Caso você não tenha um bebê recém nascido ou o filhote de algum animal na sua casa, o vídeo a seguir vai ser a coisa mais bonita que você verá hoje.

Cinco dias antes do lançamento do jogo, quando a versão para Wii U já havia vazado, era possível acessar os menus do game no Cemu e nada mais do que isso. Depois, três dias após o lançamento, The Legend of Zelda: Breath of the Wild já estava rodando no emulador, mesmo que injogável, com framerate baixíssimo e uma série de bugs e glitches. Pouco mais de duas semanas, um grande avanço foi feito, e uma prévia da versão 1.7.4 do Cemu postada pelos desenvolvedores mostrava o jogo rodando a 30 frames por segundo (com slowdowns) com uma série de problemas resolvidos.

E agora, pouco mais de um mês após o lançamento oficial do jogo para Switch e Wii U, o usuário YamGaming postou um vídeo de The Legend of Zelda: Breath of the Wild rodando a maravilhosos 30 frames por segundo e resolução 4K (!), num estado descrito por ele como “completamente jogável e possível de terminar”.

O vídeo destaca os principais pontos que foram definitivamente resolvidos no jogo, como a grama que agora funciona da maneira correta, a água que não está mais invisível onde é possível nadar, o fato dos pés de Link não serem mais engolidos pelo chão e os objetos que podem ser travados, congelados ou movidos a seu bel-prazer. É possível notar alguns glitches aqui e ali, além de quedas no framerate em algumas cenas específicas.

Confira:

E a thumbnail do vídeo já entrega: as especificações da máquina de YamGaming não são nada simples. Ele conta com uma CPU Intel Core i7 6700k rodando a 4.3GHz, 16GB de RAM e uma Nvidia Geforce GTX 1070, além de uma série de configurações que tiveram de ser feitas manualmente para atingir o nível de emulação visto acima. Todo o trabalho com as configurações é detalhado neste guia (em inglês).

A versão 1.7.4 do Cemu só foi liberada para os contribuintes do Patreon do emulador há dois dias, portanto, a menos que YamGaming faça um walkthrough completo do novo Zelda, ainda não é possível dizer que o jogo pode ser terminado. Porém, devido à qualidade que observamos acima, podemos crer que o jogo não está muito longe do estado descrito por ele, pelo menos para as suas configurações, já que no Megathread do jogo no subReddit do Cemu há diversos depoimentos de quedas abaixo dos 20fps, problemas com câmera e problemas mais graves com placas de vídeo da AMD.

Não sei o que fazer senão bater palmas para a equipe de desenvolvimento do Cemu. Que trabalho espetacular.

Com informações: PC Gamer.


Você já faz parte do nosso Grupo no Facebook? Faça já parte e interaja com os redatores e outros leitores do site! Link para o grupo: https://www.facebook.com/groups/criticalhitscombr/

Gostou? Compartilhe!


Torne-se um patrão do site!

Você sabia que ao tornar-se um patrão do Critical Hits, você ajuda o site a continuar crescendo e ainda ganha vantagens exclusivas como acesso a um design mais clean sem propagandas, Critical Cast 5 dias antes de todo mundo e acesso ao nosso grupo secreto no Facebook/Whatsapp? Torne-se já um patrão você também!

Você já ouviu o Critical Cast dessa semana?


Rafael Oliveira faz análise de jogos, filmes e séries regularmente para o Critical Hits, além de postar notícias e artigos esporadicamente. Acha que Shadow of the Colossus é o melhor jogo já feito, é fanboy de Steins;Gate e tem um lugar especial no coração para Platformers, RPGs e Metroidvanias.



  • Josué Tds

    Vou compartilhar algumas dicas pro pessoal rodar melhor,
    essa cache é bem grande(19k de shaders) serve pra diminuir bastante as travadinhas, só colar o arquivo .bin na pasta CemushaderCachetransferable
    https://www.4shared.com/file/D1hiwG1dca/e472dce2.html

    cemuhook serve pra reproduzir os vídeos do jogo e tbm dá uma opção de speed hack no emulador que melhora mto o desempenho, só colar o arquivo .dll na pasta do Cemu
    https://sshnuke.net/cemuhook/

    A versão Cemu 1.7.4D melhorou bem os gráficos em placas AMD q tavam mais bugados(principalmente na grama).
    O emulador pode usar muita memoria RAM, é bom ter 8GB, pra placa de vídeo ele é leve, e ainda tem como deixar mais leve se colocar graphic Packs pra rodar com resolução mais baixa.
    O mais importante pra ter um bom desempenho é o processador, quanto maior IPC e clock do processador melhor será o desempenho.
    Algumas pessoas que tem um processador mais fracos usam um programa chamado Cheat Engine, nele tem como aplicar um sppedhack que ajuda.

