Afinal, quem é o Rei de Asuma em Naruto?

Um dos temas de Naruto é a relação entre mentores e pupilos. Professores e alunos. A proverbial passada de bastão. E um desses exemplos mais claros está na relação entre o sensei Asuma e Shikamaru, com a lição do Rei.

Em uma conversa entre os dois enquanto jogavam Shogi (um “xadrez” japonês), Asuma faz analogias entre as peças e seus movimentos e alguns ninjas. Por exemplo, ele fala que Shikamaru é um “Cavaleiro”, uma peça que pode se mover sobre outras peças e prender duas peças inimigas ao mesmo tempo. Isso porque Shikamaru é um dos ninjas mais inteligentes que já saíram de Konoha e ainda tem habilidades que ajudam a explorar essa inteligência.

Mas Asuma é muito modesto ao se descrever. Ele se coloca como um peão de sacrifício, alguém cuja missão é colocar a própria vida em jogo para proteger o “Rei”.

Ao invés de fazer uma analogia para quem seria o Rei, Asuma pergunta para seu pupilo quem essa peça representaria no mundo ninja. Shikamaru então responde que o Rei é o Hokage, o líder da Vila Oculta, ou o Daimyo, o líder da nação.

Do ponto de vista lógico, algo que Shikamaru domina, essa resposta não estaria errado. Mas o sensei Asuma apenas diz que Shikamaru vai aprender a resposta correta na hora certa.

Um tempo depois, Asuma recebe um ferimento fatal em sua luta contra Hidan. E após ouvir as últimas palavras de seu mestre, Shikamaru finalmente entende quem era o Rei.

Em uma partida de Shogi contra seu pai, Shikaku, Shikamaru responde a pergunta de “quem é o Rei”, dessa vez corretamente: “todas as crianças de Konoha que ainda não nasceram”.

Mas o que isso significa, afinal?

A resposta é mais simbólica do que parece. O Rei é o futuro. As crianças que ainda não nasceram não são os literais fetos, mas sim o infinito potencial de todas as vidas que irão um dia nascer em Konoha enquanto a Vila existir.

Proteger o Rei é proteger o futuro, garantir a segurança e a paz no agora, para que a próxima geração possa ter uma vida melhor em um mundo melhor.

Essa resposta fica um pouco mais literal quando consideramos o nome da filha de Asuma. Ainda na barriga da mãe quando Asuma morreu, a filha dele com Kurenai se chama Mirai. Em japonês, podemos traduzir esse nome como “o futuro”.

Ao morrer defendendo a Vila da Akatsuki, Asuma se sacrificou para proteger Mirai. E todas as crianças que ainda não haviam nascido. Ele trocou, com felicidade, sua vida pelo futuro de Konoha.

Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017, contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.

Ao todo, o anime conta com 500 episódios (incluindo os fillers de Naruto Shippuden), finalizando a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi e preparando o terreno para a continuação direta da história.

O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchyroll, juntamente com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.

Acessando o site por este link, você ganha 14 dias de premium gratuitos em uma nova assinatura.

Tico

Redator eventual, podcaster e negro maravilhoso.

Publicado por