A série 13 Reasons Why tem dado o que falar nas redes sociais por abordar uma série de temas bastante pesados, como estupro e suicídio, mas há um pequeno detalhe que você talvez tenha perdido enquanto assistia aos episódios um atrás do outro sem parar.

Alerta de spoilers, falaremos sobre detalhes importantes da série abaixo. Se você não terminou de assistir, ou é sensível a spoilers, não leia abaixo daqui.

Edit: uma pequena alteração foi feita no texto na parte do livro. Faltou dizer que o final onde a personagem sobrevive é o da décima edição do livro, e esse final seria o final original do livro, mas acabou sendo trocado pelo final onde ela morre.

Como você deve saber, 13 Reasons Why gira em torno de 13 fitas deixadas por Hannah Baker a Clay Jensen. Hannah suicidou-se e gostaria que todas as pessoas que fizeram coisas para ela que motivaram essa decisão soubessem o que fizeram. Enquanto isso, a família de Hannah está processando a escola onde ela estudava por eles não terem percebido a depressão dela e tudo o que ela tinha passado e que tinha motivado esse suicídio.

No último episódio da temporada, os estudantes que receberam as fitas além de Clay dão o depoimento deles, e nesse depoimento, é possível notar um pequeno detalhe que provavelmente passou reto por você: a data de depoimento dos estudantes.

Como é possível ver abaixo, a data de depoimento é de  novembro de 2017, ou seja, se traçarmos as fitas gravadas por Hannah, ela ainda não teria se suicidado, e estaria lá pela terceira ou quarta fita nesse momento.

zach-dempsey-s-deposition-13-reasons-why-credit-netflix

O que isso significa? Que na “nossa” linha do tempo, Hannah ainda poderia ser salva, ainda haveria a possibilidade de algo ser feito para que ela não tivesse chegado ao extremo de suicidar-se, e que ainda é possível notar os sinais que uma pessoa deprimida dá aos outros. A ideia toda da série é essa: nós não fazemos ideia do que os outros estão passando, mas, se levarmos essa linha do tempo em conta, há uma mensagem subentendida: é possível ainda fazer alguma coisa, contanto que esses sinais sejam percebidos.

Vale ressaltar que 13 Reasons Why é uma série baseada num livro e, no final original desse livro, na edição comemorativa de décima edição, Hannah teria sobrevivido à tentativa de suicídio dela (esse foi o final original escrito, e depois foi mudado para o que ela morre), e o Netflix poderia muito bem aproveitar esse final e dizer, na segunda temporada, que a Hannah nunca chegou a se matar de fato, ela tentou, mas sobreviveu a essa tentativa.

O que vocês acham disso? Deixem seus comentários!


Você já faz parte do nosso Grupo no Facebook? Faça já parte e interaja com os redatores e outros leitores do site! Link para o grupo: https://www.facebook.com/groups/criticalhitscombr/

Gostou? Compartilhe!


Torne-se um patrão do site!

Você sabia que ao tornar-se um patrão do Critical Hits, você ajuda o site a continuar crescendo e ainda ganha vantagens exclusivas como acesso a um design mais clean sem propagandas, Critical Cast 5 dias antes de todo mundo e acesso ao nosso grupo secreto no Facebook/Whatsapp? Torne-se já um patrão você também!

Você já ouviu o Critical Cast dessa semana?


Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.



  • Ixi Julio

    não da pra fazer esse final,de ela ter sobrevivido,pois como mostra no ultimo episódio ela ja estava sangrando na banheira faz um tempo,mas seria legal se acontecesse ”anyway”

  • Ana Karoline Brás

    Não entendi a lógica de vocês.

    • Júlio Rodrigues

      Nem eles entenderam

      • Ana Karoline Brás

        Exato! O moço tentou explicar mais ainda não faz o menor sentido.

    • Kamui

      A lógica é q tudo isso foi um “e se isso acontecesse”.
      Ou seja, isso seria um futuro alternativo da qual os maltratos levou ao suicídio. Na nossa linha do tempo, a série está adiantada em 7 meses dando a entender q estaríamos vendo a série no futuro. Colocando esse fato em linha cronológica, como a série se passa nos tempos atuais, a garota ainda estaria gravando as primeiras fitas.
      Portanto, seria como se, estando no presente, se os pers pensassem nas merdas q daria no futuro, daria pra modificar algo para q a tentativa de suicídio fracassasse ou nem ocorresse.

