Nos últimos anos o jogadores de PC tem acompanhado uma verdadeira novela no que diz respeito as modificações caseiras de alguns jogos, popularmente conhecidas por ai como “mods”.

Há algum tempo atrás a Bethesda resolveu que iria “cobrar” por alguns mods de Skyrim e o assunto foi tão polêmico que a desenvolvedora teve que prometer jamais cometer tal atrocidade novamente. Dessa vez, outra queridinha do público resolveu cutucar a ferida e o resultado não foi muito bom para ambos os lados.

A Take-Two, dona da Rockstar, ganhou na justiça o direito de derrubar o OpenIV, uma das ferramentas mais antigas e conhecidas dos jogadores de GTA V. Com ela, era possível criar e publicar uma infinidade de alterações interessantes ao jogos base, permitindo que o jogador inserisse uma série de intens “não oficiais” ao jogos, o que inclui até mesmo caminhões das Casas Bahia e Gols quadrados com turbo 1996.

O problema é que a comunidade não aceitou muito bem essa atitude e pra rebater, decidiu que iria derrubar também as avaliações do jogo na plataforma Steam. Jogadores acusam a Take-Two de interromper um trabalho de anos e de acabar com uma das maiores comunidades de “modders” de todos os tempos. A Rockstar por sua vez, resolveu ficar do lado da Take-Two e vem apoiando a retirada da ferramenta do ar.

A Take-Two até tentou se defender dizendo que o OpenIV também possibilitava a criação de ferramentas de trapaça, imensamente odiadas pelos jogadores de GTA Online. Além disso, a publisher também declarou que vinha tendo problemas com a distribuição de conteúdos que infringiam direitos autorias, mas nem assim os fãs aceitaram o fim do OpenIV.

Alguns até acreditam e pregam que um dos principais motivos que levaram ao fim do OpenIV seria a promessa de recriação de Read Dead: Redemption dentro de GTA V, com o auxílio da ferramenta. Se é verdade ou não, ninguém sabe, mas ao que parece ainda tem muito pra acontecer ainda nessa história.

O OpenIV foi criado em meados de 2008, após o lançamento de GTA IV, para criação de modificações para aquele jogo. Após o lançamento de GTA V, a comunidade só ganhou força e cresceu ainda mais nos últimos anos.


Você já faz parte do nosso Grupo no Facebook? Faça já parte e interaja com os redatores e outros leitores do site! Link para o grupo: https://www.facebook.com/groups/criticalhitscombr/

Gostou? Compartilhe!


Torne-se um patrão do site!

Você sabia que ao tornar-se um patrão do Critical Hits, você ajuda o site a continuar crescendo e ainda ganha vantagens exclusivas como acesso a um design mais clean sem propagandas, Critical Cast 5 dias antes de todo mundo e acesso ao nosso grupo secreto no Facebook/Whatsapp? Torne-se já um patrão você também!

Você já ouviu o Critical Cast dessa semana?


João Víctor Balestrin Sartor é colaborador e sex-symbol do Critical Hits. Admirador das boas histórias, almeja de verdade escrever um livro algum dia. Divide seu tempo entre à leitura, jogatina, trabalho, engenharia e quando sobra tempo, vive.



  • Ruan Carlos05

    Quem conhece a franquia não vai ligar pra avaliações de jogadores putinhos com a Rockstar
    Isso n vai fazer diferença nehuma para eles kkkkkkkkkkk

    • bruno mattos

      mas são justamente essas pessoas que estão destruindo a avaliação do jogo, nao por que nao gostam do jogo mas pelo fato da rock star ter tirado os mods do jogo.