A situação do povo da Venezuela é tão dramática que recentemente fizemos uma matéria aqui comentando sobre como 1 Gold de World of Warcraft já valia mais do que 1 Bolívar, a moeda venezuelana, mas, como era de se esperar, mais casos bizarros como esse começaram a surgir, e um deles está acontecendo dentro do MMORPG oldschool Runescape.

Segundo uma matéria de um jornal venezuelano publicada há cerca de três semanas, há muita gente no país farmando gold em Runescape para poder se sustentar, e isso acabou rendendo um guia no Reddit, postado por um jogador. O guia em questão era um guia de “como matar venezuelanos que estão farmando gold dentro de Runescape”, afinal de contas, farmar gold dentro do jogo não seria uma atitude legal, e, na verdade, é algo altamente condenável pelos jogadores.

O interessante é que, após essa postagem no Reddit, a repercussão da comunidade não foi defendendo quem mata os gold farmers, e sim defendendo os venezuelanos que estão farmando dinheiro dentro do jogo para não morrerem de fome por não ter outra alternativa viável dentro do país.

Comentários como “não é esse post que me decepciona, é o racismo evidente e os comentários exagerados de quem não faz ideia de como é virar numa situação onde a sua economia está efetivamente em queda livre”, podem ser encontrados no tópico, que foi fechado por um moderador.

De acordo com a postagem, é possível ganhar entre 2 e 3 dólares por hora farmando gold dentro do jogo, o que já paga mais do que a maioria dos trabalhos com curso superior no país. De acordo com o The New York Times, a inflação achatou tanto os salários que o salário mínimo do país equivale a cerca de 5 dólares por mês, ou seja, é possível tirar um salário mínimo do país com cerca de 2 horas de trabalho dentro do jogo.

Depois de farmado, o gold era vendido em lojas virtuais do mercado cinza de Runescape, com os pagamentos geralmente sendo feitos em dólar, bitcoin ou outras criptomoedas.

Recentemente, a publisher do jogo nerfou um dos chefes do game, conhecido como Zulrah, que dava cerca de 5 dólares em itens por dia caso os jogadores farmassem ele. Depois do nerf, o chefe acabou deixando de ser economicamente viável, e provavelmente dificultou a vida de alguns jogadores do país.

Além dessa alternativa, há muitos venezuelanos minerando criptomoedas, como o Ethereum e o Monero, que também acabam sendo alternativas mais rentáveis do que trabalhar 40 ou mais horas por semana em diversos trabalhos.


Você já faz parte do nosso Grupo no Facebook? Faça já parte e interaja com os redatores e outros leitores do site! Link para o grupo: https://www.facebook.com/groups/criticalhitscombr/. Já está lá? Curta também a nossa página do Facebook!

Gostou? Compartilhe!


Torne-se um patrão do site!

Você sabia que ao tornar-se um patrão do Critical Hits, você ajuda o site a continuar crescendo e ainda ganha vantagens exclusivas como acesso a um design mais clean sem propagandas, Critical Cast 5 dias antes de todo mundo e acesso ao nosso grupo secreto no Facebook/Whatsapp? Torne-se já um patrão você também!

Você já ouviu o Critical Cast dessa semana?




Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.

  • Alexander Muhl

    Fake do Caralho. spot de farm no runescape são todos safe, Não tem necessidade nenhuma de ir em zona pvp.

    • Marcos

      OSRS, East Green Drags, area pvp.

      • alcides

        só lvl 80- farma green drag,esses cara que farmam gold pra sobreviver se dedicam muito ao jogo,no caso eles vão fazer grind endgame farm.

    • Gabriel

      Lava dragons, recarregar dragonstone na Fountain, Callisto, Venenatis, Scorpia, Crazy Archeologist, Wilderness slayer, Resource Arena, Green dragons, Elder Chaos Druids (se dropar vestimenta é bank made), Black chins, farmar medium clue com ring of welth, farmar giant key nos hill giant……..

