Event[0] é um jogo indie que oferece uma experiência pra lá de diferente, colocando o jogador na pele de um astronauta perdido no espaço que acaba numa estação espacial habitada apenas por Kaizen, uma IA bem sentimental. Durante o jogo é necessário se relacionar com Kaizen e saber dar as respostas corretas a ela para então descobrir o que aconteceu com a tripulação e como voltar para a Terra. O game originalmente tinha 3 finais alternativos, mas nesta semana descobriu-se um quarto, que nem mesmo os desenvolvedores conheciam.

Emmanuel Corno, um dos desenvolvedores da Ocelot Society e uma das mentes por trás de Event[0] comentou através do Twitter que acabou descobrindo o final super secreto por coincidência, dando uma olhada na página do jogo no Wikipedia.

História Maluca: Eu estava vagando pela internet e dei uma olhada na página de Event[0] no Wikipedia.

A página descreve completamente o enredo, incluindo todos os quatro finais. Sim, quatro.


Como um dos desenvolvedores, designers e escritores, eu sei que o jogo possui apenas três finais. Digo, eu os escrevi.


Ainda mais maluco, isso não parece ser um engano já que a descrição do quarto final é bem detalhada, incluindo como chegar até ele.


Então nós criamos um jogo com um final tão secreto que nem nós mesmos conhecíamos. Narrativa emergente?

Segundo o levantamento do site Rock Paper Shotgun, o quarto final é fruto de um bug que os desenvolvedores deixaram passar e que contraria as leis que eles próprios definiram para o comportamento de Kaizen. O que é interessante e torna a personagem mais humana.

Se quiser saber como é o quarto final, acesse a página de Event[0] no Wikipedia ou continue lendo. Spoilers a seguir.

Só é possível chegar ao quarto final se o jogador se recusar a destruir o singularity drive da estação, se recusar a fazer o upload de sua consciência, e tiver tratado Kaizen bem durante todo o jogo. Após perguntar se ela acredita em você, Kaizen pode ser convencida de que vocês são verdadeiros amigos e te leva à Terra mesmo você não tendo destruído o drive (para chegar ao terceiro final é necessário ter destruído o drive). Depois disso você verá a mesma cutscene do terceiro final, da nave espacial indo em direção à Terra.

Emmanuel continuou falando em seu Twitter sobre o final secreto e disse que a equipe até havia pensado em incluir um quarto, diferente do que há no jogo, mas ele foi cortado antes do lançamento. Para os curiosos, há um vídeo do quarto final, obviamente repleto de spoilers:

Essa é mais uma daquelas histórias que só os videogames nos proporcionam. A inteligência da IA de Event[0] impressiona a todos que o jogam, mas ela mesma criar um final não pensado pelos desenvolvedores é algo muito maior do que se poderia esperar.


Você já faz parte do nosso Grupo no Facebook? Faça já parte e interaja com os redatores e outros leitores do site! Link para o grupo: https://www.facebook.com/groups/criticalhitscombr/

Gostou? Compartilhe!


Torne-se um patrão do site!

Você sabia que ao tornar-se um patrão do Critical Hits, você ajuda o site a continuar crescendo e ainda ganha vantagens exclusivas como acesso a um design mais clean sem propagandas, Critical Cast 5 dias antes de todo mundo e acesso ao nosso grupo secreto no Facebook/Whatsapp? Torne-se já um patrão você também!

Você já ouviu o Critical Cast dessa semana?


Rafael Oliveira faz análise de jogos, filmes e séries regularmente para o Critical Hits, além de postar notícias e artigos esporadicamente. Acha que Shadow of the Colossus é o melhor jogo já feito, é fanboy de Steins;Gate e tem um lugar especial no coração para Platformers, RPGs e Metroidvanias.



  • Anderson Dos Santos

    Bem legal. Um bug que acabou ajudando o jogo rs.