Categorias: Anime

Por que só Nagato criou os Caminhos com o Rinnegan em Naruto Shippuden?

Pain foi um dos vilões mais importantes da história de Naruto e ainda veio acompanhado por alguns dos poderes mais incríveis e criativos da série. O segredo de Pain era que o verdadeiro possuidor do Rinnegan, Nagato, utilizava os poderes desse dojutso para reviver e controlar remotamente seis corpos – os Caminhos – para realizar seus ataques, enquanto o próprio Nagato ficava escondido, o que impossibilitava uma derrota direta dele mesmo quando os Caminhos eram derrotados. Mas Nagato não foi o único a utilizar os poderes do Rinnegan, que na verdade nem sequer eram dele e sim de Madara. Por que nenhum outro possuidor desse poder utilizou os poderes para criar outros “Caminhos”?

Madara, Obito, Sasuke, os Otsutsuki, diversos personagens tiveram acesso à algumas versões do Rinnegan e, apesar dos poderes variarem de alguma forma, tecnicamente Pain era o usuário menos habilidoso e poderoso, justamente por ele estar utilizando um dojutsu que não era seu, mas de Madara. Isso significaria que a habilidade de criar esses “Caminhos” seria uma das mais simples e obtíveis do Rinnegan.

Mas talvez ninguém mais além de Nagato precisava deles. Nagato despertou seus poderes do Rinnegan durante uma emboscada armada por diversas Vilas Ocultas que, manipuladas por Madara e Zetsu Negro, se voltaram contra a primeira Akatsuki – uma que tinha interesses benéficos e era inspirada por Jiraiya, que havia sido o mentor de Nagato, Konan e Yahiko. O líder dessa Akatsuki, Yahiko, morreu durante a emboscada, o que fez Nagato perder a cabeça e ativar os poderes do Rinnegan que havia sido implantado secretamente.

Sem o conhecimento e domínio desse poder, Nagato imediatamente invocou a Estátua Demoníaca (Gedo Mazo), criatura essa que deu os poderes para o enfurecido futuro vilão destruir seus inimigos, mas destruiu fisicamente seu corpo e o impediu de ter uma locomoção comum – o que, num ambiente de ninjas, o colocava como um alvo em potencial, mesmo com o Rinnegan. Não apenas isso, esse evento causou efeitos colaterais severos na saúde de Nagato.

Para poder agir mesmo sem poder se locomover, Nagato desenvolveu os poderes do Rinnegan ao seu alcance e descobriu a própria capacidade de manter “vivo” corpos mortos e controlá-los a sua vontade, inclusive dando a eles poderes únicos do Rinnegan. Cada um dos “Caminhos” era a representação de um dos poderes de Nagato e também das pessoas que foram importantes em sua vida e na vida de seu sensei, Jiraiya.

Não só isso o fazia ter “mobilidade”, uma vez que ele controlava todos remotamente e ainda podia ver tudo que os olhos deles viam, isso também o deixava extremamente protegido. Derrotar um Caminho era extremamente difícil, mas eles poderiam ser revividos ou trocados por Nagato. A única saída era o encontrar e o derrotar, mas com o segredo de sua verdadeira identidade escondido a sete chaves, isso era muito difícil.

Porém, toda essa façanha tinha custos. Manter os Caminhos vivos e com os poderes que tinham era extremamente custoso em termos de chakra e deixava Nagato basicamente incapacitado durante a após o uso.

Nagato era um Uzumaki e foi escolhido por Madara e Obito para receber secretamente o Rinnegan justamente por causa da legendária vitalidade e enorme reservas de chakra dos descendentes desse clã, o que permitia o uso dessa técnica a longo prazo.

Já os outros usuários desse poderoso dojutsu não tinham a mesma utilidade para essa habilidade. Madara, Obito, Sasuke, os Otsutsuki, todos eram extremamente móveis, ágeis e se beneficiariam de ter todos os poderes do Rinnegan em seus corpos originais, sem ter um custo extra de chakra para utilizar os poderes.

Sem contar que os poderes dos Caminhos eram severamente reduzidos em comparação aos poderes originais. Tanto que os Caminhos foram derrotados separadamente por Jiraiya, Konohamaru e Naruto, com vários dos ninjas de Konoha dando trabalho para Pain até o momento em que ele decidiu apelar pro Shinra Tensei.

Mas quando Nagato foi revivido com o Edo Tensei e podia utilizar todas as habilidades, ele estava lidando com certa facilidade contra Naruto, Killer B e Itachi e só foi derrotado pelas habilidades roubadas do Susano’o de Itachi.

É muito provável que todos os usuários do Rinnegan tenham acesso aos poderes de criação e controle de Caminhos, mas seu uso para eles é desnecessário e seus efeitos colaterais (diminuição dos poderes do Rinnegan diluídos em cada caminho, além do uso imenso de chakra para a manutenção deles) são intoleráveis.

Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017, contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.

Ao todo, o anime conta com 500 episódios (incluindo os fillers de Naruto Shippuden), finalizando a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi e preparando o terreno para a continuação direta da história.

O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchyroll, juntamente com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.

Acessando o site por este link, você ganha 14 dias de premium gratuitos em uma nova assinatura.

Este website utiliza cookies