  • Rafael Silva

    2-3 dolares por hora, isso é mais do que muita gente ganha no Brasil!

    • Gabriel Krallzy

      $2~3 por hora não é o lucro, ainda tem o custo de eletricidade, internet e eventuais custos com o computador. Alem disso, a Venezuela tem controle de cambio, ou seja, seus dólares são vendidos por um valor bem abaixo do valor que realmente valem.

      • Alex

        dolar no câmbio oficial venezuelano (artificial) vale pouco, no cambio paralelo vale muito mais, 1 dolar no cambio paralelo equivale a 18.000 bolivars. A internet de 1mb na venezuela custa 7 dolares, Energia elétrica não achei, mas já da pra ter uma ideia que 2 dólares por hora na venezuela é ser rico

        • Robson P. Santos

          A energia lá é uma das mais baratas do mundo.

    • Lucas Barroca

      2-3 USD/h eu tambem quero farmar em kkkkk

      • Filipe Ribeiro

        Imagina, nós aqui do Brasa ganhando 9 conto por hora…

  • Pedro Oro

    Não entendo…eles vendem por dolar oas golds virtuais?

    • Dólar, bitcoin e outras criptomoedas

    • Shawan De Campos Almeida

      sim eles vendem as moedas ou itens que juntam (usando bots nas habilidades de coleta ou matando monstros) em certas áreas de risco pra juntar itens caros tipo madeiras pra upar skills (flecthing e firemaking), minérios pra smithing e peixes pra cooking por moeda real….

  • Yamato

    Com o chinês pobre trabalhando na gold farm ele não se importa, só pq a venezuela tá na mídia que ele liga agora.

  • Tiago Antunes De Souza

    mas e os custos de internet e eletricidade?

    • Tiago Barisão

      internet não sei, mas combustivel la é quase de graça , energia provavelmente tbm deve ser

    • Alex

      se o rendimento fosse negativo eles não estariam fazendo isso…

  • alcides

    “Recentemente, a publisher do jogo nerfou um dos chefes do game,
    conhecido como Zulrah, que dava cerca de 5 dólares em itens por dia caso
    os jogadores farmassem ele. Depois do nerf, o chefe acabou deixando de
    ser economicamente viável, e provavelmente dificultou a vida de alguns
    jogadores do país.”

    Zulrah mesmo com o nerf de 30% no loot não deixou de ser uma das melhores formas de fazer rsgp, continua viável e dando uma grana violenta por hora, uma das fontes que mais da dinheiro no jogo.o “nerf” foi uma forma de
    balanceamento pra equilibrar a economia do jogo.Com gear decente se o cara joga 8 horas por dia ele faz $18~22 em loot fácil,que com toda certeza é mais do que o setor de comércio paga por dia aqui no Brasil,e ainda tem gente que tira sarro da venezuela,triste né.

    • Gabriel

      Ia comentar isso!

      • Hildefran Fontes

        como assim ninguém falou de raids? fazia naquilo uns 400m cash mensal facil kkkkkkkkkk

    • Kks Burn

      Tu falou tudo certinho, só cagou no final… Nem sei se é de tirar sarro, mas economicamente, não se pode viver com o trabalho deles lá.

    • Edson Freitas

      Vou é fazer uma grana extra no Runescap kk

  • José Vinícius

    Estudante de direito aqui em Brasília….. E com 3 dólares a hora meu amigo… Até eu vou farmacêutica… Onde tem esse tutorial se pelo amor de deus

  • Joao Carlos

    Vender gold é condenável, comprar não. =p a verdade silenciosa dos games.

  • Quando seu país tá tão quebrado que o único método de ganhar dinheiro é com jogos virtuais.

  • Nego é ruiim.

  • Esses jogadores poderiam fazer um esquadrão de caça a bots em diversos mmorpgs. Seria muito mais útil para qualquer comunidade gamer