Afinal, por que Itachi e Sasuke receberam o Amaterasu em Naruto Shippuden?

O Amaterasu é uma das técnicas mais poderosas que um usuário do Mangekyou Sharingan pode receber. É a criação de chamas negras que queimam por sete dias e sete noites e não podem ser apagadas por métodos convencionais. Pior, elas são criadas de maneira quase instantânea no ponto focal do usuário e somente os ninjas mais velozes da história podem escapar a tempo. Mas se os poderes do Mangekyou Sharingan são únicos, por que ambos Itachi e Sasuke tinham essa mesma habilidade?

Cada usuário do Mangekyou Sharingan que vimos em Naruto tem um poder diferente. Shisui podia executar o Kotoamatsukami, um dos mais poderosos genjutsus da série, Obito podia dobrar o espaço-tempo com seu Kamui, etc.

Itachi, o primeiro Uchiha da série que vimos utilizando os poderes do Mangekyou Sharingan, podia utilizar tanto a criação do Amaterasu quanto podia executar o Tsukuyomi, um genjutsu que distorce o tempo na mente da vítima e pode ser utilizado para torturá-la psicologicamente.

Sasuke também despertou o Amaterasu. Inicialmente, acreditava-se que essa habilidade havia sido implantada em Sasuke por Itachi, uma vez que a primeira ativação dela foi em uma armadilha preparada por Itachi para tentar assassinar Obito.

Durante o confronto dos irmãos, Itachi implantou em Sasuke um uso do Amaterasu, que dispararia assim que ele fizesse contato visual com Obito. A prova de que essa habilidade foi implantada é que o padrão do Mangekyou Sharingan nos olhos de Sasuke no momento da invocação dessa técnica era o mesmo de Itachi.

Posteriormente, Sasuke despertou sua própria versão do Amaterasu ao confrontar Killer B. Sabemos disso pois o padrão do Mangekyou Sharingan nessa ativação já era o de Sasuke.

Até onde se sabe oficialmente, essa é a única situação onde dois usuários do Mangekyou Sharingan possuem o mesmo poder. O outro poder de Sasuke, o Kagutsuchi, é a capacidade de manipular e extinguir as chamas negras do Amaterasu – algo que Itachi não podia fazer.

Os poderes e disposição dos poderes do Mangekyou de Itachi são altamente influenciados pelo xintoísmo, como explicado nesse post. Mas com a extensão desse kekkei genkai para outros Uchiha, é possível que essa influência não seja tão importante.

A presença do Amaterasu nos dois irmãos pode simbolizar a conexão que ambos possuem, já que ambos possuem um imenso poder de destruição mas que podem escolher utilizar esse poder para o bem ou para o mal.

Os poderes de Itachi, Tsukuyomi e Amaterasu, são completamente ofensivos e só podem causar o mal. Sasuke inicialmente também tem esse poder ofensivo na forma do Amaterasu, mas seu outro poder é o de controle dessas chamas e até extingui-las antes que elas fujam do controle

Talvez isso indique que ele tenha um potencial para fazer as coisas do jeito certo de uma forma que Itachi jamais pode, uma vez que ele tem controle total do nível destruição que as chamas podem causar e seja esse o simbolismo por trás dos poderes do Mangekyou Sharingan de Sasuke.

Tico

Redator eventual, podcaster e negro maravilhoso.

Publicado por