      Não confundir com uma tentativa de mexer com a linha do tempo (voltar ao passado pra alterar o futuro), e sim conscientizar q atos do presente podem trazer graves consequências no futuro.

      Seria estranho e ousado a Netflix apresentar a 2ª temp dessa maneira, pq além de ser totalmente diferente dos livros, seria totalmente sem sentido as pessoas em volta dela agirem de maneiras diferentes, por não saberem o q acarretaria no futuro.

      • Lusiana Barros

        Explicou perfeitamente! 👏👏👏👏

      • Ana Karoline Brás

        Ok ainda continuo sem entender nada.Não tó conseguindo entender o fato de se passar no “presente” onde a Hannah estaria viva, como que é eles que seriam conscientizado dos seus atos?E concordo com você seria estranho e ousado, sem falar que isso faria mensagem da série se perder.Livros?Mas não tem continuação.

        • Kamui

          Na vdd a msg seria +/- “não ao bullying” ou “ajude aqueles q passam por esse tipo de coisa ou indique profissionais” ou “vc não está sozinha, sempre conte com alguém”.
          Essa temporada abordou q os nossos atos por pura maldade destroem vidas. A próxima pode mostrar q se pensarmos diferente, podemos evitar essas coisas.

          Eu particularmente faria a série não ir por esse caminho, o de redenção, o q as pessoas poderiam fazer pra serem boas pessoas isso é óbvio pra todos. Se aproveitar bem a deixa do final, da pra mostrar q o bullying não leva só ao suicídio, q a vítima não é a única a ser dar mal nisso tudo, afinal o fotógrafo tava guardando um arsenal em casa e pro apocalipse zumbi não era.

          • Ana Karoline Brás

            Sim, seria bom eles explorarem o que também pode causar.É muito provável que ele vá fazer algum massacre na escola.E também dos outros personagens tó curioso pra sabe do estado do Alex, como tá a Jessica e o que o Justin vai fazer com aquela arma ‘-‘

      • Miller Chamone

        se minha mãe tivesse pinto eu tinha 2 pais, não existe se, não tem como imaginar o que aconteceria em um universo de possibilidades, não tem como prever o impacto nas pessoas e nem seu comportamento, nem se conseguisse prever o futuro, porque qualquer modificação no caminho poderia apresentar um final completamente diferente. A séria acabou pe fraca e querem dar ibope

  • Carlos Júnior

    Como ela poderia ter sobrevivido se Clay foi até o local onde ela foi enterrada? ‘-‘

    • José Venturim Morgam Júnior

      O local não tinha lápide… Poderia ser de qualquer outra pessoa… É na verdade não vemos ela entrando na ambulância, segundo contado por Tony, ele chegou nesse exato momento. Poderia ser o caso dele mesmo ter escondido ela, afinal ela ainda tinha confiança nele, para que apos o julgamento ela retornasse.

      • Victor

        Na verdade tem uma placa escrito H. Baker e a idade dela (17).

        • José Venturim Morgam Júnior

          O estranho que ela morre na segunda semana de setembro e ela possivelmente morreu no incio de outubro de 2017, a ficha que o Clay pega na coordenação seria de outubro 2017, 2 semanas apos a morte dela, ou seja, ela ainda estaria viva.

    • Allan An

      E se for o túmulo do Jeff?

    • Adjardian Silva

      a propria familia n qis funeral

    • Nathan Antonicheu

      Vale lembrar que o fotografo (Tyler) contou sobre as fitas no depoimento dele, então no caso a Hanah já teria gravado suas fitas, então o suicidio ja haveria ocorrido.

  • achei a série bacana, mas nada tão glorioso como muita gente anda pregando “O Livro salvou minha vida!!!”. Se fizerem isso vão cagar com a base de impacto da série, que é “Aquilo que vc faz ou deixa de fazer sempre terá consequência na vida das outras pessoas”, isso é muito forte e ninguém consegue pensar o que se passa com o outro, afinal alguns problemas só são problemas depois que eles se revelam, sejam eles por bem ou por mal, que foi o caso de Hannah.

