Estes foram os maiores erros de Itachi em Naruto

Criado para ser apenas um vilão, Itachi não foi modificado para ser um anti-herói até Shippuden. E os ninjas de Konoha tem que agradecer por isso, pois é difícil imaginar o quão aterrorizante seria se ele fosse realmente mau intencionado. Ridiculamente poderoso e com habilidades que apenas a elite podia lidar, Itachi ainda era um dos ninjas mais inteligentes da história. Seus planos a longo prazo exigiam que ele estivesse sempre 5 passos a frente dos inimigos. E geralmente ele estava. Mas nem sempre.

Afinal de contas, nem mesmo Itachi pôde escapar de cometer erros. Alguns que quase custaram tudo o que ele mais considerava sagrado: Konoha e Sasuke.

4 – Carregar todo o peso de Konoha e dos Uchiha nas costas

Itachi se tornou um agente duplo muito precocemente. As turbulências políticas da Vila da Folha estavam em ponto de ebulição, com o clã mais forte planejando um golpe de Estado. Ao se tornar um “funcionário público” na forma de ANBU, Itachi inegavelmente se tornou uma ferramenta para os dois lados.

Para os líderes Uchiha, Itachi podia espionar a Vila. Para os líderes de Konoha, Itachi eram olhos dentro do clã mais perigoso. A aliança verdadeira de Itachi era com o futuro de Konoha e, para isso, ele precisou estar contra o clã.

Mas esse mundo de mentiras praticamente o obrigou a ter que carregar o peso de um conflito centenário nas próprias costas. E quando o único aliado confiável, Shisui, morreu, Itachi se viu tendo que trabalhar com vilões como “Madara” e Danzou Shimura para manter a paz.

Um erro que se voltou contra ele no futuro e podia ter terminado na morte de Sasuke.

 

3 – Forçar Sasuke a ser o cara que ia matá-lo

O final do estado de agente duplo de Itachi em Konoha foi certamente trágico. Após se ver sem a possibilidade de encerrar o Golpe de Estado de maneira pacífica, Itachi se vê “obrigado” a assassinar o próprio clã. Como “recompensa”, Danzou Shimura prometeu proteger o único sobrevivente, o irmão de Itachi, Sasuke Uchiha.

No papel, o plano de Itachi faz algum sentido. Ao assassinar o clã inteiro antes do Golpe de Estado, Itachi impediria uma guerra civíl. E ao colocar Sasuke no caminho da vingança, ele faria com que o sobrevivente Uchiha fosse um herói aos olhos da Vila da Folha e impedisse que o clã fosse tratado de maneira diferente no futuro. Tudo dando certo, novas revoltas Uchiha seriam impedidas.

O problema é que para se garantir que Sasuke se tornaria forte o bastante (e motivado o bastante também), Itachi colocou o irmão mais novo no caminho do ódio. Não só Itachi obrigou Sasuke a ver todos os entes queridos mortos, ele ainda utilizou o Tsukuyomi para torturar o jovem Uchiha.

O resultado foi que Sasuke passou a odiar Itachi eventualmente. E também ficar absolutamente perturbado e incapaz de formar laços de amizade, além de se tornar presa fácil para aproveitadores malignos.

 

2 – Confiar no Amaterasu para matar Obito

Os planos de Itachi seguiram mesmo após ele ter morrido após o confronto com Sasuke. Sua cartada final foi uma tentativa de impedir Obito de entrar em contato com o irmão mais novo e contar-lhe, enfim, a verdade.

Assim que os olhos de Sasuke vissem o Sharinga de Obito, uma descarga das chamas negras seria ativada. Uma vez envolto no Amaterasu, Obito encontraria uma morte violenta, dolorosa e inescapável.

O problema é que Obito era um ninja de muitos recursos. Sendo através do Kamui ou do Izanagi, ele acabou se livrando das chamas negras e ainda utilizou o fato do ataque ter acontecido para manipular Sasuke.

Ao subestimar Obito, entretanto, Itachi literalmente fez o plano de enganar Sasuke ir por água abaixo.

 

1 – Não lidou com Obito antes de morrer

Mais surpreendente que subestimar Obito do túmulo foi o fato de Itachi não ter acabado (ou pelo menos tentado acabar) com o vilão antes.

Itachi sabia que Obito traria uma guerra mundial se continuasse vivo e ainda sim não tomou nenhuma grande atitude a respeito. O que não só foi um grande erro, como não faz muito sentido.

As únicas coisas que Itachi queria proteger eram Sasuke e a Vila da Folha. E Obito era a maiora ameaça aos dois, principalmente após a morte de Itachi. E não é como se Itachi não soubesse disso, como vimos no ponto anterior.

Mas melhor do que um ataque surpresa escondido em Sasuke seria um confronto direto, onde Itachi poderia utilizar todas as suas habilidades — incluindo o Izanami — para dissuadir Obito.

Ao não lidar com isso, Itachi colocou em risco tudo que amava e teve de contar com Naruto para que o mundo ninja não fosse destruído completamente.

 

Naruto Shippuden, exibido entre os anos de 2007 e 2017, conta a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e então resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.

Ao todo, o anime tem 500 episódios (incluindo os fillers de Naruto Shippuden), e finaliza a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi. Além disso, o anime preparao terreno para a continuação direta da história.

Você pode acompanhar Naruto na íntegra no Crunchyroll. Além dele, o serviço conta com com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.

Acesse o site por este link e então ganhe 14 dias de premium gratuitos em uma nova conta.

Tico

Redator eventual, podcaster e negro maravilhoso.

Publicado por

Este website utiliza cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Leia nossa política de privacidade