Deixando a qualidade de lado por um momento, Dragon Ball de Akira Toriyama é indiscutivelmente o mangá e anime de batalha shonen mais famoso de todos os tempos.
Estreando em 1984 e ainda em andamento de alguma forma, a história de Goku ajudou a expor a animação japonesa para nações ocidentais, servindo como um dos primeiros programas a atravessar fronteiras e chegar aos países de língua inglesa. Dragon Ball e sua sequência, Dragon Ball Z, lançaram uma grande influência sobre o gênero shonen em geral, e sua influência pode ser vista em muitos dos lançamentos modernos mais adorados desse público, como My Hero Academia e Jujutsu Kaisen.
No entanto, nem todos os programas oferecem tudo o que fez de Dragon Ball algo maravilhoso. Por mais tentador que seja seguir apenas os últimos animes de batalha, é provável que eles deixem a desejar em uma área ou outra, seja na escala das batalhas ou no humor. Portanto, quais são os melhores animes semelhantes a Dragon Ball Z?
JoJo’s Bizarre Adventure
Poucos animes podem rivalizar com Dragon Ball em popularidade ou influência, mas JoJo’s Bizarre Adventure é uma rara exceção. Estreando em 1987, o mangá ainda está forte mais de três décadas depois. A longevidade da série pode ser atribuída à flexibilidade de Hirohiko Araki e à disposição de se adaptar aos tempos, além da decisão da história de se dividir em partes que giram em torno de diferentes protagonistas geralmente ligados pelo sangue. Esse dispositivo de enquadramento permite que JoJo’s Bizarre Adventure mude periodicamente seu cenário, elenco e até mesmo sua estrutura.
Mais importante ainda, JoJo’s Bizarre Adventure possui um incrível sistema de poder repleto de habilidades imaginativas, mesmo que os Stands demorem algumas partes para se materializarem completamente. A adaptação também tem sido geralmente fantástica, com quase todas as partes superando a trama que veio antes.
One-Punch Man
Desde 2009, muitos filósofos têm ponderado uma das maiores questões da sociedade moderna: quem venceria em uma luta entre Saitama de One-Punch Man e Goku de Dragon Ball? Esses protagonistas são essencialmente opostos. Kakarot vive para se tornar mais forte e lutar contra inimigos mais poderosos do que ele. Esse desejo define o personagem, especialmente em Dragon Ball Super.
Por outro lado, Saitama já alcançou seu estado final. Derrotando todos os oponentes com um único golpe, o herói por diversão é imbatível, um fato que matou o entusiasmo do “Cabeça de Ovo Careca”. Se estivesse no lugar de Saitama, Goku reagiria da mesma forma. One-Punch Man explora habilmente a depressão silenciosa de seu protagonista, enquanto entrega sequências de batalha épicas e frequentemente hilárias.
Dr. Slump
O legado de Akira Toriyama está intrinsecamente ligado a Dragon Ball (e Dragon Quest), a ponto de a franquia ofuscar completamente tudo o que o mangaká criou. Antes de dar vida aos Saiyajins, a propriedade mais conhecida de Toriyama era Dr. Slump, uma comédia sobre um cientista que cria uma poderosa robô chamada Arale.
Como a adaptação original (e melhor) desse mangá foi ao ar no início dos anos 1980, o programa é difícil de encontrar e é muito característico de sua época. No entanto, o humor do anime é basicamente idêntico ao de Dragon Ball; na verdade, Dr. Slump é mais engraçado, já que prioriza a comédia. Além disso, o programa se torna muito estranho em certos momentos.
Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya)
Ganhar popularidade ao mesmo tempo que Dragon Ball, Saint Seiya é icônico por si só. Inspirada na mitologia grega, a história segue um grupo de heróis que recebem poderes de Atena em sua guerra contra outras divindades.
Embora não falte ação, Saint Seiya é mais focado nos personagens, e o anime introduz um elenco expansivo e dá a maioria deles algo substancial para fazer. Narrativamente, Saint Seiya e Dragon Ball não são tão parecidos, mas eles ainda evocam uma vibração semelhante devido à sua idade, ritmo e apresentação.
Yu Yu Hakusho: Poltergeist Report
Se há um anime que poderia ser considerado uma peça companheira de Dragon Ball Z, Yu Yu Hakusho teria que ser esse anime. Criado pelo mesmo mangaká por trás de Hunter x Hunter, o anime segue Yusuke, um delinquente com um coração de ouro que se torna um detetive espiritual. Naturalmente, isso gera seus próprios desafios.
Yu Yu Hakusho envelheceu absurdamente bem, talvez até melhor que Dragon Ball. Inicialmente seguindo uma fórmula de monstro-da-semana, o show eventualmente transita para arcos de longa duração que são ambiciosos e (em geral) bem escritos. Mais importante ainda, o Torneio das Trevas de Yu Yu Hakusho é provavelmente o melhor arco de torneio no anime.
Confira também:
- Os 10 personagens mais fortes do fim de Dragon Ball Super que não são deuses ou anjos
- Dragon Ball Super – Lista de Episódios Filler para você pular
- Dragon Ball Z – Confira o poder de luta dos principais personagens de todas as sagas
- Entenda por que Vegeta chama Goku de Kakaroto em Dragon Ball
- Entenda por que Vegeta não pode se transformar em Super Saiyajin 3 em Dragon Ball
Dragon Ball Super encontra-se em hiato no momento. O anime encerrou em março de 2018 com o fim do Torneio do Poder.
Vale ressaltar, entretanto, que o mangá continua sendo publicado mensalmente com aventuras inéditas.
Nesta nova fase, Goku e Vegeta estão diante de um novo desafio: Granolah, o sobrevivente. Este personagem sofreu na mão dos Saiyajins a mando de Freeza no passado, e agora busca vingança.
Você pode acompanhar o anime de Dragon Ball Super na íntegra no Crunchyroll, no seu idioma original com legendas em português.
Dragon Ball Z pode ser conferido por completo na Crunchyroll.