  • achei a série bacana, mas nada tão glorioso como muita gente anda pregando “O Livro salvou minha vida!!!”. Se fizerem isso vão cagar com a base de impacto da série, que é “Aquilo que vc faz ou deixa de fazer sempre terá consequência na vida das outras pessoas”, isso é muito forte e ninguém consegue pensar o que se passa com o outro, afinal alguns problemas só são problemas depois que eles se revelam, sejam eles por bem ou por mal, que foi o caso de Hannah.
    #13ReasonsWhy
    Não seja um motivo
    https://uploads.disquscdn.com/images/bf84f6435548c8cb9c9c62c1b1218bb1ec6f49d853d16acad46a0ff65267d31b.gif

  • Fernanda

    E se os pais tivessem chegado a tempo de salva-la? E se eles estivessem processando a escola pq a filha tentou se matar e a escola não percebeu o q tava acontecendo assim como não sabiam dos banheiros? E eles quisessem responsabilizar a escola? Nenhum pai enterra um filho sem uma lápide como só caso de hanah. Talvez ela esteja mau no hospital enquanto todos estão sabendo que são culpados? Quero ver o que a Netflix vai fazer😉

  • WILSON JUVINO

    No livro, de mesmo nome da série, ela não sobrevive a uma tentativa de suicídio. Ela está bem morta, porém, invés de ter se matado cortando os pulsos com navalha, no livro ela toma comprimidos. E há vários outros detalhes que a série omite ou modifica. Aconselho a quem gostou da série a ler o livro… Vai gostar muito mais do livro.

  • inominavel

    Espero que essa teoria seja apenas coisa de fã louco, e que o que foi observado na série tenha sido apenas um erro de continuidade, pois se for isso que estão aí achando dela estar viva, você tira todo o peso que a série tem e a força da mensagem que ela está tendo, galera parece que não aprendeu o que assistiu na série, atos tem consequência, e a morte dela provém disso, seria enfraquecer muito a série ser apenas um “e se” , aceitem, ela morreu é isso, não mais nada que se possa fazer pela Hannah, e sim pelos os que ainda estão vivos a sua volta e que precisam da sua ajuda como ela precisou. ..

  • Flávia Oliveira

    Não é feio fazer uma matéria dessas mencionando o livro sem nunca ter lido? Porque não sei qual livro você leu, mas em 13rw a Hannah morre sim. ‘-‘

    • Na edição comemorativa de décimo ano eles mudaram o final e ela sobrevive

      • Ana Karoline Brás

        E qual é nome então?Porque não tó achando nada

        • Luciano Carvalho

          O PRÓPRIO AUTOR DO LIVRO DISSE QUE O FINAL “ORIGINAL” ERA O QUE HANNAH PERMANECIA VIVA

          • Ana Karoline Brás

            Mas ele mudou pra que ela morresse, pra causar mais impacto a causa.E de qualquer forma o que isso tem a ver?

    • Radoc Lobo

      Flavia, se o cara tiver que ler todos os livros que serviram de base antes de comentar uma serie, filme ou algo do tipo, o site não vai ter postagem nunca.

  • Roselaine Azevedo

    Eu percebi a data enquanto assistia, reparei q o Clay não prestou depoimento, mas pensei q a próxima temporada abordaria assassinos em séries, já que o Bullyng com Taylor está fazendo com q ele monte um arsenal em casa. Creio que ele entrará na escola e matará a todos q o perseguiram ou fizeram algo com ele, e isso estamos cientes q acontece com frequência nos EUA.
    Não sei se a série continuaria relatando a vida de Hanna, mas seria bom q cada porquê fosse uma temporada e que cada fita mostrada na primeira temporada fosse abordada em cada temporada.
    O q matou Hanna não foi o Bullyng, foi a depressão.
    Depressao, drogas, alcolismo, homossexualidade, Bullyng, suicídio, agressividade, etc.
    Uma visão atual da juventude atual. Os pais precisam estar por dentro do q realmente acontece pela ótica de cada um.

