Anime

Rock Lee teve cena censurada na versão ocidental do mangá de Naruto

Rock Lee e Might Guy servem como representantes de diversos conceitos no Universo de Naruto. Não só eles são uma representação de como os ocidentais veem os praticantes de artes marciais, como eles também são homenagens à diversos desses artistas, como Bruce Lee ou Jackie Chan. Mas isso nem sempre é traduzido de volta da maneira certa.

Rock Lee, por exemplo, é um usuário nato do estilo Punho Bêbado. O Zui Quan é um estilo de luta chinesa onde o lutador tenta imitar os movimentos erráticos de uma pessoa bêbada, dificultando a leitura de movimentos do oponente.

Esse estilo de luta ficou famoso no ocidente com os filmes de Jackie Chan O Mestre Bêbado e Druken Master 2 – O Mestre Invencível.

Nas representações famosas no ocidente é normal que o lutador esteja bêbado de verdade e não apenas imitando bêbados, sendo um representante da versão japonesa desse estilo de luta, o Suiken.

É o caso de Rock Lee, por exemplo. Ele acaba sem querer pegando o saquê de Might Guy ao confundi-lo com remédio e ficando bêbado antes de seu confronto contra Kimimaro.

O problema, nesse caso, é que Lee é menor de idade nesses eventos. Dessa forma, nas primeiras versões ocidentais do mangá, a palavra saquê foi substituído por “poção” ou “elixir”, para evitar referências ao álcool.

O que também não faz muito sentido, já que elixires medicinais costumam ter até 60% de sua composição de álcool e Rock Lee ficaria possivelmente ainda mais bêbado…

Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017, contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.

Ao todo, o anime conta com 500 episódios (incluindo os fillers de Naruto Shippuden), finalizando a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi e preparando o terreno para a continuação direta da história.

O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchyroll, juntamente com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.

Acessando o site por este link, você ganha 14 dias de premium gratuitos em uma nova assinatura.

Publicado por

Este website utiliza cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Leia nossa política de privacidade