. Deixem essa guerrinha para a industria, não sejam infuenciados por gente que só fala merda. Quem sai prejudicado com isso são sempre os gamers que agora acham que um PS4 é um lixo.
    Se essa geração de consoles é ruim ele q pare de fazer jogos pra eles então.
    Esqueçam essas besteiras, joguem seus jogos e sejam felizes.

  • danilo agostini

    Sinceramente o Josef Fares falou isso como desculpa para os gráficos ultrapassados do seu jogo “A Way Out”.
    *Sobre a estatística de apenas 30% dos pc serem equivalente ao ps4 até acredito, conheci poucos que realmente possui um pc capaz de rodar os jogos atuais no 4k+60fps+1080p, o resto joga no “low” da vida que tem gráficos inferiores ao do próprio console.

  • Erivelton Freitas

    Aí o cara se dá ao trabalho de fazer um poste desses apenas porque não concorda que um profissional da área realmente formado e que trabalha numa empresa de prestígio do segmento, disse algo que ele não gostou sobre seu endeusado console?! Me pergunto se a declaração fosse sobre o XBO ou o NS se haveria um poste defensor assim?! Ridículo define isso aqui! E só pra constar, concordo com o desenvolvedor!

    • Luiz Gustavo Ribeiro

      Só uma pergunta: q empresa de prestígio? Ainda bem que vc sabe que o cara não é da EA, e sim de uma produtora que recebeu o abraço da EA… Duas coisas completamente diferentes. Deixa o jogo vender mal pra vc ver se a EA vai lembrar desses caras de novo. Só deixa.

  • Rodrigo Xavier

    Ainda não entendi qual foi a besteira que ele falou.
    – O PS4 está defasado e sim, equivale há um PC de 4/5 anos atrás.
    – Os consoles atrasam o desenvolvimento dos jogos e sim, eles pioram os gráficos dos jogos, até mesmo porque é necessário capar pra rodar neles.
    – Empresas não vão investir dinheiro em fazer dois jogos diferentes, um pra console e outro pra PC, por isso a indústria é cheia de ports. Logo, os consoles são âncoras de fato, pois eles têm que se basear nos hardware mais fracos, nesse caso os consoles, pois se roda no mais fraco, com certeza roda no mediano e no mais forte.

    Se quiser dizer que o argumento de existirem PCs mais fortes que consoles não é válido por eles serem mais caros e menos acessíveis, ótimo! Faz todo sentido. Mas o que ele falou continua sendo uma verdade. Independente de ser algo mais ou menos acessível, o que ele disse são fatos.

  • Guilherme Henrique

    o motivo real de se ter um console. principalmente aqui no brasil. é que vc vai ter a garantia que vc vai ter uma boa experiencia sem precisar ficar fazendo vários upgrades. talvez ele esteja certo. e o ps4 seja como um pc velho. mas. ele esquece que console é para ser algo duradouro. tipo ps2 que fez 10 anos….

  • Zel Jiruta

    Taí um game que vai passar longe de minha biblioteca. Primeiro, que eu acho a premissa uma bo$ta, gosto de co-ops, mas odeio que me obriguem a jogar unicamente dessa maneira. Segundo, considero num jogo o conjunto da obra, incluindo o estúdio responsável pelo desenvolvimento, e esse desenvolvedor é o tipo do imbecil que não merece que você compre um palito de fósforo usado na mão dele. P.S.: Não sou fanboy da Sony, tenho PS4, XB1 e um PC com I7 e GTX 970.

  • Guilherme Soares

    Só acho que falar que grande maioria não tem uma gtx 750 TI é uma grande besteira!

    A GTX 1050 TI que é bem superior e custa em torno de 800 reais em média.

    Em um vídeo com 1 PC DE ENTRADA USADO uma pessoa já mostrou que é totalmente viavel jogar com a mesma ou bem proxima qualidade dos consoles e com a taxa de fps superior ao console.

    Então sim, eu acho que os consoles são grande atraso no avanço do desenvolvimento de games.

    Vou só listar algumas coisas que compreendem isso:

    – aquisição dos DEVKITs é extremamente burocrática
    – não existe comunidade e documentação de suporte adequada para que o desenvolvimento seja rápido
    – os consoles hoje são basicamente COMPUTADORES TRAVESTIDOS (o hardware está cada vez mais próximo do PC)
    – o custo para desenvolver para CONSOLES é extremamente alto
    – o custo de cada processo de homologação de jogo (compliance) é alto e os retornos para ajustes são burros e não ajudam a resolver rapidamente as divergencias, além do que, para se submeter o jogo novamente é necessário pagar ali aquela pequena taxa de milhares de dolares.
    – a maioria dos games necessita de receber um GRANDE DOWNGRADE interno para funcionar adequadamente dentro dos consoles quando falamos de coisa muito pesadas para um PC. exemplo disso CRYSIS 2 sofreu diversos downgrades por conta do console não conseguir rodar como no PC. Outro ponto o CEO da CRYTEK foi questionado na época em coletiva do porque os Screenshots do console não estavam sendo divulgados. E a bomba veio, O JOGO É MAIS BONITO VISUALMENTE NO PC.

    Em resumo sim, a história do desenvolvimento mostra que desde o PS2 a empresas focadas não conseguem acompanhar o que está acontecendo no PC

    Tempo demais desenvolvendo um hardware específico, que quando é lançado já está bem mais atras da performance do que está sendo comercializado para os PCs.

    Deixo uma pergunta para todos refletirem:

    VOCÊ COMPRARIA UM CONSOLE SE NÃO HOUVESSEM OS EXCLUSIVOS?