diablochatgem

5 mitos sobre jogos de videogame – Parte 4

Fala, galera, tudo bom com vocês? Hoje é dia de dar sequência à nossa lista de mitos sobre jogos. Dessa vez eu peguei alguns outros mitos de jogos repetidos e adicionei alguns jogos novos à brincadeira, mas todos são inéditos. Prontos?

5. A maldição de Madden

madden-injury

Madden NLF começou a colocar estrelas do futebol americano na sua capa à partir do ano 2000. Curiosamente, desde então, muitos dos jogadores que estrelaram a capa do jogo acabaram sofrendo sérias contusões no ano seguinte à aparição da capa. Será o jogo amaldiçoado?

Ok, é claro que o jogo não é amaldiçoado. Futebol Americano é um esporte de contato extremo e, mesmo não sendo Rugby, a chance do cara se machucar ainda assim é bem alta. Jogadores estrela costumam ser visados em campo, então é bem difícil de algum deles passar a temporada inteira sem uma contusãozinha sequer.

4. O cântico islâmico em Ocarina of Time

fire-temple

O Fire Temple de The Legend of Zelda teve uma alteração em relação aos cartuchos dourados e aos cinzas: a música do Fire Temple. Uma das teorias desenvolvidas em relação a essa mudança se deu por causa da música dele, que lembrava um cântico islâmico e que havia sido alterada para evitar uma indisposição desnecessária coma comunidade islâmica.

No fim das contas, isso acabou se provando mentira, já que o “cântico” era usado apenas nas versões 1.0 e 1.1 do jogo, com a versão alterada na versão 1.2. “Tá, mas são versões diferentes, como não foi isso?” É que todas essas três versões do jogo foram lançadas simultaneamente, logo não teria como ter tempo para uma reclamação do público e a alteração.

O que aconteceu foi que a música do Fire Temple das versões 1.0 e 1.1 na verdade era apenas uma música para preencher espaço nos testes e acabou sendo esquecida lá.

3. O jogo que causa suicídios

polybius-2

Polybius é um jogo repleto de mitos e rumores em volta dele. Na verdade, o jogo em si é um mito, já que há mais evidências que ele não existiu do que ele existiu. Diz a lenda que Polybius foi um jogo criado pelo governo americano e lançado apenas nos arredores da cidade de Portland, Oregon.

O jogo seria altamente viciante e teria mensagens subliminares escondidas nele, que te fariam ter pesadelos à noite e, em casos extremos, até desenvolver tendências suicidas.

Em 2006, um homem chamado Steven Roach disse que ele esteve envolvido com o desenvolvimento do jogo para uma companhia não nomeada da América do sul. O jogo, segundo ele, poderia causar ataques epiléticos nas pessoas e por isso sofreu recall logo depois de lançado. Infelizmente, a companhia faliu logo depois e por isso Poybius nunca mais viu a luz do dia. O relato foi contestado por uma série de pessoas por conter várias partes que pareciam ter saído do artigo da Wikipedia sobre o jogo e por não ter muitas coisas a adicionar a história.

No fim das contas, é mais provável que Polybius nunca tenha existido mesmo.

2. O episódio de South Park escondido em Tiger Woods ’99

southpark (1)

O que Tiger Woods ’99 tem a ver com South Park? Bom, o jogo de golfe acabou recebendo um episódio de 5 minutos do desenho animado nem um pouco indicado para crianças por engano. O que aconteceu foi o seguinte, um episódio especial de 5 minutos do desenho chamado The Spirit of Christmas era um dos desenhos preferidos de um dos programadores da EA responsável pela versão final do jogo.

Ao criar a cópia master do jogo, o gênio sem querer colocou a pasta com o arquivo de vídeo do desenho animado na iso do jogo e mandando essa versão para a fábrica, que gerou algumas centenas de milhares de cópias do erro. Isso acabou custando uma porrada de dinheiro à Electronic Arts, que teve que fazer um recall dos CDs do jogo e provavelmente também acabou custando o emprego do pobre funcionário.

1. A gema do chat de Diablo II

diablochatgem

Esse é um mito que deixou muitos jogadores de cabelos brancos: descobrir qual a utilidade da gema do chat do Battle.net de Diablo II. Tudo começou com uma pergunta no FAQ da Blizzard:

P: Qual a funcionalidade da gema na sala de bate-papo de Diablo II no Battle.net?

R: Apesar de não podermos revelar o propósito ou funcionalidade da gema na sala de bate-papo de Diablo II no Battle.net, nós podemos dizer que ela está trabalhando corretamente e que tem excedido as nossas expectativas. Além disso, os funcionários da Blizzard não podem confirmar ou desmentir qualquer rumor envolvendo essa gema.

