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Dragon Ball Z: Battle of Z – Review

Jogos de anime são um nicho de mercado onde é meio complicado avaliar um jogo pois eles costumam ser uma versão um pouco menos pior do que o nicho de jogos de filme, ou seja, voltado para fãs, e não para gamers em geral. A exceção disso costuma ser Dragon Ball Z, já que esse é um anime praticamente universal, que todo mundo guarda boas lembranças. Será que Battle of Z está à altura delas?

Em Dragon Ball Z: Battle of Z, você controla um dos diversos guerreiros que aparecem na produção de Akira Toriyama em batalhas campais contra outros grupos de inimigos. Há uma porrada de batalhas do jogo recriadas aqui, e várias outras que não existiram. Você começa lutando contra meia dúzia de Saibaimans, logo depois enfrenta Raditz e assim vai, revivendo boa parte dos combates do anime, até a batalha vivenciada nesse último filme de Dragon Ball Z que saiu no ano passado.

  • Nome: Dragon Ball Z: Battle of Z
  • Plataformas: PlayStation 3, Xbox 360, PlayStation Vita
  • Publisher/Desenvolvedor: Namco Bandai/Artdink
  • Lançamento: 28/01/2014

O jogo está bem longe de ser um título de luta tradicional onde você faz meia pra frente e soco para dar magias e afins, já que aqui há uma certa liberdade de movimentação no cenário 3D e de pancadaria na tela. Aqui, você escolhe qual lutador você quer usar (dos que estavam participando das cenas no anime, então você não usa o Goku e o Gohan pra sempre caso você não queira) e pode chamar a ajuda de outros personagens do anime, que vão ser controlados pela máquina para enfrentar um ou mais inimigos do cenário.

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Dependendo do personagem escolhido, ele tem uma espécie de classe, que vai de lutador, focado no combate, a suporte, personagens que podem curar outros lutadores durante a luta, o que poderia dar um grau de complexidade a mais na luta e tornar o jogo um pouco mais interessante, mas como você só controla o seu personagem, isso só acaba valendo um pouco no modo cooperativo, mesmo que não seja realmente necessário para vencer o jogo.

Apesar dessa liberdade toda, é meio estranho batalhar no game. Você tem apenas um botão de ataques físicos e outro de especial. Outros dois botões são usados para voar (um para cima e outro para baixo), além de haver um botão para defesa e outro para aumentar a potência dos seus ataques.

Dependendo da sua ação no campo de batalha, você pode ou não gastar o Ki do seu lutador, que é recuperado de diversas formas, e é parte integral da sua sobrevivência no jogo. O ruim desse sistema escolhido para o combate é que no fim das contas você vai ficar apertando o único botão de ataque diversas vezes, até que a sua barra de especial suba o suficiente para você executar alguma técnica que não chega a tirar tanta energia assim para valer o esforço requerido. Além dessa barra, há uma barra global de especial que permite a você usar as técnicas do seu guerreiro, como um Kame Hame Ha ou algum dos outros ataques. Cada lutador tem o seu.

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Outro ponto meio “meh” do jogo é que, apesar de Dragon Ball Z: Battle of Z ter sido pensado como um jogo de combate entre vários lutadores, as inteligências artificiais em campo são simples demais. Os seus aliados vão passar boa parte do tempo ou curando você (algo útil já que boa parte dos seus inimigos são apelões pra caramba), ou morrendo. Ou seja, mais ou menos como era a vida do Goku no anime.

Aliás, falando ainda da estratégia do jogo, você pode escolher algumas formações de combate, no melhor estilo Pro Evolution Soccer, dizendo para os seus amigos te darem suporte, para você resolver a parada sozinho ou para todo mundo lutar junto. Isso na teoria, claro, pois no fim os lutadores realmente não mudam tanto assim de comportamento. Agora imagine lutar todas as batalhas do anime assim.

Ao fim de cada batalha, você ganha cartas que podem ser equipadas no seu personagem, para dar um gás a mais para ele. Dependendo da carta, você melhora em algum atributo, como Ki, força de ataques, recuperação de energia, etc, mas os incrementos de cada carta dessas são tão marginais que não chegam a ser um diferencial no campo de batalha.

O jogo obviamente não bem apenas com as batalhas originais de Dragon Ball Z. Um ponto positivo nele é que há bastante conteúdo para manter você entretido, e quando eu digo bastante, é uma cacetada mesmo. Além das batalhas controlando os mocinhos, você ainda pode viver o lado do vilão, controlando Freeza contra Goku, ou enfrentando uma versão Macaco Gigante do Gohan controlando o Vegeta.

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Além desses cenários, ainda há mais uma espécie de realidade alternativa, onde você pode controlar personagens que ninguém dá bola no anime, em batalhas imaginadas pelos autores do game, que obviamente estão ali apenas para encher linguiça. Falando em encher linguiça, ao fim de algumas batalhas, há um modo de envio de energia para outras dimensões de guerreiros Z, onde você apenas precisa ficar apertando o botão B ou O, dependendo do console, e o seu personagem lança uns raiozinhos num portal.

