Entenda por que o Sharingan não consegue copiar Kekkei Genkais em Naruto Shippuden

A primeira vez que vimos o poder do Sharingan foi através de Kakashi na luta contra Zabuza. Não a toa, Kakashi era conhecido como “O Ninja Copiador”, pois graças ao Sharingan ele foi capaz de aprender mais de 1000 jutsus diferentes.

Além dele, todo Uchiha possui a habilidade de copiar jutsus ao observar seu uso. Mas sendo assim, por que o Sharingan não é capaz de copiar jutsus de sangue ou kekkei genkais?

A principal habilidade conferida pelo Sharingan é a memorização do jutsu, porém a sua utilização depende muito mais do usuário. É por isso que Kakashi teve tanto sucesso em copiar os jutsus, pois ele não só sabia como executa-los como também dispunha de uma série de habilidades que o permitiam utilizar praticamente qualquer técnica.

Para deixar a explicação mais clara, imaginemos que Sasuke utilizasse o Sharingan para aprender uma das técnicas de velocidade de Rock Lee. Apesar de conseguir visualizar e memorizar todos os movimentos de Lee, Sasuke teria dificuldade em replica-los já que não possui da mesma velocidade.

O mesmo acontece com as Kekkei Genkais, que são habilidades genéticas passadas de geração à geração. Como elas são extremamente dependentes de uma habilidade genética e única, só o Sharingan não é capaz de garantir sua utilização.

Não a toa, o próprio Madara se viu obrigado a fazer uso das células de Hashirama para conseguir replicar as suas habilidades.

E é por isso que o Sharingan não serve para copiar Kekkei Genkais em Naruto.

João Víctor Sartor

João Víctor Balestrin Sartor é colaborador e sex-symbol do Critical Hits. Admirador das boas histórias, almeja de verdade escrever um livro algum dia. Divide seu tempo entre à leitura, jogatina, trabalho, engenharia e quando sobra tempo, vive.