Notaram o sarcasmo? Teve gente que não notou e começaram as teorias sobre a tal da gema. Um cara disse que clicando 286 vezes nela, acontecia algo sensacional, já outro disse que fazendo alguma coisa que eu não lembro bem o que era, fazia a gema dizer “mu”, uma referência ao Cow Level do jogo.

Um ano após essa resposta sarcástica, a Blizzard atualizou o FAQ do jogo:

P: Eu quero saber o que a gema na sala de bate-papo de Diablo II no Battle.net faz e não me diga que você não pode me dizer. Me diga o que ela faz!!!!!!!!!

R: Após um ano de silêncio, nós não podemos manter mais o segredo. A resposta tão aguardada a uma das questões mais intrigantes de Diablo II é simples: ela faz o que ela faz. Quando você clica na gema, ela funciona perfeitamente toda vez e é isso o que nós dissemos sempre. Parafraseando Sigmund Freud: “às vezes, uma gema é só uma gema”.

Gostou do artigo? Confira as outras partes

Parte 1 – Parte 2 – Parte 3

Siga o autor dessa postagem:




Eric Arraché

Editor-Chefe

  • Vander Lissi

    A Madden Curse é tensa, o cara não só se lesiona, como também tem um rendimento bizarramente abaixo de seu potencial…

    • Ihann Rodrigues

      Queda de rendimento é o que geralmente acontece com qualquer jogador de qualquer esporte quando recupera de uma lesão. ‘-‘

  • Álvaro

    Pesquisa Polybius ai no YT e vê… Só q eu n tive corags…
    So um cgão msm… ;-;

  • murilo

    em outras palavras: a gema nao faz porra nenhuma

    • Luiz Palata Neto

      Quiço,mt zuero os pessoal da Blizzard.

    • Gabriel L. Mendes

      A Maior Zueira dos ultimos tempos

  • BL4CK

    Ja joguei POLYBIUS e não achei nada demais, é um jogo simples e bem difícil, já que é no melhor estilo dos antigos games de arcade… Acho que deve ter algumas versões pela web que rodem direto no navegador.

  • Mateus Bassi

    pesquisando um pouco sobre esse polybius eu encontrei um comentario que parece ser veridico. :-“Aline Oliveira disse…

    tenho um programa de mensagens subliminar e hipnose em meu pc (silent idea) que eu uso pra decorar algumas coisas que não posso me esquecer e as vezes com mensagens de motivação. O sistema dele opera piscando mensagens de milisegundos que depois de um tempo ocerebro ignora mas o subconsciente absorve. Baixei o jogo e assim que abri notei algumas mensagens identicas ao sistema do silent idea, diminui a velocidade do video (fiz o jogo ficar travando) e consegui tirar alguns prints…as mensagens dizem “obedeça”, “fique acordado”, “recompense a indiferença”, “coopere”, “consuma” entre outras q não consegui pegar…(isso na primeira tela do jogo, a preta) além de rostos e sussuros esporadicos…bom, por experiencia propria eu sei que as mensagens subliminares funcionam nesse sistema, pois as uso a meu favor, entao é bem possivel (caso essa rom seja igual a original) que esse jogo seja uma tatica subliminar de alienação…os EUA sao capazes de tudo, essa pode ter sido mais uma tentativa de dominio…mas acho que encontraram formas mais sutis e que não levantam tanta suspeita nem tem tantos efeitos colaterais…

    PS: quem quiser ver os prints é só entrar em contato cmg!”

  • Felipe

    enfim , continuo passsando raiva com a gema. ¬¬’

  • Guilherme Roberto

    23545678786 horas pedidas clicando akilo ‘-‘

  • Sairan

    Mas caras,não muda só a música nas versões do ocarina,muda tbm os símbolos das pedras aquelas q usamos pra empurrar :v pfvr revisem isso =/

  • Reynaldo Netto

    trollados pela Blizzard…

  • Ricardo Andrighetti

    Polybius é real!
    http://www.superdownloads.com.br/download/19/polybius/
    e a gema não faz nada…essa equipe que deveria ter criado o diablo 3 AEUHAEUUAEH

  • Batatovsky

    Alguém nesse mundo sabe o que é Rugby o.O… Se eu não fosse hétero te pedia em casamento cara eauhaeuhea

    • Gabriel Nascimento

      é um esporte inglês, não, não precisa liberar o toba

      • Leandro Riquetti

        Reza a lenda que é inglês. Mas tem indícios de ter surgido na Irlanda também. Então, deixa o cara liberar o toba feliz! hahahahahhaha

    • Camilla Ramos da Silva

      ‘-‘ Eu jurava que saber o que é Rugby não era essas coisa toda (não me pede pra saber as regras, nunca fui atrás xD)

  • Arthur

    Quando eu jogava D2 há uns anos tinha um rumor forte q a gema aumentava a chance de cair gemas durante o gameplay. Lembro até q quando a gente clicava várias vezes naquela gema aparecia “perfect gem activated” ao invés do “gem activated” comum (perfect gem é o melhor tipo de gem do jogo).

