A Razer é uma das mais, senão a maior, fabricante de periféricos de ponta do mundo, e um dos produtos mais tradicionais da companhia é o teclado Black Widow. Recentemente, a companhia nos enviou uma versão do Razer Blackwidow X Chroma para avaliarmos, e desde então eu tenho jogado bastante CS:GO e usado ele para as tarefas diárias do site. Ele vale a pena? É o que vamos descobrir hoje.

Custando R$ 1099,90, o Blackwidow X Chroma é claramente um produto premium voltado para jogadores que não se importam em pagar mais por um produto de qualidade. A primeira impressão que eu tive com ele, e a minha referência para ela é o HyperX FPS Alloy, é que o teclado é um pouco maior que o da concorrente, e pensado para você instalá-lo no PC e jogar somente nele, ao invés de ficar carregando-o por aí.

O teclado é consideravelmente pesado, e pensado assim para não ter o risco de escorregar conforme você estiver jogando. Além disso, ele conta com um belo design, e, claro, o destaque dele fica para o sistema de Chroma da Razer, onde você escolhe pelo Razer Synapse qual a cor será a de iluminação do seu teclado. Há uma série de presets definidos pela Razer, e alguns específicos para jogos, como no caso de Overwatch, mas no geral eu preferi deixar ele com a cor azul idêntica ao azul usado aqui no Critical Hits.

Como eu tenho jogado bastante CS:GO ultimamente, o teclado foi usado tanto para trabalhar, e responsável pelos meus últimos 200 ou 300 posts por aqui, e também para ser usado dentro desse jogo e de Overwatch também, então vamos analisá-lo nessas duas tarefas.

A começar pela performance dele digitando, bom, o teclado é muito confortável, mas, assim como no caso do HyperX FPS Alloy, eu tive que deixá-lo na configuração ABNT2 ao invés da Americana, que seria a padrão do teclado, para evitar o bug mental de ter que aprender a digitar acentos e tudo mais novamente. Afora isso, o teclado é realmente confortável e bastante preciso, mas um pouco barulhento, devido ao uso do switch Cherry MX Blue (que é verde no teclado, afinal, Razer). Vale ressaltar que as teclas dele são um pouquinho maiores do que as do FPS Alloy, ou seja, se você está acostumado a usar um teclado grande, a transição para ele vai ser praticamente perfeita no sentido de não achar que os seus dedos são gordos demais pras teclas.

Para jogos, o teclado também se sai muito bem também, com toques precisos e um design bastante confortável, que me fez praticamente não sentir a transição do FPS Alloy para ele. As teclas tem um bom espaçamento e tamanho, e a possibilidade de retirar uma tecla por uma facilitou a vida na hora de tirar a tecla do Windows, que volta e meia a gente corre o risco de apertar e perder instantaneamente um round.

Mas e aí, vale a pena?

O Razer Blackwidow X Chroma é um produto premium, e como um produto dessa forma, ele entrega uma boa performance, mas eu sinceramente não consegui encontrar um bom motivo para pagar 300~400 reais a mais do que em teclados da concorrência apenas pela presença da tecnologia Chroma. O que eu quero dizer é, o teclado é tão bom quanto outros mecânicos que eu já usei, e você certamente não vai arrepender-se da compra pela performance dele. Talvez somente pelo preço, já que há opções com custo-benefício melhores por aí. Ainda assim, o teclado é muito bom e, não fosse esse detalhe, não apresentaria defeitos, fora o problema de não ser ABNT2, algo que acontece com outros teclados mecânicos vendidos por aqui também.

Nota: 8,5/10

Especificações do Razer Blackwidow Chroma

  • Multipremiados switches mecânicos da Razer com ativação por 50g de força
  • Vida útil das teclas de 60 milhões de pressionadas
  • Função Chroma de retroiluminação com 16.8 milhões de cores para customização
  • Função integrada de efeitos luminosos (Hero signature color)
  • Habilitado ao Razer Synapse
  • Teclas com tecnologia anti-ghosting
  • Teclas totalmente programáveis com gravação de macros on-the-fly
  • Painel indicador aprimorado
  • Modo de jogo
  • Ultrapolling de 1000 Hz
  • Fio trançado
  • Tamanho aproximado: 449mm (comprimento), 41mm (altura) e 182mm (profundidade)
  • Peso aproximado: 1380g

Você já faz parte do nosso Grupo no Facebook? Faça já parte e interaja com os redatores e outros leitores do site! Link para o grupo: https://www.facebook.com/groups/criticalhitscombr/. Já está lá? Curta também a nossa página do Facebook!

Gostou? Compartilhe!


Torne-se um patrão do site!

Você sabia que ao tornar-se um patrão do Critical Hits, você ajuda o site a continuar crescendo e ainda ganha vantagens exclusivas como acesso a um design mais clean sem propagandas, Critical Cast 5 dias antes de todo mundo e acesso ao nosso grupo secreto no Facebook/Whatsapp? Torne-se já um patrão você também!

Você já ouviu o Critical Cast dessa semana?




Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.