InícioOutrosComo contornar o bloqueio geográfico em jogos

Como contornar o bloqueio geográfico em jogos

PUBLICIDADE

Se você curte jogar online, certamente já teve que lidar com bloqueio geográfico em jogos. Afinal, essa é uma prática usada em diversos segmentos e por uma série de razões diferentes, inclusive em games.

PUBLICIDADE

E para te ajudar a entender melhor sobre esse assunto, além de te mostrar como contorná-lo, hoje trouxemos muitas dicas e informações valiosas para você.

PUBLICIDADE

Sendo assim, não deixe de ler até o final para saber tudo sobre bloqueio geográfico e as maneiras mais eficazes de quebrá-lo. É só acompanhar e conferir!

Bloqueio geográfico em jogos: o que é?

Antes de saber como contornar um bloqueio geográfico, precisamos entender o que é isso e porque ele é usado.

Além dos jogos, muitos outros serviços digitais podem sofrer restrições com base em meu IP e localização. Esses serviços podem incluir:

  • Serviços de streamings de filmes, séries, etc;
  • Sites;
  • Plataformas de compras online, dentre outros.

E isso acontece devido a uma série de fatores variáveis. No caso dos jogos e das plataformas de streaming, as razões para os bloqueios geográficos geralmente têm a ver com direitos autorais e licenciamento de transmissão.

Por exemplo, alguns serviços de streaming, como a Netflix e a Amazon Vídeo, exibem conteúdos originais e de terceiros. E para isso, elas obtêm as licenças legais necessárias para fazer a transmissão. Entretanto, pode acontecer dessa licença não ser válida em todos os países em que elas operam.

PUBLICIDADE

Desse modo, é comum alguns conteúdos desses serviços não poderem ser transmitidos em alguns países para que suas regras de licenciamento não sejam quebradas.

E para fazer essas restrições, as plataformas usam o bloqueio geográfico.

No mundo dos games acontece a mesma coisa: muitas vezes a região na qual você está, está fora da zona onde a licença para o jogo vigora. Então, o bloqueio geográfico em jogos atua para restringir o seu acesso a esse game.

PUBLICIDADE

Bloqueio geográfico: política e negócios

Muitos países mais autoritários, como a Rússia, a China, o Irã e a Coreia do Norte, por exemplo, usam o bloqueio geográfico como forma de censura. Assim, eles controlam conteúdos online considerados impróprios para a população e até mesmo restringem as informações que chegam até os usuários.

Outro ramo no qual o bloqueio geográfico é bastante usado é o das plataformas de compras, em especial os de reservas de passagem e hospedagem.

Isso porque essas empresas baseiam os preços de acordo com a demanda do local e, como isso varia, elas usam o chamado “preço dinâmico” para aplicar uma faixa de preço para cada localidade, com base na flutuação dos valores de cada lugar.

PUBLICIDADE

Como contornar o bloqueio geográfico em jogos?

Para saber como quebrar o bloqueio geográfico em jogos e também em outros serviços online, é preciso saber como as empresas fazem para bloquear o nosso acesso a esses serviços.

Isso acontece porque qualquer empresa do ramo da tecnologia, seja pública ou privada, tem como saber onde eu estou com base no IP, por exemplo.

Dessa forma, esses órgãos identificam em que área geográfica estamos e aplicam as restrições e bloqueios pertinentes a ela.

PUBLICIDADE

Sendo assim, para evitar esses tipos de restrição, é preciso “esconder” o endereço de IP para que ninguém tenha como saber onde estamos.

Existem várias formas eficazes de se fazer essa “camuflagem” e que, além de evitar o bloqueio geográfico em jogos, trazem outras vantagens consigo, como:

  • Acesso irrestrito a qualquer site;
  • Não deixar cookies de navegação, que muitas empresas de publicidade usam para direcionar seus produtos e até mesmo vendem nossos dados baseados neles;
  • Nenhum histórico de uso, nada de metadados nem outros rastros que possam ser seguidos e ligados a nós por alguém;
  • Segurança total para compartilhar dados pessoais e profissionais, sem correr o risco de ser hackeado ou espionado.
PUBLICIDADE

As formas mais eficazes de quebrar o bloqueio geográfico em jogos e em outros serviços online são:

Usar VPNs seguras

As VPNs são redes privadas virtuais, nas quais você fica em uma espécie de “bolha” na internet. Afinal, dentro dessas redes, você é conectado remotamente a um servidor e não diretamente à web.

Assim, as empresas e órgãos não tem como saber onde exatamente você está, visto que a sua localização é alterada. E isso torna fácil quebrar o bloqueio geográfico em jogos, streamings de filmes e séries, compras, etc.

PUBLICIDADE

Além disso, essas VPNs criptografam os seus dados e mudam o seu IP, o que permite uma navegação completamente segura e praticamente incógnita.

Sem contar que essas redes privadas virtuais são muito fáceis de serem baixadas e instaladas por qualquer pessoa em seus dispositivos e atuam de modo discreto, totalmente integradas como uma extensão do navegador.

Portanto, para quem quer jogar, comprar, pesquisar e compartilhar dados online, de forma totalmente anônima e segura, usar uma VPN é a melhor solução.

PUBLICIDADE

Usar servidores Proxy

Além das VPNs, usar servidores Proxy também é um método eficaz de contornar o bloqueio geográfico em jogos.

Esses servidores atuam como uma curva, um nó, entre você e a internet. Desse modo, quando alguém tentar rastrear sua localização, será barrado pelo Proxy e direcionado para outro lugar.

PUBLICIDADE

No entanto, esse tipo de servidor não criptografa dados como as VPNs, então, eles não oferecem o mesmo nível de segurança que elas.

Usar o The Onion Router (TOR)

O TOR é outro método para quebrar o bloqueio geográfico em jogos. Isso porque esse software criptografa cada camada dos seus dados de navegação e os envia para inúmeros servidores diferentes, o que torna praticamente impossível rastrear a sua localização real.

Entretanto, para fazer essa divisão em camadas, o TOR reduz a velocidade da sua conexão com a internet, o que pode tornar jogar online ou assistir a um filme na Amazon Video, por exemplo, algo mais estressante do que prazeroso.

PUBLICIDADE

Conclusão

Como vimos, quebrar o bloqueio geográfico em jogos não é tão difícil quanto pode aparentar. Afinal, com as ferramentas certas, é possível fazer isso e muito mais!

E dentre as opções disponíveis, a mais recomendada é o uso de VPNs, uma vez que elas são as mais simples de serem instaladas, não demandam nenhum tipo de configuração sofisticada e trazem outras vantagens.

Agora que você já sabe como quebrar bloqueio geográfico em jogos, busque a ferramenta certa e jogue, assista e navegue pela internet de onde quer que você esteja, sem restrição nenhuma e de forma totalmente segura!

PUBLICIDADE
Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.