    • Matheus

      Só pra lembrar, quem tem placa da NVIDIA NÃO USA ESSE SHADER DE 19K, vai travar o CEMU por falta de memória. Quem tem NVIDIA, usa um shader de 4-5k ou nem usa, deixa o CEMU ir criando o próprio

      • Josué Tds

        até em placas AMD pode travar, na primeira copilação do cache é uma bosta, eu fechei os programas tudo aqui e e tah com um bom arquivo de paginação, aii deu, depois e copilar a primeira vez vai de boa.

        • Jailson Delicia

          Em amd nao usa tanta ram igual nvidia.

          Esses 19k de shader puxou meus 16gb todos e mais 6gb da mem virtual

          • Josué Tds

            estranho, quem me passou é usuário de nvidia e tem 8gb de ram.

      • Jailson Delicia

        Só ligar a memoria virtual.

        Tenho 16gb de ram e tava travando, ativei a mem virtual e ta rodando de boa agora

  • Guilherme Henrique

    essas specs pra rodar a 30fps? a vei melhor comprar o console e jogar a 60 mesmo. n precisa ser o switch :P

    • Matheus

      Mas no console também roda a 30…

      • Guilherme Henrique

        acho que o switch roda a 60 vei.

        • Matheus

          Não, ele roda a 30 igual o Wii U, a diferença é que no dock roda a 900p, só isso

          • Guilherme Henrique

            puta que pariu em…

          • no Switch roda a 30 caindo pra 25 em muitos pontos inclusive.

    • Ruan Furtado Goes

      É pq lá roda a 30fps e ainda tem quedas.

    • David Ludwig

      Muitos emuladores são limitados a framerate máxima do jogo no console, porque coisas como relógio interno e motor de física dependem da framerate.
      Zelda Breath of the Wild é limitado a 30fps no Wii U e no Switch.

      • Guilherme Henrique

        pode até estar certo por um lado. mas fisica vc está totalmente errado. é por isso que usamos deltatime na hr de programar o calculo. pq ai ele usa o tempo real na fisica :)

    • Jailson Delicia

      Mas ngm monta um PC pra emular Zelda, isso ai é um “bonus” pra quem tem pc decente.

      E tanto wiiu quando switch rodam a 30fps

      • Luis Lima

        Vale lembrar que essa config para rodar o jogos em 4k.. até a 1080 roda alguns jogos em 4k no talo, isso em jogos próprios para pc, imagina uma emulação que normalmente gasta muito recurso de modo desnecessário. Acho que o que mais vale é o processador e memoria ram. Tenho uma gtx 660ti e ela nem chega a esquentar por falta de uso do emulador, mas a memoria ram passa apertada. Mario kart estoura fácil os meus 8gb de ram.

      • Guilherme Henrique

        switch roda a 1080 na dock a 60fps e 720 fora da dock a 60fps.

        • Jailson Delicia

          nao

          • Guilherme Henrique

            vdd. eu vi :)

    • Guilherme Parada

      ele tbm ta rodando em 4k, não existe maquina hoje que rode 4k a 60 fps direito

  • Victor Marcelo

    em placas de video Nvidia vc precisa de 16 gb de ram pra poder usar todos os shaders

  • CorruptionMan

    Realmente é espetacular rodar um jogo que ficou anos sendo produzido em um emulador e o hipócrita do cara que esta emulando ainda só esta liberando essa versão para patrocinadores. Deviam é dar um jeito de burlar isso também para ele ver como é trabalhar e pilantra se apropriar do seu esforço sem pagar.

    • Josué Tds

      Quem desenvolve o emulador, não é o mesmo que libera as keys pra abrir os jogos, e nem liberar as ROMs, e pagar é totalmente opcional já q vai ser liberado ao publico de todo jeito depois.
      O emulador tah no mercado a mais de um ano, a Nintendo sabe muito bem dele, se ela fosse esperta já iria ter anunciado o jogo na Steam, na real, ela ganharia dinheiro até mesmo se vendesse a imagem do jogo pro pessoal emular sem dar garantia nenhum q iria rodar.
      Tah perdendo dinheiro por ser uma empresa de mente fechada.

