Entenda por que todo mundo impediu Neji e somente Guy impediu Gaara durante o exame Chuunin de Naruto

Não importa de qual parte do anime estejamos falando, o fato é que o Exame Chuunin é um dos arcos mais interessantes da série.

Palco de uma série de ações que fomentaram o enredo do anime para sempre, o arco também nos brindou com lutas incríveis e emocionantes, como é o caso do confronto envolvendo Gaara do Deserto e Rock Lee.

Porém um detalhe costuma deixar os fãs intrigados: Por que na luta entre Gaara e Lee somente Guy fez questão de intervir, enquanto todos os sensei prontificaram-se a parar a luta de Neji e Hinata?

Seria Lee um desafortunado por não ter tanta influência quanto os membros do Clã Hyuuga?

Não, e a resposta é mais simples do que parece. As regras do Exame Chuunin são bastante claras: a luta termina quando alguém morrer, é nocauteado ou admite a derrota. Hayate – responsável pelo exame na época, ainda faz questão de enfatizar dois outros detalhes:

  1. O lutador deve admitir a derrota o quanto antes caso não deseje morrer;
  2. Caso ele decida que a luta já terminou, poderá interferir para impedir que derrotado acabe morto.

Pois bem. Isso significa dizer que tentar matar o oponente enquanto a luta se desenrola é aceitável, mas tentar faze-lo após o fim do confronto não é permitido.

Guy impediu Gaara de matar Lee enquanto a luta ainda estava valendo, ou seja, o vencedor ainda não tinha sido declarado já que Rock Lee não tinha admitido a derrota. Ao impedir Gaara, Guy tomou a iniciativa de admitir a derrota de Lee em prol da vida de seu pupilo.

O caso de Neji e Hinata é diferente. Neji já havia nocauteado Hinata, deixando-a incapaz de defender-se no chão. Hayate por sua vez já havia declarado o fim da luta e avisado o próprio Neji que seguiu com o ataque até ser impedido por Guy, Kurenai, Kakashi e o próprio Hayte.

Hayate se colocou a frente de Neji a fim de impedi-lo pois era responsável pelo Exame Chuunin. Kurenai fez o mesmo porque Hinata era sua pupila, assim como Guy que era o sensei de Neji. Já Kakashi fez porque achou que era o correto.

Sendo assim, por mais similares que sejam, as duas situações são bastante diferentes entre si.

Inscreva-se no nosso canal do Youtube!

Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017, contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.

O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchuyroll, juntamente com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.

Acessando o site por este link, você ganha 14 dias de premium gratuitos em uma nova assinatura.

João Víctor Sartor

João Víctor Balestrin Sartor é colaborador e sex-symbol do Critical Hits. Admirador das boas histórias, almeja de verdade escrever um livro algum dia. Divide seu tempo entre à leitura, jogatina, trabalho, engenharia e quando sobra tempo, vive.