    Bons tempos…

  • Hericlys Moon

    Hue Fikou foda esse post!!

  • Pedro Lobo

    na história da gema a Blizzard zuou pesado

  • Pedro Skull Meme

    Eu baixei Polybius, cara o jogo é sinistrão… dá dor de cabeça e mancha a visão… mas mesmo assim e do caralho…

    • Alisson Alves de Araújo

      eu achei um lixo….passei mal tbm…..mas nd de qrer me matar!! o.O

  • Mateus Mercer

    ó o polybius sendo jogado aqui… http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=CpGXEEa1c5I#at=105 ele existe…

    • Leandro Riquetti

      Descrição do jogo:
      —————ATTENTION:—————­–
      THIS IS JUST A REMAKE OF WHAT THE GAME SHOULD LOOK LIKE, NOT THE REAL AND ORIGINAL GAME WHICH IS LOST SOMEWHERE
      —————————————-­–

      Traduzindo:
      Atenção: Isto é um remake de como o jogo deveria ser/parecer (cabe as duas traduções), não é o jogo original e real, que está perdido em algum lugar.

      • Mateus Mercer

        pior… eu li isso depois, foi feito com relatos de pessoas que jogaram. Mas mesmo assim é bem legal :D

  • Paulo Andrade

    O tema das versões 1.0 e 1.1 do fire temple de OoT são sim cânticos islâmicos, isso não é um mito, é confirmado pela Nintendo. Em Maio de 2012, em uma declaração oficial, foi confirmado que a musica tinha sido originalmente retirada de um “catalogo” de musicas disponíveis comercialmente. Pouco tempo depois, perceberam que era uma referencia religiosa, mas as versões 1.0 e 1.1 do jogo já estavam prontas, então seria contra-produtivo modificar algo tão simples antes do lançamento, por isso só as versões posteriores vieram com essas modificações. Outra coisa que foi mudada foi o simbolo dos Gerudos, que originalmente era uma lua com uma estrela no interior, uma versão “invertida” e pouco modificada do simbolo da religião islâmica.

    Mas vale lembrar que essas não são as únicas referencias culturais no jogo (e nos demais jogos da franquia). Vários dos outros templos são construídos com base em culturas reais, o templo da floresta lembra claramente um castelo da Europa medieval, o da água tem várias referencias às culturas orientais, o dos espíritos é indiano (A Deusa gigante deu a dica né?). O templo do fogo em si é todo trabalhado com referencias aos povos do oriente médio, talvez por isso a musica original tenha combinado tanto.

  • Matheus Moritakagi

    Blizzard MASTER OF TROLLING!

  • Hu3raa

    essa blizzard sempre zueira e exaltada

  • Lucas

    “As versões 1.0, 1.1 e 1.2 foram lançadas simultaneamente…”

    Como você é burro, cara. Além disso, é sim um cântico islâmico, isso foi confirmado.
    Assim como o símbolo da lua crescente no Mirror Shield, que foi alterado nas versões de GameCube, 3DS e Virtual Console.

  • Carlos Henrique Bughi

    Polybius pode ser baixado para o PC ._.
    Tanto que eu tenho ele e jogo as vezes, tem até um menu secreto ativado por um password. O menu permite escolher o tipo de sintomas a sentir durante e após o jogo. Com tudo ligado o máximo que senti foi dor de cabeça e raramente enjoo devido ao sistema de jogo que parecem ilusões, sobre mensagens subliminares, sim aparecem as vezes umas palavras em um flash de menos de um segundo, mas todas em inglês =/

  • Caio Alves

    “nós podemos dizer que ela está trabalhando corretamente e que tem excedido as nossas expectativas.”

    Trabalho muito bem fazendo porra nenhuma

  • https://www.facebook.com/vik.cortez?ref=tn_tnmn Victor Cortez

    blizzard sendo blizzard kkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Well

    Faltou o Yoshi Preto no Super Mario World

  • André

    “mesmo não sendo Rugby”… velho, futebol americano, apesar das “proteções”, é muito mais perigoso. A velocidade do jogo é extremamente maior, e os choques, pela distância entre os jogadores da defesa e do ataque, são muito mais brutais – isso, sem contar que o capacete, que é uma proteção, por óbvio, serve também como “arma”.
    Ah, e não é “NLF”, é NFL – National Football League!
    Pesquisa melhor antes de escrever, cara.


Fechar