Dragon Ball Z: Battle of Z não conta com os gráficos mais bonitos do mundo. O jogo usa um cell-shaded que até é bonito, mas bem menos caprichado do que Saint Seiya: Brave Soldiers, da mesma Namco Bandai, por exemplo. Os cenários do jogo são simples até demais, sendo recriações dos campos de batalha bem genéricas, como montanhas e grama. Já no departamento sonoro do jogo também é bem esquecível, com músicas que não incomodam, mas também não agradam tanto assim.

Resumo para os preguiçosos

Dragon Ball Z: Battle of Z, no fim das contas, é um título bem fraco por se repetir demais e ter um combate extremamente raso. O jogo tinha bastante potencial quando foi anunciado, mas passa longe de fazer o que poderia. Apesar disso, há bastante com o que se entreter aqui, então, se você é fã de Goku e Cia, é uma opção válida.

Pros

+ Muitas missões, muitas mesmo

Contras

- Combate bem menos interessante do que prometia, e bastante repetitivo

Dragon Ball Z: Battle of Z






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  • RYK

    Realmente eu também esperava mais deste Battle of Z. Não sou vidente, mas é meio óbvio que vai sair um outro jogo do Dragon Ball com os novos personagens e uma mecânica melhor.

  • RStrz

    Sobre o Battle of Z. Realmente o combate é bem limitado, mas acredito este ser um dos jogos mais divertidos de Dragon Ball, não estou falando que é o melhor de todos, realmente há muitos pontos no jogo que devem ser melhorados, mas o modo co-op adicionou algo que os outros jogos de DBZ não tinham, e com a variedade de missões imensa, faz com que tenha-se horas e horas de gameplay com amigos, o multiplayer chega a ser frenético em alguns pontos,(os comandos são simples, mas no campo de batalha você precisa ficar atento basicamente em tudo e todos para conseguir levar seu time para a vitória), sem contar que acredito ser o jogo de DBZ com o melhor Boss fight, mas apesar de ter gostado bastante do jogo, não posso dizer que não me decepcionei com o Battle of z, realmente esperava mais: personagens, mecânica melhorada, destruição de cenários maior, animações/reações dos personagens mais bem feita, e algo que não pode faltar em um jogo de dragon ball, split screen, não sei o motivo de o cenário não ser um pouco melhor e destrutivo, e não ter split screen, se foi por preguiça dos produtores, não deu tempo, ou se os consoles de hoje em dia não iam aguentar nos 60fps.

    Mas agora só estou aguardando o jogo perfeito de DBZ aparecer, imaginem um jogo com mecânica de combate do tão aclamado budokai tenkaichi 3 que todos adoram, gráficos e cutscenes do ultimate tenkaichi, uma cartela de personagens tão ampla quanto Raging Blast 2,variedade imensa de missões e co-op como vemos no battle of z, além de uma customização de personagem como tem no DBZUT, só que com mais raças além de saiyajin e mais opções de customização. E a variedade de modos multiplayer que poderia ter,desde os clássicos 1v1, até os mais recentes 4v4, ou 8 guerreiros free-4-all. Não sei se é sonhar demais, mas se um jogo de DragonBall Z for realmente lançado, vai literalmente ser o melhor jogo não só de DBZ, mas sim, o melhor jogo de luta já feito.

    • Daniel Zanella Valenzuela

      cara sobre aquilo de misturar mecanicas de jogs diferentes , eu JURO tu falou EXATAMENTE o q eu pensei um dia desses

    • Fabricio Teixeira

      vamos continuar sonhando :

    • mateusrzts

      isso seria uma graça mas teremos de esperar ate ano que vem como eu disse o jogo e bom mas nao agradar muito ta bem simples o grafico e a destruiçao abaixou em relaçao em budokai tenkiach 3 que o cenario todo era bem destrutivo e legal …enfim budokai tenkaich 3 foi o melhor de todos nota 10 pro budokai tenkaich 3 e ao 2 e 1 que ajudou na ate chegar ao inesquecivel 3 nunca existira jogo tao perfeito quanto aquele , bem porem poderia ter uma soluçao de lançar uma hd collection para budokais tenkaichs com graficos de rb2

  • Pedro Lobo

    Fui só eu que tive a impressão do gráfico ser inferior ao ultimate tenkaichi? (mals se eu errei a escrita)

  • Cauã

    Quero ver quando vão fazer um igual ao dragon ball z budokai tenkaichi 3 que foi o melhor na minha opnião.

  • Ian Luz

    Saudades DBZ Budokai tenkaichi 3…. deviam fazer um remake desse com os personagens novos.

  • mateusrtzs

    cara batle of z realmente nao chegar aos pes de nosso querido budokai tenkaich 3 talvez ate no calcanhar enfim os graficos tao muitos simples tao inferiores ao ultimate tenkaich e tem tambem batalhas inventadas cara o budokai tenkaich 3 e 1000x superior a isso vc poderia criar seus propios combos da batalha e tinha 160 personagens tinha ate o rei vegeta este game acho muito mais divertido para mutiplayer para single e meio enjoativo mas nao tanto quanto ultimate tenkaichi que era um horror nao aguentava nem jogar 25 minutos daquilo , enfim acho o jogo que de 0 a 10 esta um 7,5 o jogo nao ta ruim mas nao ta agradano muito acho que poderia melhorar talvez na proxima.