    • Alexandre Severo Gomes

      Pensei nisso nas cenas finais, e acredito que ele (Tyler) tenha ferido o Alex, e não que o Alex tenha tentado se matar como a maioria acredita.

      • Roselaine Azevedo

        Pode ser sim, pois ele retirou o Alex da lista de fotográfica dele.
        Mas o Alex já tinha tentando se matar se afogando na piscina qdo estava bêbado.
        Pode nos levar a pensar que ele matou o Alex e por isso o retirou da lista ou retirou pq a atitude do Alex de defender ele no corredor o fez mudar de ideia.

    • Ana Karoline Brás

      Não faria muito sentindo criar uma temporada pra cada porquê, ia ficar muito enrolado e os eventos das fitas já foram deixados claros.Acho que foi o Bulliyng sim de certa forma, até porque foi isso que causou a depressão dela.Mas de restos eu concordo com você.

    • Adjardian Silva

      Pode numa outra temp do Tyler querer se vingar de todos q fizeram mal pra ele, pode ter se inspirado no massacre de columbine..E o pai do Alex era policial, deve ter pegado a arma. Eh nitido a depressao dos dois beirando a suicidio

  • Radoc Lobo

    Acho que se a serie fizer muito sucesso e acabar a historia do livro, a mina vai acordar e vai fazer mais 2 temporadas, indo atras dos envolvidos.

  • Helena Balsamão Silva

    Acho q se ela estivesse viva no final a série perderia todo o sentido de alertar sobre o suicídio e o bullying, não sei vamos ver o que vai dar.

  • Luciano Carvalho

    O autor do livro deu uma entrevista dizendo que no final ORIGINAL, Hannah permaneceria viva. Mas eles queriam fazer a série de forma que abordasse esse assunto como algo mais sério… Pq muitas pessoas consideram o suicídio como uma fraqueza.

  • Ao se cortar na banheiro, Hannah criou uma anomalia de tempo e espaço fazendo com que uma nova linha cronológica fosse aberta como um universo tangente. Hannah, na verdade, pode ser considerada o receptor vivo dessa tangente, o que explica alguns poderes de telecinese que ela apresenta.As fitas gravadas são os artefatos escolhidos por Hannah para orientar os envolvidos no universo primário. Alex seria o morto manipulado, uma vez que ele estava ligado a Hannah e tem a capacidade de se mover no tempo para falar com o receptor. De forma resumida, todos os envolvidos e manipulados terão suas vidas modificadas, mesmo que minimamente. Tem mais mas eu vou parar por aqui….

    • Italo De Oliveira Duarte

      Ctrl c Ctrl v das teorias do Donnie Darko…

    • Guilherme Augusto

      sensacional tua teoria.. não merece Palmas, merece Tocantis inteiro

    • Pablo Henrick Diniz

      *ela fala sobre o efeito borboleta, que lembra aquele outro filme que o cara voltava no tempo e alterava a própria vida.
      *na introdução dos episódios tem além da lámina de babear tem desenhos de comprimidos, o que poderia indicar o segundo final;
      *no episódio que ela vai no encontro de 1 dólar,o Marcos faz uma piada sobre bomba de estômago(o que seria usado no caso de ter tentado se matar com comprimidos)

      • Boas observações. Podem estar ligados, também, a anomalias no espaço tempo.

  • Raquel Santiago

    seria otimo se ela nao tivesse realmente morta. até porque levou a outro suicidio, o daquele amigo dela loirinho.

    • Allan An

      Alex.

  • Alice

    Mas que dia que a Hannah se suicidou?

    • Allan An

      Pois é.

  • Mateus

    Que texto sem pé nem cabeça. Apresenta argumentos mas não os prova.
    “‘Nossa’ linha do tempo”, como joga a informação e não fala nada a respeito? Justifique, apresente sua linha do tempo para o leitor entender, ver se faz sentido e tal.
    E questionar um pouco, elaborar melhor a teoria. Respondendo a perguntas como: Como Clay foi ao túmulo dela? Por que todo mundo fala dela como se ela já tivesse morrido?

