iControlPad 2 – O Joystick Open Source

Os celulares e tablets estão com um hardware cada vez mais potente e que permite os desenvolvedores colocarem gráficos e jogos cada vez mais ambiciosos nessas plataformas, mas até hoje, existe um pequeno grande desenvolvimento que impede o mercado de  jogos desse nicho de se desenvolver de forma competente: a falta de controles físicos.

Tendo que usar versões improvisadas como o joystick virtual (aquele em que você fica metendo o dedão na tela e tapando metade da ação caso tenha mãos grandes) ou controles muito simplificados, o que acabam relegando jogos que poderiam ser muito mais a simples repetições de comandos de “toque na tela” ou gire a tela feito um retardado.

Para suprir essas dificuldades, há alguns joysticks conectáveis que você pode colocar no seu celular e o iControl Pad 2 vem exatamente para isso: ser o joystick portátil de iPhone e de Android definitivo. Ele tem dois analógicos, quatro “face buttons” (A, B, X, Y), 2 shoulder buttons, Start, Select, 10 “F Buttons” (F1 a F10) e um teclado QWERTY, colocando até o controle do Jaguar (aquele ali em baixo com cara de controle de camelô) no chinelo em número de botões. Caso o controle não funcione com o jogo que você quer jogar, há a possibilidade de programá-lo para tal, via software, ou fazer o download do perfil do jogo previamente criado por um usuário.

Com literalmente todos os botões do mundo e o tamanho de um iPhone 4S, o projeto está no Kickstarter há alguns dias e pretende arrecadas US$ 150.000,00 para financiar o projeto. A contribuição inicial para adquiri-lo fica em US$ 69,00 mais US$ 20,00 de envio. Meio salgado para um controle de videogame, mas considerando que qualquer outra solução mais barata provavelmente não será tão abrangente assim, o iControlPad 2 se torna uma alternativa tentadora para corrigir o principal problema de jogabilidade em celulares.

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