Naruto – Entenda as diferenças entre Rinnegan e Tenseigan

Para cada transformação nova de Super Saiyajin que existe em Dragon Ball existem pelo menos dois dojutsu diferente em Naruto. Esse é um bom jeito de se pensar a respeito da quantidade de olhos especiais que existem na série dos ninjas. E com tanto Sharingan, Jougan, Byakugan, etc, as vezes fica difícil diferenciar os poderes que cada dá, principalmente quando existe uma sobreposição. É o caso, por exemplo, do Rinnegan e do Tenseigan.

Mas apesar de alguns poderes semelhantes, eles são bem distintos.

Como Obter um Rinnegan/Tenseigan

Para começar, é preciso desfazer um mito que se propagou bem pela fanbase de Naruto: o Rinnegan não é uma evolução natural do Sharingan/Mangekyou Sharingan.

O Rinnegan é um dojutsu próprio, assim como Byakugan ou o Sharingan, e veio diretamente dos Otsutsuki. Ele surgiu em Madara após ele mesclar seu chakra/DNA com o chakra/DNA de Hashirama Senju.

Como ambos Madara e Hashirama eram reencarnações dos filhos do Sábio dos Seis Caminhos, um Otsutsuki que possuía o Rinnegan, esse dojutsu surgiu em Madara.

Similarmente, Sasuke (uma outra reencarnação de um dos filhos do Sábio), também recebeu chakra de Hashirama e, posteriormente, chakra do próprio Hagoromo Otsutsuki, que permitiu que ele despertasse seu Rinnegan especial no olho esquerdo.

Já o Tenseigan é, de alguma forma, ainda mais complicado.

Existem “dois” Tenseigan. O primeiro é um receptáculo de energia que fica no centro da Lua, criado após juntar todos os Byakugan dos Otsutsuki da Lua. Essa prática, de remover os Byakugan e colocá-los nesse receptáculo, continuou por séculos após a morte de Hamura Otsutsuki, irmão de Hagoromo, o Sábio dos Seis Caminhos.

A energia gerada por esse Tenseigan permitia a vida na Lua para os descendentes de Hamura e também controlava a órbita do satélite (que no mundo de Naruto foi criado após o Chibaku Tensei que aprisionou Kaguya Otsutsuki, a Deusa Coelho e mãe de Hagoromo e Hamura).

O “outro” Tenseigan é um dojutsu que pode ser despertado quando se mistura o chakra do descendente lunar de Hamura com o Byakugan de um descendente Hyuuga.

Diferente do Rinnegan, o Tenseigan nunca apareceu em nenhum outro Otsutsuki na série e parece ser um dojutsu derivado(como o Sharingan) e não um original (como o Byakugan).

Os Poderes

Rinnegan

Os poderes do Rinnegan funcionam de maneira similar ao Mangekyou Sharingan. Existe uma gama de poderes que são iguais para todos os usuários do dojutsu, mas alguns poderes específicos para cada um deles.

Os poderes “divididos” são:

  • Ampliação das habilidades físicas e da “potência” do chakra do usuário;
  • Visualização de chakra e através de outras barreiras de energia;
  • Facilidade de dominar qualquer jutsu e as cinco transformações da natureza;
  • Criar receptores negros com habilidades de suprimir e receber chakra;
  • Controlar “forças atrativas e repulsivas”, conhecido como Caminho Deva de Pain;
  • Alterar mecanicamente o corpo do usuário, conhecido como Caminho Asura de Pain;
  • Extrair informações e a alma de outras pessoas,  conhecido como Caminho Humano;
  • Invocar criaturas especiais, conhecido como Caminho Animal;
  • Absorver chakra, conhecido como Caminho Pretah;
  • Invocar o Rei do Inferno, conhecido como Caminho Naraka;
  • Controlar corpos mortos através de receptores negros de chakra;
  • Criação de correntes de chakra que podem aprisionar Bestas com Cauda;
  • Invocar a Estátua Demoníaca do Caminho Exterior;

Já os poderes individuais são:

  • Madara: criar clones em uma dimensão fantasma chamada Limbo, que podem interagir com o mundo real mas só podem ser vistos por quem tem um Rinnegan;
  • Sasuke: trocar de posição instantaneamente com outro objeto em seu campo de visão (Amenotejikara) e abrir portais de teletransporte; análise avançada de padrões que permite decifrar mensagens encriptografadas;
  • Momoshiki: absorver ninjutsu com um Rinnegan e soltá-lo com poder ampliado com o outro, converter chakra e indivíduos em comestíveis;
  • Urashiki: trocar de lugar com um origami instantaneamente, deformar o espaço-tempo para se mover alguns segundos para o passado

Tenseigan

Tendo visto que apenas um usuário do Tenseigan apareceu na série, a extensão dos poderes são menores, felizmente.

Esses poderes incluem:

  • Criação de um Manto de Chakra único, cujos poderes se assemelham aos do Manto de Chara de Kurama com Senjutsu de Naruto;
  • Criação de Esferas do Caminho da Verdade;
  • Absorção de chakra através de uma esfera verde de energia;
  • Voar;
  • Criação de uma esfera de gravidade semelhante ao Chibaku Tensei;
  • Controle “gravitacional” semelhante ao Rinnegan;

Apesar de não ser tão versátil quanto o Rinnegan, a criação de  Esferas do Caminho da Verdade compensa e muito. É o tipo de poder reservado para os Otsutsuki mais poderosos da série, como Kaguya e Hagoromo.

E o Manto de Chakra fez com que Toneri se tornasse temporariamente igual a Naruto em termos físicos, algo impressionante e também reservado aos mais poderosos personagens de Naruto.

Somado com a habilidade de criar uma esfera de gravidade semelhante ao Chibaku Tensei,  essas habilidades colocam o Tenseigan num nível semelhante — se não maior — ao Rinnegan.

Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017 e contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e então resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.

Ao todo, o anime tem 500 episódios (incluindo os fillers de Naruto Shippuden), e finaliza a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi. Além disso, o anime prepara o terreno para a continuação direta da história.

Você pode acompanhar Naruto na íntegra no Crunchyroll. Além dele, o serviço conta com com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.

Acesse o site por este link e então ganhe 14 dias de premium gratuitos em uma nova conta.

Tico

Redator eventual, podcaster e negro maravilhoso.

Publicado por

Este website utiliza cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Leia nossa política de privacidade