Por que as habilidades de Nagato e Madara são diferentes se o Rinnegan é o mesmo em Naruto Shippuden?

Quando estávamos começando a nos acostumar com o Sharingan e seus poderes em Naruto, Shippuden veio com tudo e dobrou a aposta nos dojutsu, nos apresentando com detalhes o Mangekyou Sharingan e o Rinnegan. Tido por muitos como o dojutsu mais poderoso de todos, a origem do Rinnegan que Nagato possuía foi um segredo guardado revelado somente na etapa final da série, quando finalmente descobrimos que esse Rinnegan era originalmente de Madara.

Após décadas de estudo e modificações corporais em total sigilo, Madara foi capaz de mesclar seu chakra e DNA com as células Hashirama que cultivou e fez despertar em seu corpo o Rinnegan. Isso só foi possível porque Madara e Hashirama não apenas eram descendentes diretos do último possuidor do Rinnegan, Hagoromo Otsutsuki, como eram as respectivas reencarnações dos dois filhos do Sábio dos Seis Caminhos.

Mas quando finalmente atingiu esse poder, Madara estava muito velho e fraco para utilizá-lo. Ele então se encarregou de passar esses olhos para Nagato enquanto preparava sua futura ressurreição.

Eventos manipulados por Madara e Zetsu Negro fizeram com que um jovem e brilhante Nagato, que ansiava pela paz mundial entre os shinobi e uma vida melhor para todos os ninjas, se tornasse um vilão cujo único objetivo era causar dor para todos e assim controlar o mundo.

A primeira “ativação” do Rinnegan de Nagato envolveu a invocação da Estátua Demoníaca do Caminho Exterior, o que deteriorou muito a suas capacidades físicas e o impediu de se locomover de maneira prática.

Nagato desenvolveu os poderes do Rinnegan ao ponto de conseguir reviver, preservar e controlar remotamente vários corpos – cada um com um dos poderes do dojutsu, ou “Caminhos” – com os quais ele conseguia agir diretamente, já que todos esses Caminhos dividiam a mesma visão através do Rinnegan compartilhado. Esses eram o Seis Caminhos de Pain.

Quando Madara foi ressuscitado através do Edo Tensei, ele voltou a vida com os seus Rinnegan. E apesar de incrivelmente poderoso, Madara não utilizou praticamente nenhum dos poderes que Nagato desenvolveu, além de ter novas habilidades. Afinal, por que as habilidades de Nagato e Madara são diferentes se o Rinnegan é o mesmo?

A propagação dos poderes do Rinnegan em “Caminhos” diferentes era uma necessidade para Nagato, visto que seu corpo físico tinha diversos empecilhos devido a invocação da Gedo Mazo. Madara não precisava disso e talvez esse seja um dos motivos.

Outro fator é a biologia diferente dos personagens. Nagato, apesar de ter enormes reservas de chakra e uma imensa força vital em decorrência de sua ascendência Uzumaki, não era o portador original do Rinnegan. E isso faz com que o uso desse dojutsu seja extremamente custoso. Madara, sendo o portador original, não tinha os mesmos efeitos negativos e podia utilizar as habilidades de maneira muito mais eficiente.

Temos também o estilo de combate entre os dois que é muito diferente. O segredo de Pain era um de seus aspectos mais fortes e manter os Caminhos era crucial para que ninguém soubesse da verdade por trás dos poderes dele. Já Madara era um narcisista que gostava de combater diretamente e testar o limite de seus poderes.

Um outro aspecto que também deve ser considerado é que Nagato teve mais de uma década para descobrir como funcionavam os seus poderes. Madara, apesar de ser um prodígio, não teve como utilizar o Rinnegan quando o despertou inicialmente por causa de seu frágil estado físico e não deve conhecer a extensão completa de seus poderes. Talvez ninguém realmente saiba quantas habilidades esse dojutsu tem.

Por fim, não era do interesse de Madara simplesmente destruir e matar tudo e todos. Seu plano era invocar o Tsukuyomi Infinito para finalmente alcançar sua versão distorcida de um mundo perfeito. E ele conseguiu isso sem precisar das outras habilidade do Rinnegan.

Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017, contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.

Ao todo, o anime conta com 500 episódios (incluindo os fillers de Naruto Shippuden), finalizando a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi e preparando o terreno para a continuação direta da história.

O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchyroll, juntamente com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.

Acessando o site por este link, você ganha 14 dias de premium gratuitos em uma nova assinatura.

 

Tico

Redator eventual, podcaster e negro maravilhoso.

Publicado por

Este website utiliza cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Leia nossa política de privacidade