O PlayStation Vita está seguindo um caminho que ninguém imaginava para ele: uma máquina de jogar indies e bizarrices japonesas. A maioria dos jogos, no primeiro caso, acabam sendo versões fieis dos jogos lançados originalmente para PC, mas com poucas ou nenhuma adições. Felizmente, a versão de Spelunky para o portátil será diferente.
Na versão do PS Vita do jogo, você poderá se mover livremente no modo co-op, ao invés de ficar limitado ao espaço da televisão, como nas versões para PC e Xbox 360. Isso até pode parecer pouco de adição para o jogo, mas ficar trancado numa tela e não conseguir avançar por causa de algum amigo retardatário num jogo que não perdoa nenhum erro como Spelunky é algo gigantesco.
Finalmente, o jogo também suportará o cross-buy, ou seja, comprando-o para Vita, ele fica disponível no PS3 e vice-versa. Ainda não há uma data de lançamento confirmada para Spelunky nos dispositivos da Sony, mas a Mossmouth, produtora do jogo, disse que será em breve, ainda nesse inverno.
Eu gostaria muito que o desafio diário da versão de PC estivesse disponível nessas versões também. Seria uma adição bem legal, mas só o fato de poder jogar Spelunky deitado no conforto da minha cama já é motivo o suficiente para eu comprar o jogo outra vez.