Afinal, por que Neji se sacrificou por Hinata e Naruto?

A morte de Neji foi um dos eventos mais impactantes da Quarta Guerra Mundial Ninja, um dos poucos ninjas do elenco secundário que realmente perderam a vida em decorrência dos eventos orquestrados por Zetsu Negro e Madara. Ao mesmo tempo, foi uma das mais difíceis de engolir. Afinal, por que Neji se sacrificou para proteger Hinata e Naruto?

O motivo oficial que levou esse evento ocorrer foi o desejo de Masashi Kishimoto de fazer com que essa ação de Neji aproximasse (ainda mais) romanticamente Naruto e Hinata. Sim. Em uma entrevista, Kishimoto explicou que a ideia era transformar o gênio Hyuuga em um… cupido.

Mas essa é a explicação ruim, desagradável e fora do universo. Dentro do universo, Neji deve ter tido uma razão de ter colocado seu próprio corpo na frente de um ataque que certamente lhe tiraria a vida.

E esse motivo é provavelmente o mesmo que fez com que seu pai se sacrificasse para proteger o irmão gêmeo e líder da Casa Principal dos Hyuuga. Essa era a única escolha realmente livre que ele tinha.

O clã Hyuuga era historicamente dividido em duas Casas. A Casa Principal tinha todos os títulos e comandava o clã. A Secundária tinha como razão de existir a proteção dos interesses da Casa Principal à qualquer custo, incluindo a própria vida.

Para garantir esse funcionamento, os membros da Casa Secundária recebiam um selo amaldiçoado na testa. Esse selo tinha duas funções: 1) quando um membro da Casa Secundaria morre, esse selo se apaga e destrói o Byakugan do usuário, impossibilitando que o kekkei genkai seja roubado do corpo e 2) ele é utilizado como uma “coleira”, uma vez que os membros da Casa Principal podem ativar esse selo e causar uma dor excruciante no corpo de quem possui a marca com a intenção de controlá-lo.

Ou seja, a ramificação secundária era costumeiramente sacrificada pra proteger os interesses e bem-estar da família principal. Neji, um prodígio de raríssimo talento, nasceu sobre as amarras de ser um membro da família secundária. Hinata, que inicialmente aparentava ser abaixo da média dos Hyuuga, era da Casa Principal. Pelo entendimento das lideranças dos Hyuuga e até do resto de Konoha, Neji tinha um compromisso eterno em proteger Hinata com sua vida se fosse o caso.

Os pais de Hinata e Neji, Hiashi e Hizashi respectivamente, eram irmãos gêmeos. Apesar disso, Hiashi se tornou o líder da Casa Principal enquanto Hizashi foi para a Casa Secundária. Um evento complicado na história de Konoha fez com que Hiashi fosse obrigado a matar um ninja de uma Vila rival.

Para manter os acordo de paz, essa Vila rival exigiu que Hiashi fosse morto e seu corpo fosse enviado como prova. É claro que isso era tudo uma farsa organizada para que eles obtivessem os segredos do Byakugan.

As regras do clã exigiam que Hizashi fosse o sacrificado, uma vez que ele era da Família Secundaria. Apesar disso, Hiashi não queria que seu irmão tivesse que ser sacrificado por uma atitude sua. Afinal de contas, Hizashi era seu irmão.

O impasse foi resolvido quando o próprio Hizashi escolheu, de livre vontade, ser sacrificado. Ele não foi obrigado pelas amarras sociais de seu clã, ele fez uma escolha livre. Hizashi se livrou do próprio destino de servitude ao escolher a morte não para proteger o clã e suas regras cruéis, mas para proteger o próprio irmão, a quem ele amava. Ele precisou inclusive colocar Hiashi para dormir para poder tomar conta de seu futuro.

Neji fez uma escolha similar. Apesar de ter crescido extremamente ressentido com a história de seu clã e acreditar que seu destino tinha sido decidido no momento em que ele nasceu como membro da família Secundária, Naruto mudou sua concepção das coisas ao derrotá-lo no Torneio Chunnin e provar para ele que todos são donos do próprio futuro.

Ao dar sua vida voluntariamente, sem ser obrigado pela maldição de seu clã, para proteger Naruto e Hinata, Neji conheceu a verdadeira liberdade. E com isso, até mesmo o selo amaldiçoado em sua testa se foi.

Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017, contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.

Ao todo, o anime conta com 500 episódios (incluindo os fillers de Naruto Shippuden), finalizando a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi e preparando o terreno para a continuação direta da história.

O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchyroll, juntamente com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.

Acessando o site por este link, você ganha 14 dias de premium gratuitos em uma nova assinatura.

Tico

Redator eventual, podcaster e negro maravilhoso.

Disqus Comments Loading...
Publicado por