Hellblade: Senua’s Sacrifice foi lançado hoje e o jogo conta com uma mecânica que provavelmente vai dividir as pessoas: caso você morra muitas vezes, é game over e não tem choro, você tem que começar tudo de novo.

Atenção: pequenos spoilers adiante sobre uma das mecânicas fundamentais do jogo.

O novo jogo da Ninja Theory avisa logo após um chefe que você não tem como vencer que ele conta com um sistema de permadeath. Nesse sistema, quanto mais vezes Senua morre, mais os braços dela vão ficando sujos, até um certo ponto que essa sujeira chega na cabeça dela e, quando isso acontece, mais uma morte e Game Over.

Quando eu digo Game Over, isso significa realmente que o jogo acaba e você tem que começar tudo de novo, o seu save é perdido e você realmente tem que começar um novo jogo.

O game pelo menos avisa conforme você vai morrendo que você não pode fazer isso tantas vezes, e Senua olha para o braço dela ficando cada vez mais sujo a cada morte, mas é claro que isso acabou gerando um debate no Twitter com jogadores posicionando-se contra e jogadores posicionando-se a favor dessa característica.

O que vocês acham disso? Eu acho uma mecânica interessante porém vale ressaltar que nem todo mundo tem os dois braços ou até pode usar os braços para jogar. Deveria haver um certo modo de acessibilidade para jogadores deficientes conseguirem chegar ao final do jogo, não é mesmo? Poderia ser chamado de easy mode ou algo do tipo, não sei, mas seria legal da Ninja Theory se eles liberassem esse tipo de modo numa atualização mais pra frente, mantendo essa mecânica fundamental do jogo no modo normal dele.

Gostou do post? Curta nossa página no Facebook e receba todas as nossas últimas novidades!

Gostou? Compartilhe!


Torne-se um patrão do site!

Você sabia que ao tornar-se um patrão do Critical Hits, você ajuda o site a continuar crescendo e ainda ganha vantagens exclusivas como acesso a um design mais clean sem propagandas, Critical Cast 5 dias antes de todo mundo e acesso ao nosso grupo secreto no Facebook/Whatsapp? Torne-se já um patrão você também!

Você já ouviu o Critical Cast dessa semana?


Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.



  • Marcus Veríssimo

    Agora imagina se a moda pega e botam isso em um Dark Souls da vida 😂

    • Arthur de Castro Silva

      É interessante que, dentro dos conteúdos excluídos do Demon’s Souls, existe menção a algum tipo de modo de jogo com “Permadeath”, mas não tem muito mais que isso (mais info aqui: http://demonssouls.wikidot.com/unused-content). Seria até dentro da lore, pois ao morrer em “Soul Form”, as pessoas morrem de vez ou algo assim.

  • Kishi Chaye

    o que tem a ver as pessoas que nao tem os dois braços pra jogar meu deus

    • Victor Lucas

      Li duas vezes pra ver se entendia, mas realmente não tem nada a ver mano.

    • O que tem a ver é que, caso queiram jogar algum dia, pode ser que essa mecânica impossibilita que eles terminem o jogo, afinal de contas, há uma dificuldade extra de usar o personagem nesse caso.

      • Eduardo Kiss

        vc gostaria de ganhar uma corrida onde “facilitaram” a sua vitoria? qual a gloria nisso? ja existe muitos games “facilitados” no mercado. Conheço VARIOS jogadores de games de luta com deficiencia fisica e jogam melhores que muitos com corpo saudável…e nem por isso os games de luta criaram “o modo easy” para facilitar a vida deles….todos querem “IGUALDADE” eh mais facil vc pedir para a SONY criar controle “adaptados” tambem, para facilitar a vida deles ne?

        nao apoio o “vitimismo” sabe? as dificuldades nos deixam fortes…proteção nos deixa “fracos”

        • Tadeu

          Muito fácil dizer isso estando 100% saudável, quero ver continuar pensando assim se um dia você vier a ter algum tipo de deficiência ou limitação, na teoria tudo é uma maravilha, na prática é outra história, mas fazer o que, o ser humano tem essa tendência mesmo de falar sobre o que não conhece na própria pele, mas só pra exemplificar: por acaso misturam deficientes com pessoas normais nas olimpíadas? Por isso tem as olimpíadas e as PARAOLIMPÍADAS, nunca vi deficiente disputando corrida com pessoas normais nas olimpíadas, claro que existe a superação à deficiência, mas pergunte a qualquer deficiente se ele não gostaria de ser normal ou ter qualquer movimento ou membros de volta, só um louco diria que gostaria de permanecer deficiente. Comparar vitimismo com deficiência é insensato pois se fazer de vítima é uma coisa, ter acessibilidade é outra, não tem nada a ver com igualdade, ou você acha mesmo que um cadeirante adora subir guia alta de calçada? tsc tsc tsc…

          • Eduardo Kiss

            por isso que video game inclui mais pessoas do que qualquer outra coisa na vida, pois no video game, todos são iguai…pois no game eles se sentem “aceitos” pois lá nao sao julgados pelas limitações deles…

            e mesmo os atletas com limitações fisicas, superam seus limites, o que eles tem são ferramentas para fazer algo, e nao algo que é mais facil…eles correm a mesma distancia que os normais, jogam basquete na mesma quadra….mas usam “ferramentas” para executar… ou seja…quer brigar por eles, lute por “CONTROLES, JOYSTICK”

            antes de taca pedra nos outros (e esconder seu rosto) veja um entre varios outros que eu conheci pessoalmente e que jogam games melhor que vc e muitros outros

            Ele tem limitações, mas conquistou a admiração pela superação e nao por ser facilitado….

            Ate porque, aposto que 80% das pessoas que usariam o modo easy, nao seriam pessoa com limitações fisicas, mas sim pessoas saudaveis mais que nao sabem jogar videogames mesmo….
            chega de vitimismo,
            https://www.youtube.com/watch?v=83nSodg-HTU

            internet so tem valentões, mas poucos mostram as caras para bater ne? ^^

        • Ricardo Rodrigues

          Também não apoio o vitimismo. Mas como você citou jogos de luta, todos têm modos de dificuldade do fácil ao difícil. E é interessante um jogo ter modos de dificuldade variados entre muito fácil a muito difícil. Já que a maioria joga no fácil os jogos ruins ou que não gosta muito. E joga no difícil os jogos bons ou prediletos.

      • Dwight Cavalcanti

        o jogo não tem niveis de dificuldade?
        o easy deve ser suficiente pra essas pessoas

  • Rafa Silva

    dificil é morrer nesse jogo lol

  • Rafael

    É um modo de continues que não era visto há bastante tempo. Bastante interessante.

  • MikiA

    Ótima mecânica

  • Victor Menghe Marinho

    Eu sou a favor!!! Otima mecanica de jogo, todos deveriam ser assim

  • Pablo Coutinho

    Só entrei no post pra atualizar e avisar por aqui, essa mecânica foi só um rumor.
    Já testaram morrendo umas 50 vezes, tem um limite até onde a mancha negra avança, depois disso não muda nada. Atualiza a matéria, pra não parecer só um clickbait xD

    • Eduardo Costa Dos Santos

      serin?

  • GordonFreeman5

    É melhor haver uma opção de easy kkkkkkkks

  • Andre Lucas Andreatta

    ué nos jogos antigos isso se chamava continues, acabava todos e game over. No caso ai os continues são o braço dela ficando sujo…

  • Deivid Pacheco

    Acho foda.
    (com acessibilidade)

  • Tony Oliveira

    Sai dai, quero é me divertir. De complicado ja basta minha vida! kkkkkkkkk