Pokémon Uranium, o jogo criado por fãs da série da Nintendo ao longo de nove anos, não está mais disponível (oficialmente) para download. O game foi disponibilizado na semana passada e teve mais de 1.5 milhão de downloads, o que, obviamente, chamou a atenção dos advogados da Nintendo que logo largaram o Wii U e as rosquinhas e foram ao trabalho.

Os desenvolvedores do jogo, um brasileiro e uma americana, receberam diversas notificações da companhia pedindo para que o jogo fosse tirado do ar e assim que não fosse possível fazer mais download dele. Agora, no site oficial de Pokémon Uranium, ele não está mais disponível.

“Depois de mais de 1.500.000 downloads, recebemos múltiplos avisos de advogados que representam a Nintendo of America. Embora não tenhamos sido contactados pessoalmente, os desejos da Nintendo são evidentes. Vamos respeitar esses desejos”, disse o anúncio no Tumblr do jogo.

“Portanto, não vamos disponibilizar links de download para o jogo através do site. Não temos qualquer ligação com os fãs que fizeram o upload para os seus servidores, e não podemos verificar se esses links de download são legítimos. Aconselhamos a que tenham extremo cuidado ao descarregar o jogo de fontes não-oficiais.”

Pouco tempo depois os desenvolvedores postaram outra nota de esclarecimento dizendo que não foram contactados pela Nintendo e resolveram remover o jogo do site por respeito aos direitos da companhia (o mais provável é de a Nintendo não ter gostado de ter sido citada como responsável).

De qualquer forma, Pokémon Uranium ainda está disponível por toda a internet e você pode baixá-lo aqui. O jogo continuará recebendo atualizações e os servidores continuarão online, então não há nada para se preocupar.

Gostou do post? Curta nossa página no Facebook e receba todas as nossas últimas novidades!

Gostou? Compartilhe!


Torne-se um patrão do site!

Você sabia que ao tornar-se um patrão do Critical Hits, você ajuda o site a continuar crescendo e ainda ganha vantagens exclusivas como acesso a um design mais clean sem propagandas, Critical Cast 5 dias antes de todo mundo e acesso ao nosso grupo secreto no Facebook/Whatsapp? Torne-se já um patrão você também!

Você já ouviu o Critical Cast dessa semana?


Rafael Oliveira faz análise de jogos, filmes e séries regularmente para o Critical Hits, além de postar notícias e artigos esporadicamente. Acha que Shadow of the Colossus é o melhor jogo já feito, é fanboy de Steins;Gate e tem um lugar especial no coração para Platformers, RPGs e Metroidvanias.