Fala, galera, tudo bom com vocês? Hoje é dia de dar sequência à nossa lista de mitos sobre jogos. Dessa vez eu peguei alguns outros mitos de jogos repetidos e adicionei alguns jogos novos à brincadeira, mas todos são inéditos. Prontos?

5. A maldição de Madden

madden-injury

Madden NLF começou a colocar estrelas do futebol americano na sua capa à partir do ano 2000. Curiosamente, desde então, muitos dos jogadores que estrelaram a capa do jogo acabaram sofrendo sérias contusões no ano seguinte à aparição da capa. Será o jogo amaldiçoado?

Ok, é claro que o jogo não é amaldiçoado. Futebol Americano é um esporte de contato extremo e, mesmo não sendo Rugby, a chance do cara se machucar ainda assim é bem alta. Jogadores estrela costumam ser visados em campo, então é bem difícil de algum deles passar a temporada inteira sem uma contusãozinha sequer.

4. O cântico islâmico em Ocarina of Time

fire-temple

O Fire Temple de The Legend of Zelda teve uma alteração em relação aos cartuchos dourados e aos cinzas: a música do Fire Temple. Uma das teorias desenvolvidas em relação a essa mudança se deu por causa da música dele, que lembrava um cântico islâmico e que havia sido alterada para evitar uma indisposição desnecessária coma comunidade islâmica.

No fim das contas, isso acabou se provando mentira, já que o “cântico” era usado apenas nas versões 1.0 e 1.1 do jogo, com a versão alterada na versão 1.2. “Tá, mas são versões diferentes, como não foi isso?” É que todas essas três versões do jogo foram lançadas simultaneamente, logo não teria como ter tempo para uma reclamação do público e a alteração.

O que aconteceu foi que a música do Fire Temple das versões 1.0 e 1.1 na verdade era apenas uma música para preencher espaço nos testes e acabou sendo esquecida lá.

3. O jogo que causa suicídios

polybius-2

Polybius é um jogo repleto de mitos e rumores em volta dele. Na verdade, o jogo em si é um mito, já que há mais evidências que ele não existiu do que ele existiu. Diz a lenda que Polybius foi um jogo criado pelo governo americano e lançado apenas nos arredores da cidade de Portland, Oregon.

O jogo seria altamente viciante e teria mensagens subliminares escondidas nele, que te fariam ter pesadelos à noite e, em casos extremos, até desenvolver tendências suicidas.

Em 2006, um homem chamado Steven Roach disse que ele esteve envolvido com o desenvolvimento do jogo para uma companhia não nomeada da América do sul. O jogo, segundo ele, poderia causar ataques epiléticos nas pessoas e por isso sofreu recall logo depois de lançado. Infelizmente, a companhia faliu logo depois e por isso Poybius nunca mais viu a luz do dia. O relato foi contestado por uma série de pessoas por conter várias partes que pareciam ter saído do artigo da Wikipedia sobre o jogo e por não ter muitas coisas a adicionar a história.

No fim das contas, é mais provável que Polybius nunca tenha existido mesmo.

2. O episódio de South Park escondido em Tiger Woods ’99

southpark (1)

O que Tiger Woods ’99 tem a ver com South Park? Bom, o jogo de golfe acabou recebendo um episódio de 5 minutos do desenho animado nem um pouco indicado para crianças por engano. O que aconteceu foi o seguinte, um episódio especial de 5 minutos do desenho chamado The Spirit of Christmas era um dos desenhos preferidos de um dos programadores da EA responsável pela versão final do jogo.

Ao criar a cópia master do jogo, o gênio sem querer colocou a pasta com o arquivo de vídeo do desenho animado na iso do jogo e mandando essa versão para a fábrica, que gerou algumas centenas de milhares de cópias do erro. Isso acabou custando uma porrada de dinheiro à Electronic Arts, que teve que fazer um recall dos CDs do jogo e provavelmente também acabou custando o emprego do pobre funcionário.

1. A gema do chat de Diablo II

diablochatgem

Esse é um mito que deixou muitos jogadores de cabelos brancos: descobrir qual a utilidade da gema do chat do Battle.net de Diablo II. Tudo começou com uma pergunta no FAQ da Blizzard:

P: Qual a funcionalidade da gema na sala de bate-papo de Diablo II no Battle.net?

R: Apesar de não podermos revelar o propósito ou funcionalidade da gema na sala de bate-papo de Diablo II no Battle.net, nós podemos dizer que ela está trabalhando corretamente e que tem excedido as nossas expectativas. Além disso, os funcionários da Blizzard não podem confirmar ou desmentir qualquer rumor envolvendo essa gema.

Notaram o sarcasmo? Teve gente que não notou e começaram as teorias sobre a tal da gema. Um cara disse que clicando 286 vezes nela, acontecia algo sensacional, já outro disse que fazendo alguma coisa que eu não lembro bem o que era, fazia a gema dizer “mu”, uma referência ao Cow Level do jogo.

Um ano após essa resposta sarcástica, a Blizzard atualizou o FAQ do jogo:

P: Eu quero saber o que a gema na sala de bate-papo de Diablo II no Battle.net faz e não me diga que você não pode me dizer. Me diga o que ela faz!!!!!!!!!

R: Após um ano de silêncio, nós não podemos manter mais o segredo. A resposta tão aguardada a uma das questões mais intrigantes de Diablo II é simples: ela faz o que ela faz. Quando você clica na gema, ela funciona perfeitamente toda vez e é isso o que nós dissemos sempre. Parafraseando Sigmund Freud: “às vezes, uma gema é só uma gema”.

Gostou do artigo? Confira as outras partes

Parte 1 - Parte 2 - Parte 3

Gostou? Divulgue!