Fala, galera, tudo bom com vocês?

Montar um PC Gamer é o sonho de muita gente, e diferente de um console, é uma tarefa bem mais complicada, afinal de contas, você pode escolher basicamente todas as peças do computador, enquanto que no console, apenas hoje em dia podemos escolher entre um Xbox One S ou um Xbox One X, por exemplo.

Como é de se esperar, muitas dúvidas surgem, e hoje eu trago um post com 5 erros que eu vejo o pessoal cometendo frequentemente e que podem fazer ou você ter uma máquina melhor do que você poderia, ou fazendo você gastar dinheiro à toa.

Vamos a eles?

1 – Não ligue para gargalos

Esse é um erro que eu vejo o pessoal frequentemente cometendo. Volta e meia nos fóruns de discussão o pessoal pergunta se uma GeForce 1070 vai dar gargalo com o Pentium G4560 deles, e se eles deveriam investir em algo diferente no upgrade. A resposta essa pergunta é, sim, vai dar gargalo, mas você não deve preocupar-se com isso.

Digamos que você compre uma Geforce 1050 para evitar o gargalo. Ela é umas 3x menos poderosa do que uma Geforce 1070, o que significa que, quando você finalmente trocar o seu processador por um Core i5 ou um Core i7, por exemplo, ela já vai estar bem mais desatualizada do que a 1070 que você teria comprado. Como o upgrade é inevitável no PC, e como a gente raramente troca tudo de uma vez, essas peças menos obsoletas vão acabar ficando, e vai valer muito mais a pena ter uma Geforce 1070 daqui a 3 ou 4 anos do que uma 1050.

Além disso, por mais que dê gargalo, a Geforce 1070 vai ser sempre melhor do que a 1050, mesmo um Pentium G4560 ou em algum outro processador mais fraco.

2 – Dê sempre preferência a melhorar a placa de vídeo

Se você tem um PC antigo com, digamos, um Core i3 e uma GeForce 550 ti e só tem grana para melhorar um dos dois, qual você escolhe? Tem gente que argumenta que melhorar o processador seria melhor por causa do motivo acima, para evitar o gargalo, só que isso é besteira. Melhorar o processador, se você já tem uma placa de vídeo antiga, não vai trazer nenhum benefício tangente para os seus jogos. Talvez eles melhorem em 5 ou 10%, mas você vai estar gastando algo na faixa dos 1000 reais (afinal, praticamente todo ano o soquete de processador muda e você também precisa de uma placa mãe, e agora muita gente está migrando das DDR3 para as DDR4) para uma melhora tão baixa de performance.

Vale muito mais a pena gastar essa grana numa placa de vídeo boa (nessa faixa dá para pegar uma 1060, por exemplo, ou uma Radeon equivalente) e deixar para trocar de processador, placa mãe e memórias mais pra frente. O upgrade vai ser sensivelmente melhor no departamento da placa de vídeo.

3 – Evite a Geforce 1030

Vejo muita perguntando também se vale a pena ter uma Geforce 1030 para o upgrade e a resposta é um enfático não. A Geforce 1030 em benchmarks apresentou um desempenho pior do que uma Geforce 750ti, ou seja, ela já sai obsoleta de fábrica, e ela custa caro demais para justificar o investimento: 350 reais. Por apenas 150 reais a mais, você consegue comprar uma Geforce 1050, que tem um desempenho incrivelmente melhor, e que ainda que não seja uma placa topo de linha, vai funcionar por muito mais tempo, e rodar diversos dos jogos atuais em configurações Médio/Low sem você precisar diminuir a resolução do seu monitor e fazer outras gambiarras para o jogo funcionar.