  • José Venturim Morgam Júnior

    Faz todo sentindo, daria sequência a serie, aumentaria o foco sobre o bullying, o impacto causado pelo suicídio teria o efeito atingido, e mais que isso, o efeito de alerta sobre a causa seria muito melhor. A temática de dar uma nova chance, o “;” seria mais visualizado do que foi levado a temática agora!

  • Aline Moura

    Mas gente o Tony entrega o Pen Drive com as gravações das 13 fitas da Hannah para a mãe da Hannah, logo em seguida tem uma cena dela juntos dos advogado vendo os jovens dando os depoimentos deles enquanto ela segura o pen drive, então os depoimentos não podem ser no passado!

  • kinucris

    Não seria mais fácil pensar que a série acontece meses a nossa frente?
    Pois eu notei a data dos depoimentos e isso não passou despercebido, mas não viajei nas teorias.
    A cena da morte de Hannah não é gerado pelo efeito flashback das fitas… É a realidade sendo mostrada em minha opinião.

  • Miller Chamone

    a serie só prende a atenção porque você fica querendo saber qual a participação de cada um na morte da hannah nada mais, não tem mais nada de interessante na serie, se ela não morreu vai ser ridículo explicar de onde ela tirou o truque do Maquiavel. tem um processo rolando por causa da morte dela, se foi fake a Hannah vai pra cadeia EUA não é Brasil. Seriado bem fraquinho perto de outros ai não é nada de mais

  • Leonardo Felix

    Dou graças a Deus que o “Final Original” foi descartado…

  • Ester santos cordeiro

    Notei as datas quando assisti, mas creio que seja pelo fato da série se passar alguns meses à frente da “nossa linha do tempo”. Acho plausível que seja uma mensagem que diz “ainda dá tempo de salvar a sua própria Hannah baker”, como uma tentativa de mostrar que ainda podemos prestar atenção em quem está ao nosso redor. Mas a teoria sobre a Hannah ter sobrevivido à tentativa de suicídio é forçar um pouco a barra, não acham?

  • Allan An

    Mas nas fitas não tem datas, como você fez uma cronologia?

    • José Venturim Morgam Júnior

      As fitas não tem… Mas durante o enredo acontecem fatos como a festa da Jessica que ocorre com os retornos das aulas apos as ferias de verão, onde teria acontecido a morte do Jeff, o Clay no 10ep. pergunta o atendente daquela “mercearia” se ele trabalhou na segunda semana de setembro e depois menciona a Hannah ter usado o celular. Sabe se tbm que o Jeff e a Hannah morreram com diferença menor que 2 meses. E o Clay menciona que ela teria morrido a apenas 2 semanas durante um conversa com o Tony na garagem, pouco tempo depois da festa de Halloween, ou seja, no início de novembro.

  • Diego Freitas

    Tinha visto isso da data e simplesmente achei que fosse referente ao tempo que levaria no processo para colher os depoimentos, Afinal a justiça não é instantanea… Além disso achei a série bosta.

    • daniele

      Tbm pensei isso. Em relação a data e série! kkkkkkkkk!

  • Ana Winchester

    gostei <3 assim ela poderia saber o quanto o Clay amava ela *-*

  • RenanRCV

    Trace melhor a linha do tempo porque pelos cálculos que vi aqui nos próprios comentários, ela já estaria morta sim.

  • Mario Tomita

    Acho que faltou um pouco de clareza neste post, pois deu a entender que ela estaria viva no ato do depoimento do Zach, quando na verdade ela estaria viva em nosso presente, visto que os acontecimentos finais da serie estão à frente do nosso tempo.

    Ou seja:

    Hoje, 18/04/2017, estamos entre a fita do Zach e a fita do Ryan, visto que a situação com Marcus ocorre após o dia dos namorados (14/02/2017), e a festa da Jess ocorre na volta às aulas (set/2017) e portanto, os eventos cruciais que culminaram no suicídio da Hannah ainda não aconteceram.

    A mensagem é interessante, pois alerta que se prestarmos atenção hoje no que acontece à nossa volta, podemos evitar que algo assim aconteça. Ainda que não esteja em nosso controle, podemos repensar nossas atitudes e de certa forma minimizar suas consequências.

    Tópico interessante, matéria redigida mais ou menos.