O criador de Dark Souls – Hidetaka Miyazaki – em entrevista ao Metro, disse que considera remover elementos de dificuldade que tornem um jogo “frustrante” no sua próxima produção. Além disso, o produtor ainda comentou que ficou surpreso com o sucesso de Dark Souls, jogo que só chegou aos PCs devido a uma petição criada por fãs do jogo.
Hidtaka ainda comentou que acredita que os jogadores não gostam de jogos fáceis e sim de jogos que ofereçam algum nível de dificuldade, mas que a fama de Dark Souls de ser um jogo “impossível” pode acabar tendo afastado alguns jogadores em potencial dele. Para completar, ele comenta que não há planos ainda para uma sequência do jogo e nem pode confirmar se ele estaria envolvido nela, já que não é ele quem decide.
Particularmente, eu acredito que alguns elementos da dificuldade de Dark Souls até me deixaram puto da cara, mas essa é a graça do jogo. Não é questão de chegar no chefe e sair metendo o cacete. Tem-se que estudar o inimigo e as situações para tomar a decisão certa. Tá certo que isso acaba levando uma ou duas horas às vezes e que o controle do videogame quase voa na parede umas dez ou doze vezes no processo, mas o alívio que dá depois de ter passado aquela parte é algo indescritível. Só quem passou de uma certa parte com arqueiros em Anor Londo sabe o que é gritar “TOMA, SEU JOGO FILHO DA PUTA, PASSEI HAHAHAHAHAHAHA” para entender como o jogo é único.