4 – Não tem pressa de fazer o upgrade? Espere pela Oitava Geração da Intel baratear um pouquinho

A Intel finalmente se mexeu e aumentou o número de núcleos da família Core na Oitava Geração. Sabe o que isso significa? Agora os Core i3 têm 4 núcleos, os Core i5 têm 6 núcleos e os Core i7 têm 6 núcleos e 12 threads, ou seja, o desempenho deles melhorou em praticamente 50% em relação à geração passada. Dessa forma, um Core i3 da oitava geração é tão bom ou melhor do que um Core i5 da geração passada, e um Core i5 da oitava geração é melhor do que a maioria dos Core i7 da geração passada.

Os processadores já estão disponíveis para venda na maioria das lojas de informática do Brasil, mas há um pequeno problema: como a Intel lançou apenas o chipset Z370 até o momento, você não compra uma placa mãe compatível com essa geração de processadores por menos de 1000 reais, matando completamente o custo benefício dela. Os próximos chipsets da companhia vão ser mais baratos, e logo mais veremos placas mãe custando 450 a 600 reais. Quando isso acontecer, vai valer muito a pena ter um processador Intel de oitava geração como o cérebro do seu computador.

5 – Um SSD pode dar vida nova ao seu PC

SSDs são uma das melhores invenções de todos os tempos na informática. Existe vida antes e depois do SSD, e mesmo que você não instale jogos nele, o desempenho geral de tarefas simples no computador como o boot do sistema operacional, abrir programas e navegar pela internet melhora sensivelmente com um. Se você vai comprar um PC parrudão, não esqueça do SSD, e talvez considere investir num SSD de 240 gigabytes, pois 120 acaba forçando você a ficar fazendo malabarismos com os últimos 10~30 gigabytes de espaço livre para não encher o SSD.

Gostou do post? Curta nossa página no Facebook e receba todas as nossas últimas novidades!

Gostou? Compartilhe!


Torne-se um patrão do site!

Você sabia que ao tornar-se um patrão do Critical Hits, você ajuda o site a continuar crescendo e ainda ganha vantagens exclusivas como acesso a um design mais clean sem propagandas, Critical Cast 5 dias antes de todo mundo e acesso ao nosso grupo secreto no Facebook/Whatsapp? Torne-se já um patrão você também!

Você já ouviu o Critical Cast dessa semana?


Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.



  • Gabriel Tamiozzo

    texto muito tendencioso para tecnologias intel!!! AMD sempre vai ser melhor para jogos quando se levar em consideração o custo!!!

    • Foi só um exemplo por conta do mercado ser 80% Intel… mas se vc não sabe interpretar o texto vai acabar achando que o mundo é sempre uma gigantesca conspiração… né?

      • Gabriel Tamiozzo

        Mas você como especialista deveria recomendar as melhores opções ao invés de fazer recomendações de cosias caras, só porque é o que todo mundo gosta! Além do mais recomendo fortemente você ler os resultados dos testes dos processadores AMD, que já possuem excelentes custos e performances incríveis.

  • Mr Criminal

    Só li verdades

  • Lucas Vieira Lopes

    6- Não se preocupar com frequência da memoria ram
    7- Montar uma máquina pensando em upgrade tem que ficar atento ao socket.

    • Paulo Yassuaki Tamay

      Frequencia de memória influencia sim amigo. E bastante, principalmente com os Ryzen.

      • Bruno Dupont

        Influencia bastante onde, cara? Ta falando de ddr3 pra ddr4? ai até que sim. Mas ram só tem que atender aos requisitos mínimos ou recomendados, o poder de processamento em peso fica mais na junção processador+placa de vídeo, nesses ai que tem que botar grana.

  • Eduardo Couto

    Cara,acho questionável essa parada da 1030.
    Eu não comprei e testei uma nem nada,mas vi muito benchmark e tal onde ela passou fácil da 750ti,tu poderia me explicar de onde veio isso Eric?

    • Guilherme Henrique

      esse tipo de placa de video é mais pra quem consegue queimar a onboard e fica sem vídeo. ai tu poe aquela so pra ter algo. aquilo n presta. e pode ter certeza que a 750ti e melhor