Categorias: Anime

Esta é a razão pela qual Sasuke nunca tentou aprender Senjutsu em Naruto Shippuden

É normal quem em séries shonen, os protagonistas acabem se tornando incrivelmente poderosos em sua área e isso não foi difente em Naruto. O protagonista se tornou uma força da natureza e seu melhor amigo e rival está basicamente nesse mesmo nível. Mas uma coisa poderia dar a vantagem para Sasuke em relação à Naruto: Senjutsu. Por que Sasuke nunca tentou dominar a energia da natureza?

A maioria das pessoas não pode sequer lidar com esse tipo de energia na série. Para apenas começar o treinamento, o candidato precisa ter reservas de chakras anormais, ou a energia natural acabaria tomando conta da pessoa e a transformaria em parte da natureza – como por exemplo nos sapos petrificados do Monte Myoboku.
Não apenas isso, o corpo do candidato também precisa ser incrivelmente resiliente para poder lidar com o chakra senjutsu e a energia natural. Por isso Naruto era o ninja perfeito para isso. Sua família Uzumaki e o fato dele ser a reencarnação de Ashura Otsutsuki o colocavam como ideal para aprender esse tipo de técnica.

As vantagens de utilizar esse tipo de energia são incríveis. Um aumento estúpido na quantidade de chakra disponível para o usuário somado com um acréscimo imenso das habilidades físicas, como força, durabilidade, velocidade e capacidades sensoriais. Orochimaru, por exemplo, era fascinado com esse tipo de chakra e realizou experimentos com Juugo, cujo Kekkei Genkai era a habilidade de absorver energia natural passivamente, para desenvolver suas Marca da Maldição e poder atingir uma versão corrompida do Modo Sábio – necessário para a manipulação de senjutsu.

Isso porquê o corpo dele não era forte o bastante para aguentar a versão das cobras do Modo Sábio. Para isso, o usuário precisa tolerar o veneno da Cobra Anciã, quem não consegue acaba se tornando uma cobra. E sabemos que a forma verdadeira de Orochimaru é uma cobra branca gigantesca e ele utiliza a sua troca de corpos para continuar em uma forma humana.

Essa parte sobre Orochimaru é relevante pois Sasuke era o principal canditado à novo hospedeiro do vilão por causa de seu Sharingan, outro fascínio de Orochimaru. Mas quando Sasuke e Itachi enfrentaram Kabuto durante a Quarta Guerra Mundial Ninja, o pupilo de Orochimaru – que havia conseguido atingir o Modo Sábio das Cobras após realizar diversas modificações genéticas em seu corpo – afirmou que Orochimaru jamais encontrou um corpo capaz de tolerar essa energia natural.

Isso implica que nem mesmo o corpo de Sasuke seria próprio para o manuseio de energia natural e obtenção de chakra senjutsu.

É possível que o corpo de Sasuke aguente em algum nível esse tipo de energia, uma vez que ele teve acesso à Marca da Maldição de Orochimaru e lidou bem com infusões de chakra diretas de Juugo, mas ele provavelmente não pode utilizá-la livremente como Naruto ou Kabuto.

Isso porquê o Senjutsu é atingido quando o usuário faz o balanço entre a energia natural e seus chakra Ying e Yang. A Marca da Maldição envolve chakra de Orochimaru, Juugo e energia natual, fazendo com que os usuários usem apenas uma versão diluída desse poder.

Mesmo o “Susano’o Senjutsu” que Sasuke criou para o enfrentamento de Obito Jinchuuriki da Dez Caudas teve uma influência direta das capacidades de Juugo, que estava criando o chakra especial através do seu Kekkei Genkai e manipulando-o para o Uchiha, que “apenas” utilizou o Susano’o como um receptáculo – da mesma forma como ele fez ao utilizar o Susano’o para receber o chakra das Bestas com Cauda no final de Shippuden.

Uma propriedade interessante do chakra de energia natural é que ele não pode ser sentido por ninjas que não dominam o Modo Sábio. E existe um momento da série onde Sasuke chega a sentir esse chakra especial, o que indicaria que ele poderia ter algum domínio sobre essa técnica.

Quando Sasuke prepara seu jutsu mais poderoso, a Flecha de Indra, para tentar matar Naruto, ele percebe de repente uma enorme quantidade de energia natural que Naruto preparou para o contra-ataque.

Na verdade, essa situação prova que Sasuke realmente não tem capacidade de lidar com energia natural sem o auxílio de Juugo ou de Marcas da Maldição. Porque ele apenas sentiu essa energia quando Naruto havia mesclado o senjutsu acumulado por Kurama com seu chakra.

Ou seja, Sasuke não percebeu em nenhum momento o acúmulo dessa energia, que um avatar de Kurama estava fazendo não muito longe dali e deveria ser facilmente perceptível para alguém que pudesse manipular energia natural. Ele só sentiu essa energia quando Naruto a mesclou com seu próprio chakra e tornou o sinal “visível” para o Uchiha.

Sasuke não aprende a utilizar o Senjutsu pois não tem nenhuma afinidade com esse tipo de energia e muito provavelmente não conseguiria utiliza-la em combate, assim como Orochimaru jamais conseguiu.

Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017, contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.

Ao todo, o anime conta com 500 episódios (incluindo os fillers de Naruto Shippuden), finalizando a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi e preparando o terreno para a continuação direta da história.

O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchyroll, juntamente com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.

Acessando o site por este link, você ganha 14 dias de premium gratuitos em uma nova assinatura.

Este website utiliza cookies