      • CorruptionMan

        Sim, eu entendo que quem desenvolveu o emulador e quem libera as keys podem ser pessoas diferentes. De qualquer forma não considero uma prática correta emular a propriedade intelectual desenvolvida por um terceiro, como programador e desenvolvedor de softwares entendo bem o trabalho que dá criar um produto e alguém dar um jeito de pegar “na faixa”. Não tenho nada contra por exemplo pessoas que não teriam condição alguma de comprar o aparelho e o jogo para poder desfrutar do mesmo, certo não esta de qualquer forma, mas elas não poderiam contribuir então que seja, mas tem muitos que tem condições e mesmo assim não o fazem. De qualquer forma vai de cada um a decisão do que é correto e do que não é, respeito a sua opinião, mas discordo na parte que a Nintendo devia disponibilizar seu jogo na Steam, dessa forma a Sony também devia largar a sua proposta de ser desenvolvedora de hardware e software apenas para produzir software. Creio que enquanto a Nintendo achar que deve continuar investindo em hardware ela tem o direito de querer receber por aquilo que produziu, assim como qualquer outra empresa. Quem emula deixa de contribuir mais do que quem apenas compra ou baixa o jogo pirata, pois esse ao menos ainda possui o aparelho, mas como disse é a minha opinião, principalmente pelo fato que atuo de desenvolvimento de softwares pequenos e ficaria muito chateado de não receber o pagamento pelo meu serviço.

      • CorruptionMan

        Sim, eu entendo que quem desenvolveu o emulador e quem libera as keys
        para os jogos podem ser pessoas diferentes. De qualquer forma não
        considero uma prática correta emular a propriedade intelectual
        desenvolvida por um terceiro, como programador e desenvolvedor de
        softwares entendo bem o trabalho que dá criar um produto para alguém dar
        um jeito de pegar “na faixa”. Não tenho nada contra por exemplo pessoas
        que não teriam condição alguma de comprar o aparelho e o jogo para
        poder desfrutar do mesmo, certo não esta de qualquer forma, mas elas não
        poderiam contribuir então que seja, mas tem muitos que tem condições e
        mesmo assim não o fazem. De qualquer forma vai de cada um a decisão do
        que é correto e do que não é, respeito a sua opinião, mas discordo na
        parte que a Nintendo devia disponibilizar seu jogo na Steam, dessa forma
        a Sony também devia largar a sua proposta de ser desenvolvedora de
        hardware e software apenas para produzir software. Creio que enquanto a
        Nintendo achar que deve continuar investindo em hardware ela tem o
        direito de querer receber por aquilo que produziu, assim como qualquer
        outra empresa. Quem emula deixa de contribuir mais do que quem apenas
        compra ou baixa o jogo pirata, pois esse ao menos ainda possui o
        aparelho, mas como disse é a minha opinião, principalmente pelo fato que
        atuo no desenvolvimento de softwares pequenos e ficaria muito chateado
        de não receber o pagamento pelo meu serviço.

        • Josué Tds

          Acho q nenhuma deveria parar de desenvolver seus hardware, porém sou contra exclusividade de jogos, quem já tem um PC bacana n tem real necessidade de comprar um console, mas acabam sendo “forçados” por conta da exclusividade dos jogos.
          Nintendo poderia lançar a própria plataforma de jogos pra PC, sejam eles nativos ou emulados, cobrar por jogo ou uma assinatura mensal, ou o mais simples que seria lançar os jogos nas plataformas já existentes
          Veja, Sega ganha dinheiro com venda de jogos antigos que rodam por emulação
          http://store.steampowered.com/sub/102625/
          Existe hoje um programa chamado WiiU USB Helper, e nele dá pra baixar os jogos de Wii U, as atualizações e as DLCs tudo de forma bem organizada, se a Nintendo faz um programa semelhante e com um sistema de pagamento, tenho certeza que muito pagariam, uma grande parte só pirateia pq é mais simples, não tem como comprar uma mídia digital do jogo pra PC, então o pessoal vai piratear mesmo.
          Eu mesmo tenho 3 jogos piratas de PC aqui, pelo simples fato de n achar onde comprar. Conheço muitas pessoas q compram apenas pra deixar na coleção da Steam…
          Enfim, tem vários meios da Nintendo ganhar com os usuários de PC ta perdendo dinheiro por birra.

  • Danilo Soares

    Bater palmas pra pirataria? Tá serto.

    • CorruptionMan

      Mentalidade que o povo apoia infelizmente.

      • Luis Fabio

        Do jeito que a Nintendo nos trata,o melhor que temos que fazer é piratear o sistema e os games dela!Ainda de quebra,vai ter umas legendas em PT-BR,coisa mínima que eles nem tem o trabalho de fazer…