InícioArtigosFornerver: Super Mario Wacky Worlds

Fornerver: Super Mario Wacky Worlds

Olá, pessoal, tudo bem com vocês? A partir de hoje, começaremos a publicar a série Fornever do blog NeoGamer aqui no Critical Hits. Pra quem não conhece o blog ainda, eles são um blog sobre videogames que traz bastante curiosidades sobre jogos antigos, como nessa série, que é de jogos que nunca chegaram a ser lançados. Para começar, um Mario que nunca saiu do papel: Super Mario Wacky Worlds:

O projeto de Wacky Worlds nasceu na época em que a Philips estava ajudando a Nintendo a desenvolver o nunca lançado SNES-CD. No acordo entre as empresas, a Philips tinha o direito de lançar jogos dos personagens da Nintendo para seu console, o CD-i. Então foi pedido à desenvolvedora NovaLogic, que criasse uma “continuação” para Super Mario World.

A ideia era replicar a jogabilidade de Super Mario World em um jogo ambientado no mundo real, em vez do reino dos cogumelos. Os sprites de Mario e dos inimigos foram retirados do próprio jogo de Super Nintendo, mas apenas os Koopas tiveram seu visual alterado para combinar com o tema de cada área. O jogo também contaria com novos monstros, mas o único presente no protótipo é uma morsa.

As áreas do jogo, teriam como tema lugares genéricos como Grécia, Roma, Egito, navios piratas, cavernas, montanhas geladas, um castelo de cientista maluco, dentre outras coisas do gênero. Ao contrário de todos os outros jogos do Mario lançados até aquela época, os cenários foram todos desenhados a mão, graças ao espaço de armazenamento superior do CD-i.

Mesmo chegando a ter a aprovação da própria Nintendo, o projeto foi cancelado devido ao alto custo e longo tempo que levaria até ser terminado. Ainda querendo um jogo do personagem em seu console, a Philips contratou a Fantasy Factory, que criou e lançou rapidamente o jogo de puzzle Hotel Mario.

Três cópias da versão pré-alpha do jogo foram vazadas, sendo uma vendida no eBay por mil dólares. É de um desses discos que saiu a ROM do jogo que é encontrada pela internet (não confundir com o mod de SMW de mesmo nome). Essa versão tem aproximadamente 80% de sua arte e 30% da programação prontas.



Texto original: http://neogamerbr.blogspot.com.br/2012/01/fornever-super-marios-wacky-worlds.html

Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.