A luta contra a pirataria sempre foi e provavelmente sempre será uma das grandes constantes da indústria de games. Enquanto alguns desenvolvedores conseguem garantir que o jogo não seja pirateado tão facilmente, outros parecem não ter a mesma sorte.

O sistema anti-pirataria Denuvo é hoje uma das principais escolhas quando o assunto é proteção. Até um tempo atrás, o sistema era conhecido por sua robustez e complexidade, fato este que dificultava bastante a vida de quem se aventurasse a cracker alguma jogo. Fifa 17 por exemplo, exigiu meses de esforço até que suas proteções fossem burladas e o jogo disponibilizados de maneira “não-oficial” na internet.

Já Shadow of War parece não ter tido a mesma sorte, já que as proteções foram burladas em menos de um dia após o lançamento do jogo. Segundo o site DSO Gaming, é só uma questão de dias até que as primeiras versões do game crackeado comecem a aparecer por ai.

A ideia por trás do Denuvo é impedir que o jogo seja pirateado logo nos primeiros dias após o lançamento, já que isso impacta imensamente o volume de vendas. Entretanto, o sistema não é perfeito e exige que a desenvolvedora invista tempo na preparação das barreiras, o que parece não ter acontecido neste caso.

Shadow of War foi lançado na última terça-feira, para PC, PS4 e Xbox One.

Curta o Critical Hits no Facebook e receba todas as nossas postagens:

Gostou? Compartilhe!


Torne-se um patrão do site!

Você sabia que ao tornar-se um patrão do Critical Hits, você ajuda o site a continuar crescendo e ainda ganha vantagens exclusivas como acesso a um design mais clean sem propagandas, Critical Cast 5 dias antes de todo mundo e acesso ao nosso grupo secreto no Facebook/Whatsapp? Torne-se já um patrão você também!

Você já ouviu o Critical Cast dessa semana?


João Víctor Balestrin Sartor é colaborador e sex-symbol do Critical Hits. Admirador das boas histórias, almeja de verdade escrever um livro algum dia. Divide seu tempo entre à leitura, jogatina, trabalho, engenharia e quando sobra tempo, vive.



  • Mayo Perez

    Não tô aqui defendendo a pirataria nem nada, mas isso de que a pirataria “impacta imensamente o volume de vendas” no lançamento, é uma belíssima de uma falácia.

    • Francisco Guimaraes

      Concordo plenamente… mas ainda há fatores.. como a empresa não nos entrega o prometido, A pirataria nem impacta tanto nas vendas… na minha opinião pode até atrair mais. Pois vejam bem… o cara baixa um jogo pirata. O jogo oferece multiplayer e outras coisas… o jogo é bom… o que o usuário faz???! Compra o jogo original. Simples assim. Eu particularmente não apoio a pirataria…Mas entendo que pelo menos o público brasileiro ta fudido de grana…. então recorre a pirataria… Afinal quem tem 149 reais sobrando para comprar shadow of war??

    • Bruno Marçal Repolês

      Dependendo do jogo eu concordo. Dante’s Inferno não teve continuação por causa de pirataria. Eu acho que grandes lançamentos sofrem, mas ainda dão lucro. Mas franquias novas tem menos força. Na hora d eexperimentar um jogo muita gente prefere pagar menos e ver se eh bom que arriscar pagar o preço cheio. Mas eu soh acho que a forma melhor de evitar isso é vc dar coisas boas para ojogador. Tipo Dark Souls q o online é incrível e o cara que compra pirata não consegue jogar.

      • Unmoth

        Mas Dante’s Inferno nem saiu pra PC kkkk esse Denuvo é só pra PC, e ele é tão péssimo que pode até danificar os componentes do PC. Todo jogo com Denuvo é duramente criticado pela comunidade, vários já perderam SSDs e outros.
        A CD Projekt Red disse: “Lançamos The Witcher 3 sequer com proteção anti-cópia. Você podia comprá-lo, baixá-lo, e já passá-lo para os seus amigos. Mesmo assim, vendemos 10 milhões de cópias. Para nós, a pirataria é irrelevante: você não pode obrigar as pessoas a comprar o seu produto. Você pode tentar convencê-las. Acreditamos em investir na cenoura e não no chicote.”

        E eu concordo com ela. Se o jogo for realmente bom, a galera vai comprar. Dante’s Inferno vendeu mais de 2 milhões de cópias, pra mim isso é um sucesso pra um game estreante.
        E hoje ultimamente os jogos estão muito caros. O cara compra um game por 200 reais pra não gostar dele? Prefiro baixar pirata, testar e aí sim comprar. Foi assim com Dark Souls. Comprei o 3 depois de jogar o piratão.

        • Bryan Gomes

          200 reais? Não sei em que mundo vc está vivendo,cara. Pra um jogo sair tão caro vc ia ter que comprar uma cópia física, ai sim sai caro mas é porque o imposto/taxa de importação é de quase 75% POR CENTO. E em segundo lugar, nenhum software benigno danifica o hardware de um PC. Se o seu foi danificado você é simplesmente ignorante ¯_(ツ)_/¯

          • Weinig Engel

            Bryan, o jogo não custaria 50 reais… nos USA custa 60 dolares, na europa custa 69 euros, porque no Brasil um lançamento seria de 50 reais? imposto existe e muito, por isso eles lucram muito menos, mas nunca lançariam jogos a 50 reais xD isso é pedir para todo mundo comprar jogo no Brasil ( que delícia, eu comprando lançamentos a 15 euros fazendo a conversão ). Lançamentos são caros sim ! É foda comprar sim !

  • Bruno Da Costa Hugen

    the witcher 3 e gta 5 sao otimos exemplos de que pirataria nao quer dizer nada se a empresa faz uma obra de arte e coloca um preço justo por ela ;)