Este é o professor mais superestimado de Naruto Shippuden

Um dos temas que Naruto explora é a relação entre mestres e pupilos e a passada de bastão entre gerações. Grandes ninjas só são grandes quando deixam para trás uma geração influenciada por seus atos. Seja pelo bem ou pelo mal. Mas entre todos eles, um professor é extremamente superestimado, mesmo sendo considerado um gênio: Orochimaru.

Os três lendários ninjas de Konoha, os Sannin, eventualmente assumiram o posto de mestre dos três personagens principais. Jiraiya com Naruto, Tsunade com Sakura e Orochimaru com Sasuke.

Esse definitivamente não era a primeira vez que eles eram mestres. Jiraiya já havia tido Nagato, Konan e Yahiko como pupilos com grande sucesso (em termos de ampliar o potencial deles como ninja), Tsunade tinha Shizune e Orochimaru incontáveis pupilos/peões.

Entre todos eles, Jiraiya certamente teve o trabalho mais duro. Naruto era um prodígio no campo de batalha por seu uso criativo das artes ninjas, mas o aprendizado dele era terrível e ele foi quem menos teve evolução durante o timeskip entre Naruto e Shippuden.

Já Tsunade tinha em suas mãos uma das ninjas mais inteligentes de sua geração com um talento inato para controle de chakra – habilidade essencial para o tipo de treinamento que ela receberia. O baixo potencial de Sakura era o único problema.

Orochimaru, por sua vez, foi quem mais teve sucesso. O progresso de Sasuke no timeskip é realmente incrível e, no começo de Shippuden, ele é indiscutivelmente o mais forte do trio. Certamente mais poderoso até que a combinação dos poderes dos outros dois.

Os gênios de Orochimaru

Mas a razão disso, na real, é uma que Jiraiya apontou para Orochimaru no combate entre os três Sannin: Orochimaru só busca e treina gênios, indivíduos naturalmente talentosos. Sasuke. Kabuto. O Quarteto do Som.

Ao contrário de Jiraiya e Tsunade, que treinam ambos os gênios e os ninjas ineptos, Orochimaru só se dá ao trabalho de pegar os ninjas com o maior potencial. Dessa forma, todos que ele mentora acabam atingindo níveis mais altos por padrão e não necessariamente por causa da tutelagem dele.

Transformar Sasuke num ninja de alto nível não era um trabalho arduoso. Agora, fazer Naruto aprender a controlar o seu chakra ou transformar Sakura numa ninja capaz de interferir em combates contra ninjas da Akatsuki ou até Otsutsuki, isso sim é trabalho de um bom mestre.

O pior professor?

Pior, Orochimaru sequer ensinava tudo o que sabia para seus estudantes. Como o objetivo do ex-vilão não era preparar uma nova geração de ninjas e sim possuir o corpo de Sasuke, ele aprender tudo o que podia não era benéfico para o Sannin das cobras.

Já Jiraiya e Tsunade, por exemplo, ensinaram todas as habilidades que eles tinham e transformaram os alunos em novas e melhoradas versões de si mesmo.

Quando Sasuke decidiu que era hora de se livrar de Orochimaru, ele utilizou técnicas que o Sannin sequer conhecia. Ou seja, parte do crescimento de Sasuke como shinobi sequer se deve ao “treinamento” de Orochimaru.

Como ninja, a genialidade de Orochimaru é inegável. Mas como professor, ele sequer é o melhor entre os Sannin, quanto mais o melhor de todos. Sua ganância de poder e paranoia podem ser até detrimentais para seus alunos.

E é por isso que Orochimaru é o professor mais superestimado de Naruto.

Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017, contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.

Ao todo, o anime conta com 500 episódios (incluindo os fillers de Naruto Shippuden), finalizando a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi e preparando o terreno para a continuação direta da história.

O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchyroll, juntamente com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.

Acessando o site por este link, você ganha 14 dias de premium gratuitos em uma nova assinatura.

Tico

Redator eventual, podcaster e negro maravilhoso.

Publicado por