Naruto Ultimate Ninja Storm 4 encerra a série e a história de Uzumaki Naruto junto com a Quarta Grande Guerra Ninja exibida em Ultimate Ninja Storm 3, mas será que o jogo é melhor ou pior que seu antecessor? É o que vamos descobrir agora.

O jogo conta com duas modalidades para explicar o enredo, separados em modo História e o modo Aventura que será explicado em breve.

O modo História conta os eventos principais continuando de onde Ultimate Ninja Storm 3 parou, sendo contado capítulo por capítulo. A diferença aqui é que a história foi dividida e apresenta diferentes pontos de vista entre Naruto e Sasuke, permitindo que você controle ambos até que seus caminhos se conectem. Algo semelhante ao modo Separate Ways apresentado em Resident Evil 4.

Em alguns capítulos ocorrem determinadas batalhas e nelas são apresentadas os tão famosos Quick Time Events, obrigando você a pressionar os comandos que aparecem na tela para não levar um belo soco na cara. Não chega a ser nenhuma novidade, mas também não perdeu seu brilho. Diferente dos jogos anteriores onde a história não ultrapassava o conteúdo do anime, desta vez a equipe da CyberConnect 2 não seguiu as tradições e também apresentou os eventos que foram contados no mangá.

Já o modo Aventura tem como proposta fazer você acompanhar o que os personagens fizeram após os eventos do modo História. O destaque fica por conta da liberdade dada aos jogadores para explorar o mapa, conversar com NPC’s e cumprir missões primárias e secundárias, enfrentando personagens conhecidos tanto em eventos passados relembrados por eles, como eventos presentes após o fim da guerra.

O ponto negativo fica por conta da falta de conteúdo e podendo tornar-se enjoativo com o passar do tempo, revelando ser bem repetitivo, explorando cenários com espaços limitados e realizando missões sem sentido ou que não complementam em nada para a história principal como um todo. O único verdadeiro benefício do modo Aventura é a capacidade de liberar os personagens relacionados à saga Boruto (futuro filho de Naruto) e itens colecionáveis para editar seu cartão de jogador que é exibido na modalidade Batalha Online.

naruto-ultimate-ninja-storm-4-04

Na questão de jogabilidade, pouco mudou. Com botões padronizados para ataque, defesa, arremessar kunais e shurikens, recuperar chakra e consumir itens que aumentam seus atributos de ataque, velocidade ou defesa. O jogo também possui uma barra para o famoso “substituição”, permitindo atacar seu oponente pelas costas ou se afastar para recuperar sua energia. Os famosos justus continuam presentes em sua forma mais leve e também a forma mais agressiva, além do modo “despertar” de cada personagem. O modo de luta parece bem simples, mas não basta somente atacar e esperar ter uma vitória fácil, ainda é preciso saber o tempo certo para cada ação ou você irá tomar uma boa surra e não queremos isso, não é?

Um detalhe interessante a ser notado é a possibilidade de trocar de personagens no modo Batalha em Equipe. Nos jogos anteriores da série, seu personagem era acompanhado por outros dois personagens de suporte, mas em Ultimate Ninja Storm 4 os personagens de suporte também são jogáveis, aumentando o nível de entretenimento nas lutas.

Outra novidade é a adição de rodadas, algo que fez muita falta nos jogos anteriores, acabando de vez com as telas de loading e partidas rápidas. Agora com a possibilidade de jogar por rodadas, os jogadores têm a oportunidade de desfrutar de uma partida mais duradoura assim como ocorre em outros jogos de luta mais tradicionais.

naruto-ultimate-ninja-storm-4-05

Graficamente falando, o jogo continua bonito como o de costume e aproveitando todo o poder da nova geração, sendo notável a diferença no aumento de partículas e um maior nível de detalhes. Todos os personagens foram bem representados e se movimentam de forma fluída e muito bem animada, fazendo você curtir cada segundo da luta de forma tão agradável como se estivesse assistindo ao anime. A trilha sonora continua com a mesma qualidade e faz toda diferença nos momentos mais intensos da batalha. A lista de personagens jogáveis e de arenas é enorme, superando qualquer jogo anterior.

Fora os problemas que todo jogo tem, Naruto Shippuuden Ultimate Ninja Storm 4 é um jogo bonito, com gráficos fiéis ao mangá, jogabilidade simples e uma boa trilha sonora. Quem é fã da série pode cair de cabeça que não irá se decepcionar.

Review elaborado com uma cópia do jogo fornecida pela Bandai Namco do Brasil.

Will, Bill, Willian, o nosso querido colaborador é conhecido de várias formas dentro do site. Bill escreve principalmente notícias de games e é um Sonysta declarado, mas nosso Sonysta oficial continua sendo o Leo, apesar de o Bill ser o mini-Leo, salvo pela falta de massa encefálica.

Compartilhe